Quais são as glândulas paratireóides?

A maioria das pessoas tem quatro pequenas glândulas no pescoço (duas de cada lado), geralmente localizado atrás da tireóide. Elas são muito pequenas para serem vistas ou sentidas, não relacionados na função da tireóide e é responsável por manter os níveis de cálcio no sangue. Quando os níveis deste último aumentam as glândulas produzem maiores quantidades de hormônio da paratireóide (PTH adiante) que aumenta o cálcio no sangue por vários meios.

O que acontece quando os níveis de cálcio no sangue sobem ou descem?

Aumentam os níveis de cálcio anormalmente em certas doenças, como hiperparatireoidismo. Não ocorrem sintomas em apenas pequenos aumentos (na verdade, a forma clínica mais freqüente de hiperparatireoidismo é assintomática, ou seja, sem sintomas), mas pode causar um aumento significativo: poliúria (remoção de grandes volumes de urina), polidipsia (sede excessiva), fraqueza muscular, distúrbios ósseos, úlcera gástrica, náuseas, vômitos e constipação.

Em outro grupo de doenças, tais como hipoparatireoidismo, níveis de cálcio no sangue diminuem anormalmente. Esta anomalia pode causar ansiedade, formigamento na face, mãos ou pés e espasmos musculares nas mãos, chamado de tetania. Ao longo prazo, pode haver catarata e distúrbios psiquiátricos.

Como é hiperparatiroidismo?

As glândulas paratireóides tornam-se hiperativas por várias razões, mas a mais comum deles é o surgimento de um tumor benigno (adenoma) em um deles, de modo que as células do tumor na glândula começam a secretar mais PTH do que o necessário e causar aumento de cálcio no sangue. Pode acontecer que a causa é um problema nos rins. Neste caso, o PTH aumentado por causa da insuficiência renal crônica é então chamado hiperparatiroidismo secundário.

Que tratamento está disponível?

Na maioria dos casos, a remoção cirúrgica da glândula afetada é o melhor tratamento. Nem todos os pacientes necessitam de cirurgia para remover a glândula, primeiro é necessário considerar a idade, os níveis de cálcio no sangue, se tiveram episódios de hipercalcemia (cálcio aumentado no sangue), aguda, e quais são os sintomas do paciente. Pacientes que não realizaram a remoção cirúrgica devem ser monitorados com testes regulares de sangue.

Como é hipoparatireoidismo?

Esta anomalia patológica em que há níveis anormalmente baixos de PTH geralmente aparece como resultado de distúrbios do pescoço ou da tireóide e laringe. As glândulas podem ser removidos por acidente, ou o fornecimento de sangue deteriorar-se após a intervenção. Em muitas grandes cirurgias, o cirurgião não consegue salvar as glândulas paratireóides.

Como tratar o hipoparatireoidismo?

O tratamento mais comum envolve a administração de cálcio mais vitamina D (vitamina D3 ou colecalciferol) ou uma droga que é convertida em vitamina D no corpo (calcitriol ou 1, 25 dihidroxi vitamina D3, ou mesmo o alfacalcidiol). No tratamento não pode ser usado hormônio da paratireóide.

Dose habitual:

  • Cálcio elementar: 1 a 2 gramas / dia em doses divididas
  • Colecalciferol: 50.000 UI por dia
  • Calcitriol: 0,5 a 2,0 microgramas

Com qualquer um destes medicamentos, os níveis de cálcio no sangue devem ser medidos regularmente, especialmente nos primeiros meses de tratamento, pois os efeitos das doses podem não ser aparentes por várias semanas. A sensibilidade do organismo a esses medicamentos pode alterar ou revogar uma outra classe de medicamentos (como hormônios).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Bruna Ferolla
Endocrinologista
São Paulo
Olá,

A paratireoide produz um hormônio chamado PTH que regula o nível de cálcio no sangue. A retirada de todas as paratieoides levaria a uma baixa de cálcio se não tratada de forma…

Dr. Pedro Ezias Cavalheiro
Cirurgião de cabeça e pescoço
Pindamonhangaba
Normalmente não tem relação com a cirurgia. Procure seu cirurgião e converse com ele.

Dr. Pedro Ezias Cavalheiro
Cirurgião de cabeça e pescoço
Pindamonhangaba
Recomendo acompanhar com seu cirurgião pelo menos 1x/ano

Dr. Ruy Gomes Neto
Cirurgião de cabeça e pescoço
Rio de Janeiro
Depende de uma serie de fatores, primeiramente deve-se aguardar o resultado final do anatomopatológico ( estudo feito com a paratireoide retirada) para saber o que levou ao crescimento da glândula,…

Dra. Ana Alice Wolf Maciel
Endocrinologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá! É necessário fazer uma avaliação com exames laboratoriais do perfil de cálcio e PTH. Após esses exames pode ser necessário uma cintilografia de paratireoide e se houver hiperfunção de 2…

Dr. Tayron Bassani
Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião oncológico
Curitiba
Olá. A cirurgia da paratireoide em si não causa nenhuma outra doença ou câncer. É necessário saber o motivo pelo qual está sendo realizada a cirurgia da paratireoide, que possui sim, uma série…

Dra. Christiana Vanni
Cirurgião de cabeça e pescoço
São Paulo
A paratireoide é uma glandula muito importante, o perfil do calcio deve ser acompanhado e as outras glandulas tb. Mantenha acompanhamento clínico.

Dr. Gabriel Carletto
Cirurgião de cabeça e pescoço
Camaçari
o tabagismo nao tem uma relação direta com as glândulas paratireoides. Porem ele traz varios riscos em relação a neoplasia maligna de cabeça e pescoço. meu conselho e que voce pare de fumar independente…

Dr. Samuel Lucas do Nascimento Reis
Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral
Belo Horizonte
Bom dia! Não é possível fazer essa cirurgia sem anestesia geral. É necessário, na maioria das vezes, uma exploração cervical que não seria possível sem anestesia geral.

Dra. Chenia Blessmann
Otorrino
Porto Alegre
O T4 baixo indica mau funcionamento da glândula tireoide - hipotireoidismo. Pode estar associado a inflamação da glândula tireoide denominada Tireoidite de Hashimoto. Oriento que procure seu…