Quantos tipos de câncer de pele existem?

Epiteliomas cutâneos. São tumores malignos resultantes da epiderme (camada externa da pele) e / ou seus anexos (folículos pilossebáceos e glândulas sudoríparas). Os mais comuns são o carcinoma basocelular ou epitelioma basocelular e carcinoma de células escamosas ou epitelioma espinocelular. Eles são o grupo mais comum de tumores malignos em seres humanos.

Melanoma. É um tumor maligno originário dos melanócitos, que são células que produzem melanina (pigmento que absorve os raios ultravioletas). Melanócitos estão localizados na pele, cabelo, olhos, sistema nervoso central, membranas mucosas e da audição.

O que é o epitelioma basocelular?

É um tumor de pele maligno que se origina nas células basais (as células profundas) da epiderme ou seus anexos, e cresce lentamente com a possibilidade de destruição local, mas muito raramente produz metástases (disseminação para órgãos distantes do tumor original).

Eles são os epiteliomas cutâneos mais comum (50-75% dos casos). 80% estão localizados na cabeça e os demais, em ordem de freqüência no pescoço, tronco, extremidades e genitália. Eles são mais comuns em homens e, geralmente, ocorrem cerca de 50 anos de idade. Eles geralmente aparecem na pele saudável. Epitelioma basocelular é um câncer perigoso, e deve ser tratado para prevenir um maior crescimento.

O que é o epitelioma espinocelular?

É um tumor maligno da pele derivada de uma outra camada da epiderme. O crescimento é geralmente mais rápido do que a de células basais e é capaz de produzir destruição local e metástases através do sistema linfático e sangue. Ao contrário da célula basal é quase sempre sobre uma lesão pré-cancerosa. É o segundo tumor maligno mais comum. Afeta a pele, mucosas e semimucosa. É mais comum em áreas do corpo expostas ao sol, especialmente o rosto (bochechas, orelhas e semimucosa lábio inferior), seguido de membros superiores, tronco e membros inferiores. Em média, afeta homens entre 40 e 50 anos, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens.

O que causa epiteliomas?

O fator causal mais importante é a exposição solar em indivíduos racialmente suscetíveis. Pessoas que estão expostas de forma significativa à radiação solar podem desenvolver câncer de pele em uma idade precoce na vida (20-30 anos).

Quais são os sintomas de epiteliomas?

Epitelioma basocelular

As formas iniciais podem ser especificados como um pequeno caroço ou uma área pequena pérola vermelha com a aparência de uma ulceração. Há muitas apresentações deste tumor e é muitas vezes confundida com outros tumores e lesões cutâneas. Em poucos meses depois do aparecimento do  tumor, desenvolve características clínicas que facilitam o diagnóstico. Sem tratamento, o tumor cresce lentamente produzindo destruição do local.

Epithelioma escamosas

Parece menos formas que a célula basal. Ele geralmente aparece em uma pele previamente alterada (cicatrizes, áreas fortemente danificada pelo sol, etc) .. O primeiro sinal pode ser uma escala pequena ou um caroço que começa a crescer. Ela pode causar dor na área de estar e também causar sangramento. Cresce mais rapidamente do que basocelular, especialmente se ele aparece em torno dos furos (olhos, ouvidos, boca, ânus e vagina).

Quais são os sinais?

Em geral, dá para assistir a todos aqueles que aparecem lesões de pele nova e ver se eles têm uma tendência para a cura ou não crescem ou fazem a completa cura.

Às vezes esses tumores se tornam grandes, porque o paciente não dá a devida importância ao seu crescimento lento, deixando-os evoluir ao longo dos anos, o que é uma dificuldade em realizar o tratamento.

O que você pode fazer em casa?

O principal fator de risco para desenvolvimento de epiteliomas existe exposição à radiação solar. Evitar o efeito cumulativo do sol em nossa pele.

Os raios do sol são mais prejudiciais entre as dez horas - duas horas p.m.. Durante este tempo, evitar o sol sem proteção. Evitar queimaduras, especialmente durante a infância e adolescência, porque a pele é mais sensível.

Na praia, água ou neve, o reflexo da luz solar aumenta e, portanto, seus efeitos são multiplicados. A vegetação, palmeiras ou pinheiros nas áreas de praia faz com que o reflexo é menor. Temos de encontrar a sombra natural proporcionada por árvores, edifícios, etc., Como uma protecção eficaz contra o sol.

Outros acessórios são úteis para proteger como os óculos escuros e chapéus, bem como  face, orelhas e pescoço protegido. A roupa de cor escura oferece mais proteção do que o vestuário ou pastéis.

Quando exposto à luz solar, uso abundante e muitas vezes cremes, loções, sprays e géis protetores (eficaz para os raios UVA e UVB para) com pelo menos um fator de proteção 15. Deve ser escolhido e produtos à prova d'água dermatologicamente testado, contendo filtros físicos ou químicos.

Protetores solares devem ser aplicados à pele seca 20-30 minutos antes da exposição solar.

Os salões de bronzeamento artificial ou cosméticos devem ser tomadas sob controle, porque eles contêm raios UVA são prejudiciais à nossa pele.

Antes da exposição solar deve evitar contato com potencialmente sensíveis, ou seja, eles podem criar no corpo (ou pele) uma alta sensibilidade à luz solar, tais como sabonetes, desodorantes, cosméticos, perfumes, etc.

Preste atenção especial se você tomar medicamentos fotossensibilizantes.

Você deve comer uma boa quantidade de frutas frescas, vegetais e cereais com fibras.

Como são diagnosticadas?

Na maioria dos casos não é necessário uma vez que nenhuma prova do diagnóstico é muito claro.

Quando há dúvidas sobre a natureza do mal de um tumor, pode ser usada para biópsia. A biópsia é a remoção de uma amostra de tumor quee precede à análise do tecido sob um microscópio e se toma a decisão mais adequada de tratamento se o diagnóstico for confirmado.

Como são epiteliomas?

Geralmente, o tratamento geralmente é cirúrgico, desde que o tamanho e a localização da lesão permitam a remoção completa do tumor e um resultado adequado de cosméticos, ou pelo menos não é pior do que a obtida por outros métodos. A cirurgia também permite  o estudo completo de todo o tumor sob um microscópio.

Outros procedimentos utilizados são: crioterapia (terapia com frio), radiações (radiações ionizantes, etc.)

A escolha de um determinado tratamento é feita através da análise da lesão em cada paciente individualmente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Luiz Eduardo Galvão
Dermatologista
Fortaleza
Margens de 1cm. Se for carcinoma basocelular superficial ou fora de áreas periorificiais como nariz, orelhas, pálpebras podem ser avaliados tratamentos não cirúrgicos como creme de imiquimod…

Dr. Luiz Eduardo Galvão
Dermatologista
Fortaleza
Qual a localização da lesão?
Se fazendo a correlação clínica-histopatológica desse resultado de biópsia o diagnóstico na consulta dermatológica for uma lesão benigna como uma verruga,…

Dr. Luiz Eduardo Galvão
Dermatologista
Fortaleza
Queratoses actínicas são as lesões de pré-câncer de pele mais comuns. Elas inicialmente são mais palpáveis do que visíveis, mostrando-se àsperas à palpação da pele. À medida que vão se desenvolvendo,…

Dra. Carolyne Farias Boggiss
Dermatologista
Rio de Janeiro
Sim, já há estudos que mostram os danos da luz visível à pele - principalmente se a exposição for acentuada, como à tela de computador, televisão... A proteção faz-se necessária principalmente…

Dr. Rafael Batista
Cirurgião plástico, Especialista em medicina estética
São Paulo
Nenhuma lesão deve ser deixada de tratar. O câncer de pele é potencialmente maligno!
São três os principais tipos de cânceres de pele:
1- Carcinoma Basocelular
2- Carcinoma…

Dra. Renata Marques
Dermatologista
Rio de Janeiro
As verrugas por hpv apresentam superfície áspera , enquanto o melanoma pode ter várias apresentações. A mais comum é de uma pinta assimétrica, bordos irregulares, múltiplas cores e diâmetro geralmente…

Dra. Renata Marques
Dermatologista
Rio de Janeiro
Dependendo como foi feita excisão cirúrgica o melanoma pode recidivar no local da biópsia. É importantíssimo realizar acompanhamento médico com o dermatologista, que avaliará a biópsia de acordo…

Dra. Eleonora Dantas Dias
Dermatologista, Especialista em medicina estética
Manaus
Sim é possível , o modo como vai ser tirado é que tem que ser discutido com o dermatologista. E ver se você está disposta a ficar com a cicatriz no local; pois muitos não têm ideia de que no…

Dra. Renata Marques
Dermatologista
Rio de Janeiro
O câncer de pele pode aparecer também em áreas não expostas à luz. Portanto, qualquer mancha ou ferida que não cicatriza é importante que seja avaliada por um médico dermatologista, que na suspeita…

Dra. Renata Marques
Dermatologista
Rio de Janeiro
Para saber se a pontinha deve ou não ser retirada você deverá passar por uma consulta médica com dermatologista, que avaliará sua lesão e conseguirá te dizer com certeza.