Foliculite significa inflamação dos folículos, que são as estruturas da pele que dão origem aos pêlos.
Existe várias formas de foliculite, desde as mais simples e superficiais, até as mais complexas, por vezes com quadros acometendo camadas mais profundas da pele.
Uma forma comum é a pseudo-foliculite, onde a inflamação ocorre em áreas de pelos mais curvados, após a depilação e o barbear.
Os tratamentos são variados, incluindo desde os cremes anti-inflamatórios e antibióticos até a depilação a laser.
Procure sempre um médico dermatologista a fim de avaliar o quadro e prescrever o tratamento mais adequado.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Anne Leroy
Dermatologista
Rio de Janeiro
Boa Noite, a diprogenta não piora o quadro de foliculite. Ideal passar por consulta médica para avaliar seu quadro e definir melhor tratamento.

Dra. Carla Nogueira
Dermatologista, Nutrólogo
Rio de Janeiro
Deve procurar um especialista para a indicação do laser correto. Existem tipos diferentes de laser. Algumas máquinas são de luz intensa pulsada e não eliminam completamente os pêlos.

Dra. Andrea Quadros Garrido
Dermatologista
Belo Horizonte
Bom dia!
A foliculite decalvante é uma doença crônica com altos índices de recidiva. A minha recomendação é a retirada gradual (aos poucos) do corticóide tópico para reduzir esse risco.

Dr. André Amado
Dermatologista
São Paulo
Se as lesões de foliculite estão inflamadas (vermelhas, doloridas, inchadas) não deve aplicar nada, apenas proceder ao tratamento indicado para a foliculite até sarar. Só então pode aplicar o…

Dra. Marcia Regina Monteiro
Dermatologista
São Paulo
Olá! Existem muitos tratamentos para clarear a região das virilhas, podendo ser com o uso de substâncias para aplicação local ( cremes) e também procedimentos, como os lasers.

Primeiro é necessário estar certo de que o diagnóstico correto é de foliculite, o melhor especialista para fazer isso é o dermatologista. Há fatores genéticos que podem influenciar na recorrência…

Quadros avançados de foliculite decalvante podem ser difíceis de tratar caso o folículo tenha sido destruído pelo processo inflamatório. É necessário avaliar qual a gravidade do caso e a melhor…

Prof. Fabrício Lamy
Dermatologista
Rio de Janeiro
para os quadros mais extensos de foliculite, normalmente passa a ser indicado o antibiótico por via oral, como a Cefalexina ou a Azitromicina...

Prof. Fabrício Lamy
Dermatologista
Rio de Janeiro
o ideal para casos de foliculite recidivante pós depilatória seria tentar fazer uma "descolonização" da pele desses locais por 7 a 10 dias, usando um creme com mupirocina ou gentamicina,…