O que são hemorróidas?

Hemorróidas são nódulos localizados na borda do ânus devido à dilatação das veias e congestão de sangue. Inicialmente localizada no interior do ânus (hemorróidas internas), mas mais tarde pode exteriorizar (hemorróidas externas). Eles não são perigosos, mas podem se tornar muito desagradáveis.

Prisão de ventre habitual e o esforço do intestino contribuem para a formação de hemorróidas aumentando a pressão nas veias do ânus.

Quais são os sintomas das hemorróidas?

  • Prurido anal e irritação, que pode chegar a dor.
  • Sangramento, geralmente escassos, especialmente após as evacuações. Ocasionalmente, o sangramento é grave e pode levar à anemia.
  • Hemorróidas mais avançadas se projetam para fora do ânus. Em casos extremos, essa inflamação é permanente e não pode ser empurrada para dentro do ânus (prolapso de hemorróidas).
  • Você pode ter um coágulo de sangue na dilatação da veia anal. Isso cria uma imagem de hemorróidas trombosadas, caracterizada por dor intensa, inchaço e roxo na borda do ânus.

Como são diagnosticados hemorróidas?

Se tiver os sintomas acima, você precisa ir ao consultório médico. A maioria dos registros  de hemorragia são devido a hemorróidas, mas pode ser um sintoma de doenças mais graves, por isso é sempre necessário para o diagnóstico.

Simples inspeção e palpação do ânus são os melhores métodos para determinar a presença de hemorróidas. A anoscope pode examinar o interior do ânus na mesma consulta.

Em algumas ocasiões, e sempre que houver sangramento anal, a endoscopia é necessária ou um enema de bário. Endoscopia envolve a inserção de um tubo de visualização para ver o interior do reto, sigmóide, ou todo o cólon (sigmoidoscopia colonoscopia, ou colonoscopia). O enema de bário, exige a introdução de contraste através do ânus para preencher todo o cólon, por uma série de radiografias.

Como são tratadas as hemorróidas?

  • Siga uma dieta rica em fibras (frutas, legumes, cereais, pão integral) e muita ingestão de líquidos (8-10 copos por dia) para prevenir a constipação. Ocasionalmente ser necessário tomar um laxante suave num curto período de tempo.
  • Deve evitar o álcool e alimentos picantes ou especiarias.
  • Maximizar a higiene da área, por banhos de assento (de água quente no bidé por 5-10 minutos). É aconselhável não usar papel higiênico após a evacuação, mas um assento de banho ou toalhetes lubrificados.

Quando houver uma inflamação aguda da crise hemorroidária, pode complementar as medidas acima:

  • Aplicação de anti-inflamatórios esteróides pomadas anal por 3-5 dias.
  • Aplicação local de um bloco de gelo envolto em uma toalha por 10 minutos várias vezes ao dia. O gelo nunca deve estar em contato direto com a pele.

Quando as hemorróidas são muito sintomáticos ou sangram você deve ir ao consultório médico, existem várias opções de tratamento intervencionista:

Esclerose de hemorróidas:

por injeção local de substâncias que curam. Esta técnica é indicada em pacientes ambulatoriais com pequeno sangramento interno nas hemorróidas.

A ligadura elástica:

Aplicada em nível ambulatorial irá interromper o fluxo sanguíneo para as hemorróidas, que são secas e depois retiradas. Esta técnica é indicada em pequenas e médias hemorróidas internas.

A remoção cirúrgica de hemorróidas:

Requer anestesia regional (peridural ou raquidiana) e pode ser realizada como cirurgia ambulatorial ou de curta duração. Técnica é preferível quando as hemorróidas se exteriorizam através do ânus ou hemorróidas externas são grandes.

Qual é o resultado da cirurgia?

  Durante a primeira semana pós-operatória são necessários banhos freqüentes de assento, um laxante suave e analgésicos. O resultado geralmente é bom e os sintomas desaparecem. Podem surgir pequenas bolsas de pele anal que podem ser removidas por uma pequena operação se causar desconforto. É importante evitar constipação e seguir o estilo de vida acima mencionado para evitar novos problemas de hemorróidas ou intercurso anal.