As doenças mais comuns da região mamária são:

Afecção funcional benigna das mamas (AFBM)

Costumava ter o nome de Displasia Mamária. Não tem causa definida. Apresenta sintomas como dor, intumescimento e o aparecimento de vários caroços nos seios. Pode ser detectada através de um exame clínico comum dispensando a realização de exames laboratoriais ou de imagens. Aparece na maioria das vezes em mulheres jovens. Pode ser tratada com medicamentos, mas nem sempre isso é necessário. A condição normalmente desaparece após o período menstrual.

Câncer de mama

Surgimento de tumores no seio. Pode ser diagnosticado com exame clínico, mas necessita de confirmação através de exames de imagem (mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, entre outros). Com o diagnóstico confirmado, deve ser feita uma biópsia para retirada do tecido. Ele será analisado por um patologista que dirá se o tumor é benigno ou maligno. Em caso de câncer, a mastectomia é necessária. Pode ser seguida de radioterapia ou quimioterapia.

Doença de Paget

Um tumor que atinge a aréola ou o mamilo (ou até os dois juntos). A lesão mais característica é uma crosta desenvolvida na região. A pela fica mais espessa, áspera e enrugada. Pode gerar uma úlcera ou até mesmo sangramento. Todavia, dor, ardência e coceira são os sintomas mais comuns. Além do diagnóstico clínico é necessária a realização de exame de imagem (ultrassonografia ou ressonância magnética) e biópsia podendo até ser feita a retirada total da lesão. A condição é frequentemente associada ao câncer. Quando há a confirmação desse diagnóstico, o tratamento é a cirurgia. Antigamente a mastectomia (extração da mama atingida) era a única opção indicada seguida por radioterapia. Hoje, de acordo com as condições da paciente, é possível fazer a retirada apenas da região afetada sem a remoção do seio.

Ectasia ductal

Comum em mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. É uma infecção nos ductos mamários que provoca dor e secreção mamilar. Na maioria dos casos a secreção é escura. A causa é desconhecida, mas é frequentemente confundida com câncer. Sua detecção é feita através de exame clínico comum. Exames de imagem podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico. O tratamento é feito com medicamentos.

Outras

Há ainda o aparecimento de cistos na região mamária. Eles não podem ser caracterizados como uma doença nem aumentam o risco de desenvolvimento de câncer ou qualquer outra patologia. A dor mamária é outro sintoma derivado das variações hormonais. Também pode surgir devido a traumatismos, inflamações, obesidade, entre outros. Assim como o cisto, também não é considerada doença. O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico e contar com auxílio de exames laboratoriais e de imagem. Há possibilidade do uso de medicamentos no tratamento.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

A classificação do BI-RADS serve para guiar a conduta frente aos achados no exame de imagem. Ele não define o diagnóstico, mas sugere se uma lesão é benigna ou suspeita de acordo com suas características.…

Alguma dor é esperada após a cirurgia de mama acessória, e a sensibilidade de cada pessoa pode variar, entretanto uma dor "insuportável" pode apontar para alguma complicação. É importante…

Isto pode acontecer normalmente na entrada da puberdade, em alguns meninos e regride espontaneamente em aproximadamente 1 ano. Só observe. Se algo mudar procure um(a) hebiatra.

Na verdade, pela Sociedade Brasileira de Mastologia, a orientação de iniciar o rastreamento para câncer de mama com mulher de risco habitual na população, é a partir dos 40 anos.

Olá,
Muito dificil opinar sem conhecer sua história e sem realizar um exame fisico. Sugiro que procure um mastologista para o exame clinico e tire suas dúvidas.
Boa sorte!

É um resultado normal. A mama é constituída por parênquima glandular e também gordura. Essa proporção pode ser observada nos exames. Algumas mamas são mais densas, outras mais gordurosas.

Olá. Calma. Vai depender de sua idade, de quanto é o espessamento, se há outros sintomas ou riscos. Nem sempre é perigoso, mas sempre exigirá controle. Fale com seu médico ou médica. Ok?

A histerectomia que é a retirada do útero não interfere na categoria de BIRADS da mama.
O BIRADS 3 é dado para uma alteração na mama provavelmente benigna que merece novo acompanhamento…