Perguntas sobre Câncer de testículo

O que é o câncer de testículo?

O câncer de testículo é um tumor raro de contabilidade por 1-2% do total de adultos, mas de grande importância, pois afeta homens jovens, de preferência entre 15 e 35.

Embora as causas que surgem não são bem definidos, sabe-se que a doença acomete mais freqüentemente os pacientes cujos testículos, por qualquer motivo, não desceram para o escroto bem desde que eram bebês (esta circunstância é chamada criptorquidia).

Tumores testiculares são classificados de acordo com o tipo de células que os formam. De todos os tumores testicular 90-95% são tumores de células germinativas, termo que engloba os tumores, como seminoma (35%), carcinoma embrionário (20%), teratoma (5%), coriocarcinoma (1%) e combinações dos citados anteriormente (40%). O resto são chamados de não-germinal tumores (gonadoblastoma, tumor de células tumorais de Leydig e células de Sertoli).

Estes tumores podem ser tratados e completamente curada com cirurgia e quimioterapia ou radioterapia, que devem operar no tipo de tumor em questão e do estágio da doença é.

Quais são os sintomas de câncer de testículo?

O câncer de testículo é geralmente detectado por acaso. O mais comum é o aumento indolor do testículo, que é progressiva e pode estar associada com peso, embora possa aparecer dor severa devido à hemorragia dentro do tumor. Também pode ser detectado por acaso após um trauma ou por um parceiro durante o sexo.

Como um conselho devemos observar que se notar alterações em um ou, menos freqüentemente, em ambos os testículos, não hesite em preencher um exame médico adequado.

Como é diagnosticado o cancro testicular?

O auto-exame tem um papel fundamental no diagnóstico precoce, porque o diagnóstico normalmente é geralmente leva entre 3 e 6 meses. Identificação de uma massa testicular ou aumento deve ser avaliada por ultra-sonografia escrotal. Uma proporção significativa de tumores testiculares produzem substâncias chamadas marcadores tumorais (alfa-fetoproteína e gonadotrofina coriônica humana), cuja importância reside não só no ponto de vista diagnóstico, mas você pode controlar a eficácia do tratamento e diagnóstico precoce de possíveis recaídas da doença do tumor. Estas substâncias são produzidas e liberadas no sangue pelas células tumorais malignas.

O estudo destes tumores se completa com a realização de um scanner (TC tomografia computadorizada) para confirmar ou não a extensão do tumor para os linfonodos.

Como é o câncer de testículo?

O primeiro passo é identificar o tumor testicular para selecionar o melhor tratamento. Se não há outra escolha senão retirar o testículo afetado, isso é feito através de uma incisão na virilha, um procedimento conhecido como orquiectomia radical.

Dependendo do tipo de tumor e extensão do tumor, o tratamento cirúrgico pode ser concluído com a quimioterapia ou radioterapia. A eficácia do tratamento e monitoramento de recidiva é feito medindo marcadores e exames radiológicos.

Previsão

O sucesso do tratamento está no diagnóstico precoce quanto possível e na determinação da extensão do tumor, o que permitirá escolher o tratamento ideal. O tratamento é eficaz na maioria dos casos. De fato, a porcentagem de sobrevivência de cinco anos na maioria das formas de câncer de testículo é maior do que 90% se detectados precocemente. Há exemplos de figuras públicas (ciclistas, jogadores de futebol, etc) que contribuem para o otimismo e convidam todos aqueles que são afetados por este problema.

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Câncer de testículo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Perguntas sobre Câncer de testículo

Provavelmente não há nenhuma relação direta desses sintomas que relatou com tumor de testiculo. Quando há disseminação, ela ocorre localmente (cordão do testiculo) e para linfonodos (gânglios)…
3 respostas

Sugiro que faça contato com seu médico. abraço
2 respostas

Não há como lhe afirmar sem uma correta avaliaçao clinica do seu caso. Converse com seu urologista. Abraço
3 respostas

Qualquer "caroço" no testículo deve ser imediatamente avaliado por um médico urologista. Somente o exame físico dirigido e exames complementares podem responder a sua pergunta. Existem…
3 respostas

Não me parece algo grave, mas o melhor a fazer é procurar o urologista que o operou para examina-lo. Boa recuperação!
3 respostas

Na verdade existem poucos estudos sobre o assunto e acredito que nenhum prospectivo, dado as imolocações éticas para a realização dos mesmo. O que temos são estudos retrospectivos que associam…
3 respostas

isto vai depender do tipo de tumor maligno e dos seus exames pós operatórios
mantenha acompanhamento com seu urologista
3 respostas

 Tarcisio Sandes Ronacher
Tarcisio Sandes Ronacher
Cirurgião geral, Urologista
Teixeira de Freitas
Provalvelmente não!
Porém Após o exame físico seu médico irá ou não indicar uma USG como exame complementar. Abraço.
3 respostas

Dr. Daniel Luís Pinto Ferreira
Dr. Daniel Luís Pinto Ferreira
Urologista
Rio de Janeiro
Recomendo retornar ao urologista assistente para o acompanhamento adequado.
Sucesso
3 respostas

Dr. Daniel Luís Pinto Ferreira
Dr. Daniel Luís Pinto Ferreira
Urologista
Rio de Janeiro
É necessário melhor avaliação do caso.
Sucesso
3 respostas