Perguntas sobre Dor de dente

O que é dor de dente?

O conhecido popularmente como dor de dente é provavelmente a causa mais comum de dor na região facial, sendo causada na maioria dos casos por uma pulpite aguda (inflamação da cavidade pulpar do dente). Ele geralmente aparece como uma dor aguda e grave, que ocorre em resposta a estímulos, como alimentos frios, quentes ou doces. Quando a inflamação progride pode levar à infecção dental, inicialmente localizado no canal pulpar, mas se não tratada irá se espalhar ao redor do dente causador, e mesmo fora dela, a dor é tão intensa e contínua, aumentando claramente se pressionar o dente causador.

Quais são as causas da dor de dente?

  • Cárie Dentária
  • Fratura dental
  • Fissura Dental ( um dente quebrado comfragmentos que mudaram e não pode ser visível, mas permitindo a passagem de germes na cavidade oral para o canal pulpar)
  • Irritação após o tratamento dental feito. Às vezes acontece que depois do trabalho odontológico realizado, os materiais utilizados nele pode causar desconforto e irritação local, apesar de ser bem sucedido.
  • A exposição da raiz do dente. Isso acontece quando a gengiva se retrai e retrai deixando parte visível da raiz do dente, ele não deve ser normalmente visível e em contato com alimentos quentes ou frios podem causar um choque doloroso.

Em outras vezes há problemas que podem causar dor semelhante ao dentista, ainda não localizou a fonte de dor no dente em si:

  • Abcessos ou furúnculos gengiva (periodontal)
  • Úlceras (feridas), localizadas na gengiva (como na gengivite ulcerativa aguda)
  • Inflamação, pericoronarite da gengiva em torno de um dente que está tentando emergir da sua posição natural das mandíbulas (muito comum quando você começar a ter aqueles conhecidos como "dentes do siso", especialmente os mais baixos)
  • Inflamação sinusite, de cavidades naturais em torno do nariz (dependendo da cavidade é afetado, vamos falar de sinusite frontal, maxilar, etc.)
  • Artrite da dor na ATM (articulação temporomandibular), geralmente localizado em frente das orelhas, o que geralmente aumenta quando se deslocam da mandíbula, e pode irradiar para outras áreas do rosto.

Há muitas outras causas de dor na cavidade oral que podem ser leves ou graves, por isso é sempre aconselhável consultar um especialista para esclarecer a origem do desconforto e para descartar processos graves.

Vale lembrar que às vezes uma dor que parece ser originado em ou perto de um dente tem sua verdadeira origem em outro local próximo ou mesmo distante.

Como podemos prevenir a ocorrência de dor dentária?

A melhor maneira de prevenir a dor de dente é manter seus dentes e gengivas sempre limpos,  tentar limitar o consumo de alimentos doces e líquidos durante as refeições (evite os doces pegajosos, porque grudam  no dente). Você sempre tem que escovar os dentes após as refeições, usando um creme dental com flúor.

É conveniente usar fio dental para limpar os espaços entre os dentes ou escovas interdentais vez (sempre de acordo com as recomendações do seu dentista). Vão regularmente ao dentista para exames preventivos, e se necessário, corrigir eventuais problemas de forma precoce.

O que devo fazer se eu tiver dor de dente?

A primeira coisa a fazer é ir a um dentista o mais rapidamente possível para evitar o que, em princípio, o que é um pequeno problema, se transforme em algo sério que requer tratamento hospitalar. Não tome antibióticos sem receita médica, pode ser desnecessário, e às vezes são ineficazes no tratamento de doenças graves pelo uso indevido.

Se tomarmos por analgésicos, tenha em mente que alguns dos analgésicos no mercado que pode ser prejudicial se tomado sem supervisão médica (vómitos, tonturas, úlcera de estômago, etc.) Então, sempre procure ajuda médica pois é ele que escolhe o mais apropriado de acordo com a intensidade da dor, alergias a medicamentos, doenças passadas, e assim por diante.

Como o dentista pode ajudar?

  • No caso de pulpite,  normalmente é resolvido com um simples preenchimento da parte afetada.
  • Se estamos lidando com um abcesso de origem dentária (e não há formação de pus e inchaço da área), você deve sempre retirar o conteúdo do abscesso, também instituir antibioticoterapia adequada.
  • Quando a inflamação predomina e ainda não pus formado trata de celulite de origem dentária, o dentista vai tentar o tratamento com antibióticos eo dente que causou a infecção.
  • Se o status de um abscesso no dente causando permite que ele seja reparado deve ser removida quando o paciente está recebendo tratamento antibiótico. Se em vez da peça pode ser reparado irá drenar o abscesso e em seguida, executar endodôntico (canal pulpar enchimento) da parte afetada, se necessário.

O que pode acontecer se a dor não for do dente?

Se você não receber tratamento adequado, pode desenvolver uma infecção que se espalha para o resto da boca, face, e até o pescoço. Estas infecções estão longe de ser insignificante e pode até causar sérios problemas alimentares (por causa da impossibilidade de abrir a boca) e de respiração sendo, então, potencialmente perigosas para as nossas vidas.

Cuidados especiais devem ter pessoas com distúrbios ou doenças que alteram os mecanismos de defesa do organismo (lembre-AIDS), porque no seu caso as infecções serão mais perigosas. Outro grupo de pessoas em risco de complicações severas para as infecções são diabéticos, devido à doença (especialmente se a longo prazo).

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 93 perguntas sobre Dor de dente

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Perguntas sobre Dor de dente

Dr. Fabio T. Portas
Dr. Fabio T. Portas
Dentista
Jundiaí
É sinal de que alguma coisa está errada. Esta dor que pelo que você diz, acontece de maneira expontânea, pode ser originada de um problema pulpar. Corre no dentista pra ele ver isso o quanto…
4 respostas

Voce deve procurar um cirurgiao dentista, e perguntar ao seu medico clinico qual seria a melhor opcao de medicamento no seu caso especifico
4 respostas

Não é normal voltar a doer com quente ou frio, pode ser uma dor reflexa. Procure um dentista e faça uma avaliação.

Espero ter ajudado!
Dra. Ariane Cristina Miranda
4 respostas

Olá, bom dia! Primeiramente no que se refere à gravidez é óbvio que deve se ter cuidado no estado gestativo, por que nesse período de 6 (seis meses) o bebê encontra-se totalmente formado, apenas…
12 respostas

O tratamento de canal, quando finalizado pode ocorrer dor pós-operatório, que é provavelmente o que você está sentindo. Essa sensibilidade vai diminuindo com o passar dos dias. Se persistir,…
7 respostas

Dr. Felipe Rachid
Dr. Felipe Rachid
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Nova Iguaçu
Procure imediatamente um dentista ou cirurgião Bucomaxilo Facial.
6 respostas

Não é normal, porém são várias as hipóteses que possa estar levando este dente a ter dor, sugiro agendar uma avaliação o quanto antes, para que possamos analisar o seu caso e tratar da melhor…
12 respostas

Olá. O dente tratado canal não deve escurecer desde que tenha sido corretamente limpo após o tratamento. O escurecimento também pode ocorrer por trauma no dente, mas nesse caso antes do tratamento.…
4 respostas

O ideal é que seja removido para nao correr o risco de dar uma infecçāo. A dor pode ser proveniente dessa raiz. O ideial é refazer a radiografia ou pedir a solicitacao de uma tomografia para…
4 respostas

Oi, boa tarde. O melhor a fazer é marcar uma consulta com seu dentista, para que seja feita a avaliação deste caso. Mas uma simples cárie em um dente do siso não seria motivo para extraí-lo.
5 respostas