Quais são as glândulas paratireóides?

A maioria das pessoas tem quatro pequenas glândulas no pescoço (duas de cada lado), geralmente localizado atrás da tireóide. Elas são muito pequenas para serem vistas ou sentidas, não relacionados na função da tireóide e é responsável por manter os níveis de cálcio no sangue. Quando os níveis deste último aumentam as glândulas produzem maiores quantidades de hormônio da paratireóide (PTH adiante) que aumenta o cálcio no sangue por vários meios.

O que acontece quando os níveis de cálcio no sangue sobem ou descem?

Aumentam os níveis de cálcio anormalmente em certas doenças, como hiperparatireoidismo. Não ocorrem sintomas em apenas pequenos aumentos (na verdade, a forma clínica mais freqüente de hiperparatireoidismo é assintomática, ou seja, sem sintomas), mas pode causar um aumento significativo: poliúria (remoção de grandes volumes de urina), polidipsia (sede excessiva), fraqueza muscular, distúrbios ósseos, úlcera gástrica, náuseas, vômitos e constipação.

Em outro grupo de doenças, tais como hipoparatireoidismo, níveis de cálcio no sangue diminuem anormalmente. Esta anomalia pode causar ansiedade, formigamento na face, mãos ou pés e espasmos musculares nas mãos, chamado de tetania. Ao longo prazo, pode haver catarata e distúrbios psiquiátricos.

Como é hiperparatiroidismo?

As glândulas paratireóides tornam-se hiperativas por várias razões, mas a mais comum deles é o surgimento de um tumor benigno (adenoma) em um deles, de modo que as células do tumor na glândula começam a secretar mais PTH do que o necessário e causar aumento de cálcio no sangue. Pode acontecer que a causa é um problema nos rins. Neste caso, o PTH aumentado por causa da insuficiência renal crônica é então chamado hiperparatiroidismo secundário.

Que tratamento está disponível?

Na maioria dos casos, a remoção cirúrgica da glândula afetada é o melhor tratamento. Nem todos os pacientes necessitam de cirurgia para remover a glândula, primeiro é necessário considerar a idade, os níveis de cálcio no sangue, se tiveram episódios de hipercalcemia (cálcio aumentado no sangue), aguda, e quais são os sintomas do paciente. Pacientes que não realizaram a remoção cirúrgica devem ser monitorados com testes regulares de sangue.

Como é hipoparatireoidismo?

Esta anomalia patológica em que há níveis anormalmente baixos de PTH geralmente aparece como resultado de distúrbios do pescoço ou da tireóide e laringe. As glândulas podem ser removidos por acidente, ou o fornecimento de sangue deteriorar-se após a intervenção. Em muitas grandes cirurgias, o cirurgião não consegue salvar as glândulas paratireóides.

Como tratar o hipoparatireoidismo?

O tratamento mais comum envolve a administração de cálcio mais vitamina D (vitamina D3 ou colecalciferol) ou uma droga que é convertida em vitamina D no corpo (calcitriol ou 1, 25 dihidroxi vitamina D3, ou mesmo o alfacalcidiol). No tratamento não pode ser usado hormônio da paratireóide.

Dose habitual:

  • Cálcio elementar: 1 a 2 gramas / dia em doses divididas
  • Colecalciferol: 50.000 UI por dia
  • Calcitriol: 0,5 a 2,0 microgramas

Com qualquer um destes medicamentos, os níveis de cálcio no sangue devem ser medidos regularmente, especialmente nos primeiros meses de tratamento, pois os efeitos das doses podem não ser aparentes por várias semanas. A sensibilidade do organismo a esses medicamentos pode alterar ou revogar uma outra classe de medicamentos (como hormônios).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, o hipoparatireoidismo pós-cirúrgico pode ser transitório no primeiro ano após a cirurgia, quando as glândulas paratireoides foram apenas agredidas e não retiradas. Após esse período, normalmente…

Geralmente é uma cirurgia de recuperação rápida, porém tem que acompanhar o pth e cálcio após a cirurgia para avaliar como está. Se estiver normal, cerca de 2 dias depois você já recebe alta.…

Dra. Juliana Lara
Endocrinologista, Nutrólogo
Indaiatuba
Olá! Há diversas glândulas salivares, sendo as glândulas parótidas as maiores delas. É difícil sem um diagnóstico mais específico apontá-las como necessariamente as causadoras do inchaço e dor.…

Dra. Mariana Reis Murin
Endocrinologista
São José dos Campos
Se você fez uma paratireoidectomia devido a hiperparatireoidismo primário e o PTH continua elevado, provavelmente ainda ficou alguma outra paratireoide acometida. As paratireoides são quatro…

A cintilografia e as tomografia são exames com finalidades diferentes. Enquanto a tomografia mostra a anatomia das glândulas paratireoide, a cintilografia mostra seu funcionamento, ajudando a…

Dra. Ana Alice Wolf Maciel
Endocrinologista, Médico clínico geral
São Paulo
Depende da cirurgia. Se for a cirurgia minimamente invasiva, ou seja, aborda e retira apenas 1 paratireoide, sem mexer nas outras glândulas, o paciente fica com o dreno cervical no pós-operatório…

A reoperação é uma possibilidade já que parece que há paratireoides presentes ainda. A avaliação do quadro deve ser feita em conjunto do endocrinologista e o cirurgiao de cabeça e pescoço que…

Dra. Flavia Rezende
Endocrinologista, Nutrólogo, Especialista em medicina física e reabilitação
São Paulo
apenas em consulta fazendo uma avaliação completa é possivel te responder
com base nesses exames nao se pode tirar conclusoes

Dr. Rodrigo de Azeredo Siqueira
Endocrinologista
Rio de Janeiro
Ola, se a retirada foi de todas as paratireoides, existira a necessidade de reposição de cálcio e Vitamina D ativa (calcitriol) pelo resto da vida. Acontece com certa frequência, em virtude do…

Dra. Rita de Cassia Benigno
Cirurgião de cabeça e pescoço
Salvador
A indicação de Uti após qualquer procedimento cirúrgico depende das condições de cada paciente! Assim só diante do caso é será definido a ida ou não do paciente para a UTI após o procedimento,…