O que é febre amarela?

É uma doença infecciosa, descrita pela primeira vez em 1684, causada por um vírus da família dos flavivirus, uma grande família, que também inclui, entre outros, o vírus da hepatite C

O nome "febre amarela" é que a doença é caracterizada por febre alta e amarelamento da pele e as mucosas.

Como a doença é?

A transmissão do vírus ocorre através da picada de um mosquito chamado Aedes (espécies diferentes foram distinguidos, um dos mais estudados é o Aedes aegypti). Controle do mosquito e da melhoria dos sistemas de saneamento e água, bem como o uso de vacinas (a primeira começou a ser usado em 1934) diminuiu significativamente a importância médica de febre amarela.

Que áreas do globo está disponível para a febre amarela?

Estima-se que a cada ano, há entre 1.000 e 3.000 novos casos de febre amarela em todo o mundo, a incidência tem aumentado dramaticamente nos últimos 5-6 anos.

Casos de febre amarela são encontrados na América tropical e África. Atualmente, na América do Sul o vírus é mantido exclusivamente em florestas tropicais, principalmente na bacia hidrográfica da Amazônia, do Orinoco e Magdalena, onde é transmitida entre macacos. Por exemplo, na região amazônica são detectados entre 100 e 300 novos casos por ano, que tendem a ocorrer principalmente em homens adultos jovens que trabalham em atividades agrícolas (geralmente na clareira da floresta).

Na África, as epidemias ocorrem no final do período chuvoso nas regiões úmidas do cerrado, onde se provou a existência de vários focos na década de 70, todos na parte ocidental do continente. Entre os países afetados incluem a Nigéria, Angola, Gâmbia, Senegal, Burkina Faso, República Democrática do Congo (antigo Zaire), Gana, Guiné e Togo.

  Um mosquito infectado com o vírus pica um macaco sadio, o vírus entra no fígado, onde ela gera vírus novo macaco que são liberadas para o sangue do macaco. Quando um mosquito pica um macaco doente saudável adquire o vírus e o mosquito está pronto para infectar macacos novo. Quando os seres humanos entram na selva ou na floresta podem ser mordidos por mosquitos que adquiriram a infecção de macacos. Então, na perpetuação da doença desempenham um papel importante macacos e mosquitos nas áreas florestadas delineadas.

O que acontece quando o vírus entra em nosso corpo?

Através do mosquito o vírus entra na corrente sanguínea, através da qual entra no fígado, a principal fonte de infecção. Aqui, o vírus se multiplica, provocando uma alteração da função hepática. Da mesma forma, o vírus pode atingir os rins, coração ou do cérebro, prejudicando o bom funcionamento destes órgãos.

Quais são os principais sintomas da doença?

Nem todas as infecções causadas pelo vírus da febre amarela levar a doença e apenas cerca de 1 em 15 infecções produzem sintomas óbvios.

O período de incubação da doença é de cerca de 3-6 dias, durante o qual o paciente está livre de sintomas, o vírus entra em seu sangue causando:

  • Febre
  • Calafrios
  • Doença
  • Mal-estar
  • Dores musculares generalizadas
  • Dor de cabeça
  • É muito característico da existência de hiperemia conjuntival ("olho vermelho") e vermelhidão marcadas da língua.

Em seguida, o paciente se recupera temporariamente, a febre desaparece, para reaparecer alguns dias acompanhado por um amarelamento da pele e do branco dos olhos, que em termos médicos é chamada icterícia. Reduz a emissão de urina e o paciente pode vomitar sangue.

Qual é o prognóstico?

Um dos melhores parâmetros para estabelecer o prognóstico de febre amarela é o aparecimento de coloração amarelada da pele e do branco dos olhos (icterícia). Quando você vê um sinal de mau prognóstico, uma vez que aproximadamente 20% e 50% destes pacientes morrem na próxima semana.

Você pode prevenir a febre amarela?

Felizmente a febre amarela é uma doença evitável, porque temos uma vacina produzida a partir de embriões de galinha.

A vacinação é recomendada para todas as pessoas que viajam para áreas endêmicas. Embora acredita-se que a vacina produza imunidade vitalícia (a vacina dispara o sistema imunológico que produz anticorpos específicos que são capazes de neutralizar o vírus) precisa de um reforço a cada 10 anos para obter uma autorização médica para viajar.

Além de vacinação é recomendada a usar roupas longas para se proteger de picadas de mosquito.

  A vacina é eficaz?

O uso da primeira vacina contra o vírus da febre amarela remonta a 1934 e é atualmente estima-se que foram vacinadas mais de 100 milhões de pessoas, sem efeitos secundários graves após a administração. Aproximadamente 10% dos vacinados têm dor de cabeça e febre ligeira, transitória, desaparecendo dentro de 24-48 horas.

Até à data, a vacinação é o método mais eficaz para prevenir a doença. Não devem ser vacinadas contra febre amarela as pessoas com alergia a ovos, porque a vacina é gerada a partir de embriões de galinha.

Qual é o tratamento de pessoas infectadas?

Ainda não tem nenhum agente farmacológico específico contra o vírus da febre amarela. Pacientes infectados recebem tratamento sintomático intensivo que visa reduzir e controlar as funções vitais do paciente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Não tem restrição de tempo.
Quem teve hep A pode se vacinar contra a febre amarela desde que já não esteja doente pela hep. A

Reações semelhantes ao quadro clínico da febre amarela. Muitas doses foram aplicadas nos últimos anos, sem relatos epresentativos de efeitos colaterais graves.

Se você nunca fez um teste de HIV, recomendo que faça.
O teste rápido está disponível nas unidades de saúde e o resultado fica pronto em 15 minutos.

Olá, a vacinação contra febre amarela é contraindicada em indivíduos que fazem uso crônico de medicamentos imunossupressores, como é o caso do Diprospan. Como não fica claro na sua pergunta se…

Gostaria de reforçar que a OMS, o Regulamento Sanitário Internacional e o Ministério da Saúde indicam apenas uma dose da vacina de febre amarela.

Mas respondendo sua pergunta, os…

Isso depende muito. Você precisaria passar por uma avaliação médica para checar o que está acontecendo contigo. Caso seja algo benigno e simples, poder-se-ia fazer a vacinação sem problemas.…

Olá, o uso de medicação inalatória não configura contraindicação à vacinação de febre amarela, pode vacinar sim.
Espero ter ajudado,

Olá, pela sua idade a vacinação contra febre amarela deve ser clinicamente bem avaliada através de uma boa anamnese, exame físico, histórico pessoal de vacinação prévia e de ser morador de área…