Dermatite das fraldas - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Por que os bebês desenvolvem uma erupção cutânea de fralda?

A dermatite de fralda ou eczema é um problema comum na maioria dos bebês em algum momento. Normalmente não é uma doença mas sim uma irritação da pele.

A causa mais comum deste problema é geralmente uma fralda molhada ou suja que tem longo contacto com a pele do bebê. Isto é especialmente verdadeiro em crianças com diarréia. Se a fralda não é trocada, as substâncias contidas nas fezes podem se transfor em amônia, que é um potente irritante da pele.

Outras causas são infecções causadas por fungos, devido à umidade produzida pela urina ou fezes na fralda. Todos nós temos fungos em nossa pele, mas normalmente não infectados, só crescem e atacam a pele quando as condições são favoráveis ??(isto é, quando há umidade ou mudanças nas características da pele). Portanto, esse problema não tem nada a ver com a falta de higiene. Infecções fúngicas podem ser muito desconfortáveis e desagradáveis para o bebê.

A área de fraldas também pode ser infectadas por bactérias, especialmente se a pele do bebê tem um pequeno arranhão ou se a pele está enfraquecida por uma erupção cutânea (rash) , o que permite que as bactérias cresçam facilmente. Nestes casos, a pele da criança vai se tornar vermelha, inchada ou quente, pode obter uma febre. Se seu filho tem estes sintomas, seria aconselhável se comunicar com o seu pediatra.

Outros problemas de pele como eczema infantil podem exacerbar as assaduras. Se não for tratada, a pele da criança descola em tiras grandes e pode desenvolver bolhas cheias de pus, é também possível que a assadura se estenda além da área da fralda.

O que você pode fazer em caso de assaduras?

Alguns bebês  isso só ocorre uma vez na vida, enquanto com outros ocorrem com alguma frequência. Ninguém sabe as razões pelas quais essas diferenças existem na pele, mas algumas crianças parecem mais sensíveis que outras.

A melhor maneira de tratar uma assadura comum, causada por uma infecção fúngica, é arejar a área. É útil remover a fralda várias vezes por dia. Também ajuda se trocar a fralda com frequência, mantendo a área seca. É importante lavar a área da fralda a cada vez que você muda, e secar adequadamente.

Em alguns casos de dermatite ou pele sensível, pode-se proteger a pele com um hidratante após cada lavagem. Para proteger a pele vermelha pode usar uma pasta ou creme de zinco que podem ser comprados na farmácia, porque o zinco forma uma camada protetora sobre a pele. Em casos graves, você pode usar um creme macio com um esteróide como a hidrocortisona, após consulta com o pediatra.

O melhor é usar fraldas descartáveis ??do que pano, pois elas absorvem mais líquido.

E se a criança ficar pior?

Se a assadura não melhorar dentro de alguns dias ou piorar, consulte o seu pediatra. Se, como dissemos antes, a pele da criança tornar-se muito vermelha, quente e inchada, e a criança tiver febre, você deve consultar o seu médico com urgência, pois assaduras podem ser causadas por uma infecção bacteriana e necessitarem de tratamento médico .

Como estabelecer as diferenças entre a dermatite de fraldas (diagnóstico diferencial)?

A de fralda é um eczema vermelho muito comum, mas não vermelho brilhante. A criança, em geral, está bem e só se nota quando se muda a fralda. Eritema (vermelhidão da pele) não atinge as dobras da pele e desaparece alguns dias se arejar a área, você deve usar um creme com esteróides ou zinco macio e trocar fraldas com freqüência. Se não houver melhora, é aconselhável consultar o seu pediatra.

A infecção da pele por fungo aparece como uma zona de vermelho brilhante e pode afetar as dobras da virilha. A criança fica muito triste e chora quando você muda a fralda. As medidas utilizadas acima nem sempre funcionam e neste caso, o melhor é consultar diretamente o pediatra.

Quando suspeita-se de infecção bacteriana (ver sinais e sintomas acima), você também deve consultar o seu pediatra.

Especialistas em dermatite das fraldas

Encontre um especialista em Dermatite Das Fraldas na sua cidade:
Elisiane Tonoli

Elisiane Tonoli

Dermatologista

Porto Velho

Paula Sanchez

Paula Sanchez

Dermatologista

São Paulo

Tania Zylbersztajn Wajzenberg

Tania Zylbersztajn Wajzenberg

Dermatologista

Rio de Janeiro

Fatima Mendonça Jorge Vieira

Fatima Mendonça Jorge Vieira

Dermatologista

São Paulo

Karine Simone Polonio

Karine Simone Polonio

Dermatologista

São Paulo

Vanessa Privato

Vanessa Privato

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Perguntas sobre Dermatite das fraldas

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Dermatite das fraldas

Nesse caso o exame da mancha é essencial para encontrar o diagnóstico. Precisamos avaliar tamanho, localização, cor, se há alteração de textura da pele, se há descamação da pele, entre outros…
1 respostas

Dra. Ana Paula Zanetti Feuser
Dra. Ana Paula Zanetti Feuser
Especialista em medicina estética
Cuiabá
Sugiro neste caso você procurar um gastroenterologista pediatrico para excluir alergias alimentares, pois já deveria estar cicatrizado.
1 respostas

Dra. Aline Moraes de Almeida
Dra. Aline Moraes de Almeida
Especialista em medicina estética, Médico de família
Londrina
Olá, não fará mal à sua bebê , mas a nistatina é um antimicótico ( para fungos), que deve ser usado apenas quando ocorre a dermatite das fraldas, após ser avaliado pelo seu pediatra ou dermatologista…
1 respostas

Especialistas falam sobre Dermatite Das Fraldas

A dermatite das fraldas( pode ser por alergia à fralda), ou pode ser uma Dermatite associada a incontinência(DAI)- podendo ser urinária e ou fecal, que acabam gerando uma irritação na região geniturinária, causando inflamação,erosão e até infecção devido o tempo prolongado de contato da pele com esses agentes irritantes(urina e fezes) causando hiperemia,vesículas etc; a combinação de umidade e atrito nessa região faz dessa lesão um grande desafio e que necessita de uma avaliação especializada para se obter um manejo correto e garantir um tratamento eficiente,bem como a orientação para prevenção da ocorrência desta lesão,logo procure sempre a orientação de um enfermeiro especializado

Maria Tereza Dos Santos Silva

Enfermeiro

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Dermatite das fraldas?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.