Foliculite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Foliculite significa inflamação dos folículos, que são as estruturas da pele que dão origem aos pêlos.
Existe várias formas de foliculite, desde as mais simples e superficiais, até as mais complexas, por vezes com quadros acometendo camadas mais profundas da pele.
Uma forma comum é a pseudo-foliculite, onde a inflamação ocorre em áreas de pelos mais curvados, após a depilação e o barbear.
Os tratamentos são variados, incluindo desde os cremes anti-inflamatórios e antibióticos até a depilação a laser.
Procure sempre um médico dermatologista a fim de avaliar o quadro e prescrever o tratamento mais adequado.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - foliculite

Encontre um especialista na sua cidade:
Samia Ligabue

Samia Ligabue

Dermatologista

São Paulo

Isabella Martins

Isabella Martins

Dermatologista

Salvador

Amanda Medeiros

Amanda Medeiros

Dermatologista

João Pessoa

Leandro Damiani

Leandro Damiani

Dermatologista

Porto Alegre

Lilia Guadanhim

Lilia Guadanhim

Dermatologista

Osasco

Camila Bueno Requena Levy

Camila Bueno Requena Levy

Dermatologista

São Paulo

Perguntas sobre Foliculite

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Foliculite

Quadros avançados de foliculite decalvante podem ser difíceis de tratar caso o folículo tenha sido destruído pelo processo inflamatório. É necessário avaliar qual a gravidade do caso e a melhor…
1 respostas


para os quadros mais extensos de foliculite, normalmente passa a ser indicado o antibiótico por via oral, como a Cefalexina ou a Azitromicina...
1 respostas


o ideal para casos de foliculite recidivante pós depilatória seria tentar fazer uma "descolonização" da pele desses locais por 7 a 10 dias, usando um creme com mupirocina ou gentamicina,…
1 respostas

Especialistas falam sobre Foliculite

Foliculite é uma inflamação nos folículos pilosos ("raízes dos pelos"). As lesões são semelhantes às da acne e podem aparecer em qualquer parte do corpo que tenha pelos. Existem muitos tipos de foliculite e o esclarecimento de sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento.

André Lauth

Dermatologista

Curitiba

Agendar uma visita

Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados. A infecção se apresenta no formato de pequenas espinhas, de pontas brancas, em torno de um ou mais folículos pilosos. A maioria dos casos de foliculite é superficial, mas pode coçar e doer. Normalmente, a inflamação do pelo se cura sozinha, mas casos graves e recorrentes merecem atenção e tratamento com um dermatologista, pois podem levar a perda permanente do pelo e cicatrizes.

Israel Leitão

Dermatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Foliculite?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.