O que são os Coronavírus?

Os coronavírus foram descobertos em meados da década de 1960 e são reconhecidos por sua capacidade de infectar seres humanos e alguns animais (incluindo pássaros e mamíferos). Atacam principalmente as células epiteliais e o trato respiratório, bem como o trato gastrointestinal. Até o momento, sete coronavírus provaram ser capazes de infectar seres humanos.

O que é o Novo Coronavírus?

O novo coronavírus, chamado SARS-CoV-2, é uma nova cepa que nunca foi identificada antes de ser relatada em Wuhan, China, em dezembro de 2019. O SARS-CoV-2 causa a doença viral COVID-19, que em março de 2020 foi anunciado pela OMS como uma pandemia, o que significa que agora afeta o mundo inteiro. Veja as estatísticas para ter uma visão geral da situação global e do seu país.

Para mais informações, consulte: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde (Inglês)

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Laís Toledo de Vasconcelos
Cardiologista
Belo Horizonte
A princípio suas medicações de uso habitual devem ser mantidas normalmente. Não há nenhum relato na literatura de interação do propranolol com o coronavírus.
Em caso de sintomas graves…

Prof. Dr. Sergio Emanuel Kaiser
Cardiologista
Rio de Janeiro
Bem, eu não te consideraria grupo de risco, mas de qualquer forma, é imperativo respeitar as recomendaçôes de distanciamento social para todos.

Dr. Marcos Benchimol
Cardiologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Prezado(a),
O PVM (prolapso da válvula mitral) não constitui uma cardiopatia significativa, salvo se for de uma forma mais intensa, e mais rara, com degeneração mixomatosa da válvula e…

Dr. Guilherme Spina
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
Ainda não há Nenhuma evidência que temos que modificar as medicações de pacientes hipertensos . A Sociedade Europeia de Cardiologia em publicação recente recomenda não suspender IECA e BRAs -…

Dr. Francisco Correa de Almeida Moraes
Cardiologista, Médico clínico geral, Médico de emergência
Catanduva
Diante desse cenario, a sociedade brasileira e europeia orientam que devido a falta de evidências cientificas sobre eventuais danos das medicações no contexto da infecção, recomendam que as medicaçoes…

Temos poucos estudos mas idade avançada e doenças crônicas como a hipertensão estão associados com maior mortalidade. A orientação é a mesma: ficar em casa.

Dr. Rodrigo Bettega de Araújo
Cirurgião torácico
Blumenau
Boa tarde, tudo bem? Veja, não há nenhuma recomendação formal referente a pneumotórax espontâneo e o coronavírus, porém sabemos que a doença que causa o pneumotórax está no pulmão (bolhas e muitas…

Olá! Siringomielia é uma doença que não tem qualquer relação com baixa imunidade; motivo pelo qual tem igual risco de complicar numa possível infecção pelo coronavírus ou por qualquer outra infecção…

Não há contra indicação de seu uso, pode usar.
FIQUE EM CASA
Abraço
Dr Rubens Cat