Por que os bebês desenvolvem uma erupção cutânea de fralda?

A dermatite de fralda ou eczema é um problema comum na maioria dos bebês em algum momento. Normalmente não é uma doença mas sim uma irritação da pele.

A causa mais comum deste problema é geralmente uma fralda molhada ou suja que tem longo contacto com a pele do bebê. Isto é especialmente verdadeiro em crianças com diarréia. Se a fralda não é trocada, as substâncias contidas nas fezes podem se transfor em amônia, que é um potente irritante da pele.

Outras causas são infecções causadas por fungos, devido à umidade produzida pela urina ou fezes na fralda. Todos nós temos fungos em nossa pele, mas normalmente não infectados, só crescem e atacam a pele quando as condições são favoráveis ??(isto é, quando há umidade ou mudanças nas características da pele). Portanto, esse problema não tem nada a ver com a falta de higiene. Infecções fúngicas podem ser muito desconfortáveis e desagradáveis para o bebê.

A área de fraldas também pode ser infectadas por bactérias, especialmente se a pele do bebê tem um pequeno arranhão ou se a pele está enfraquecida por uma erupção cutânea (rash) , o que permite que as bactérias cresçam facilmente. Nestes casos, a pele da criança vai se tornar vermelha, inchada ou quente, pode obter uma febre. Se seu filho tem estes sintomas, seria aconselhável se comunicar com o seu pediatra.

Outros problemas de pele como eczema infantil podem exacerbar as assaduras. Se não for tratada, a pele da criança descola em tiras grandes e pode desenvolver bolhas cheias de pus, é também possível que a assadura se estenda além da área da fralda.

O que você pode fazer em caso de assaduras?

Alguns bebês  isso só ocorre uma vez na vida, enquanto com outros ocorrem com alguma frequência. Ninguém sabe as razões pelas quais essas diferenças existem na pele, mas algumas crianças parecem mais sensíveis que outras.

A melhor maneira de tratar uma assadura comum, causada por uma infecção fúngica, é arejar a área. É útil remover a fralda várias vezes por dia. Também ajuda se trocar a fralda com frequência, mantendo a área seca. É importante lavar a área da fralda a cada vez que você muda, e secar adequadamente.

Em alguns casos de dermatite ou pele sensível, pode-se proteger a pele com um hidratante após cada lavagem. Para proteger a pele vermelha pode usar uma pasta ou creme de zinco que podem ser comprados na farmácia, porque o zinco forma uma camada protetora sobre a pele. Em casos graves, você pode usar um creme macio com um esteróide como a hidrocortisona, após consulta com o pediatra.

O melhor é usar fraldas descartáveis ??do que pano, pois elas absorvem mais líquido.

E se a criança ficar pior?

Se a assadura não melhorar dentro de alguns dias ou piorar, consulte o seu pediatra. Se, como dissemos antes, a pele da criança tornar-se muito vermelha, quente e inchada, e a criança tiver febre, você deve consultar o seu médico com urgência, pois assaduras podem ser causadas por uma infecção bacteriana e necessitarem de tratamento médico .

Como estabelecer as diferenças entre a dermatite de fraldas (diagnóstico diferencial)?

A de fralda é um eczema vermelho muito comum, mas não vermelho brilhante. A criança, em geral, está bem e só se nota quando se muda a fralda. Eritema (vermelhidão da pele) não atinge as dobras da pele e desaparece alguns dias se arejar a área, você deve usar um creme com esteróides ou zinco macio e trocar fraldas com freqüência. Se não houver melhora, é aconselhável consultar o seu pediatra.

A infecção da pele por fungo aparece como uma zona de vermelho brilhante e pode afetar as dobras da virilha. A criança fica muito triste e chora quando você muda a fralda. As medidas utilizadas acima nem sempre funcionam e neste caso, o melhor é consultar diretamente o pediatra.

Quando suspeita-se de infecção bacteriana (ver sinais e sintomas acima), você também deve consultar o seu pediatra.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Passar em consulta médica. As perguntas aqui são para tirar dúvidas. Não consulta virtual.

Olá! Depende do tipo de assadura do bebê. Mas Dermodex é uma das que previnem assadura, aliada às trocas frequentes de fraldas. Grande abraço!

Não. Quadriderme só deve ser usado se o pediatra ou dermatologista prescrever

Flutivate é um corticosteroide.
Só está indicado em assaduras em situações bem específicas.
Siga as orientações do seu pediatra ou dermatologista que vai melhorar.

A nistatina é para assadura por fungos e sempre a oientação deve vir de seu pediatra.
Abraço
Dr Rubens Cat

Boa noite
O cetoconazol seria se já tivesse uma infecção fúngica ! O mais importante seria o pediatra ver a lesão para passar o tratamento mais adequado ainda mais porque ele é muito novinho…

Depende do tipo de alergia. Mas a maior parte não é “alergia à fralda”, e sim, irritação da pele pelo contato. Portanto, preferir as que tenham menor contato das áreas plásticas com a pele. As…

Depende do tipo de assadura.
Fale com seu pediatra que ele pode examinar e tratar seu bebê.