Perguntas sobre Hemorróidas

O que são hemorróidas?

Hemorróidas são nódulos localizados na borda do ânus devido à dilatação das veias e congestão de sangue. Inicialmente localizada no interior do ânus (hemorróidas internas), mas mais tarde pode exteriorizar (hemorróidas externas). Eles não são perigosos, mas podem se tornar muito desagradáveis.

Prisão de ventre habitual e o esforço do intestino contribuem para a formação de hemorróidas aumentando a pressão nas veias do ânus.

Quais são os sintomas das hemorróidas?

  • Prurido anal e irritação, que pode chegar a dor.
  • Sangramento, geralmente escassos, especialmente após as evacuações. Ocasionalmente, o sangramento é grave e pode levar à anemia.
  • Hemorróidas mais avançadas se projetam para fora do ânus. Em casos extremos, essa inflamação é permanente e não pode ser empurrada para dentro do ânus (prolapso de hemorróidas).
  • Você pode ter um coágulo de sangue na dilatação da veia anal. Isso cria uma imagem de hemorróidas trombosadas, caracterizada por dor intensa, inchaço e roxo na borda do ânus.

Como são diagnosticados hemorróidas?

Se tiver os sintomas acima, você precisa ir ao consultório médico. A maioria dos registros  de hemorragia são devido a hemorróidas, mas pode ser um sintoma de doenças mais graves, por isso é sempre necessário para o diagnóstico.

Simples inspeção e palpação do ânus são os melhores métodos para determinar a presença de hemorróidas. A anoscope pode examinar o interior do ânus na mesma consulta.

Em algumas ocasiões, e sempre que houver sangramento anal, a endoscopia é necessária ou um enema de bário. Endoscopia envolve a inserção de um tubo de visualização para ver o interior do reto, sigmóide, ou todo o cólon (sigmoidoscopia colonoscopia, ou colonoscopia). O enema de bário, exige a introdução de contraste através do ânus para preencher todo o cólon, por uma série de radiografias.

Como são tratadas as hemorróidas?

  • Siga uma dieta rica em fibras (frutas, legumes, cereais, pão integral) e muita ingestão de líquidos (8-10 copos por dia) para prevenir a constipação. Ocasionalmente ser necessário tomar um laxante suave num curto período de tempo.
  • Deve evitar o álcool e alimentos picantes ou especiarias.
  • Maximizar a higiene da área, por banhos de assento (de água quente no bidé por 5-10 minutos). É aconselhável não usar papel higiênico após a evacuação, mas um assento de banho ou toalhetes lubrificados.

Quando houver uma inflamação aguda da crise hemorroidária, pode complementar as medidas acima:

  • Aplicação de anti-inflamatórios esteróides pomadas anal por 3-5 dias.
  • Aplicação local de um bloco de gelo envolto em uma toalha por 10 minutos várias vezes ao dia. O gelo nunca deve estar em contato direto com a pele.

Quando as hemorróidas são muito sintomáticos ou sangram você deve ir ao consultório médico, existem várias opções de tratamento intervencionista:

Esclerose de hemorróidas:

por injeção local de substâncias que curam. Esta técnica é indicada em pacientes ambulatoriais com pequeno sangramento interno nas hemorróidas.

A ligadura elástica:

Aplicada em nível ambulatorial irá interromper o fluxo sanguíneo para as hemorróidas, que são secas e depois retiradas. Esta técnica é indicada em pequenas e médias hemorróidas internas.

A remoção cirúrgica de hemorróidas:

Requer anestesia regional (peridural ou raquidiana) e pode ser realizada como cirurgia ambulatorial ou de curta duração. Técnica é preferível quando as hemorróidas se exteriorizam através do ânus ou hemorróidas externas são grandes.

Qual é o resultado da cirurgia?

  Durante a primeira semana pós-operatória são necessários banhos freqüentes de assento, um laxante suave e analgésicos. O resultado geralmente é bom e os sintomas desaparecem. Podem surgir pequenas bolsas de pele anal que podem ser removidas por uma pequena operação se causar desconforto. É importante evitar constipação e seguir o estilo de vida acima mencionado para evitar novos problemas de hemorróidas ou intercurso anal.

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 234 perguntas sobre Hemorróidas

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Perguntas sobre Hemorróidas

O policresuleno da fórmula ajuda no sangramento, mas você deveria consultar um coloproctologista para saber se o sangramento é de hemorroidas mesmo. Sangramento anal nunca é normal e sempre deve…
1 respostas

Dra. Nathalia Lins Pontes Vieira
Dra. Nathalia Lins Pontes Vieira
Cirurgião geral, Coloproctologista
São Paulo
Primeiramente é importante confirmar o diagnóstico. O tratamento clínico para trombose de hemorróida externa normalmente apresenta alguma resposta em 3 a 5 dias. Como você descreve uma piora…
1 respostas

Boa noite, a trombose hemorroidária é de tratamento clínico quase sempre, ou seja, melhora com o uso das medicações, não sendo necessário o procedimento cirúrgico. Fique tranquilo, continue com…
2 respostas

 Vinicius Cordeiro da Fonseca
Vinicius Cordeiro da Fonseca
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São José dos Campos
Não existe um tempo exato que seja considerado normal. Mais importante que a regressão do trombo (desaparecimento da "bolinha"da hemorróida) é a melhora da dor, e evitar ao máximo ficar…
2 respostas

Dr. Mauricio Aguiar Reis
Dr. Mauricio Aguiar Reis
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Santo André
As cirurgias de retirada de plicomas frequentemente são acompanhadas de retirada de mamilos hemorroidários pequenos ou grandes. Dessa forma sangramentos no pós-operatório são normais. Dor também…
1 respostas

Dr. Ilario Froehner Junior
Dr. Ilario Froehner Junior
Cirurgião geral, Coloproctologista
Curitiba
Olá!

É importante a reavaliação por sua equipe, pois a depender do tempo da operação, a cicatrização já deve estar bastante avançada!

Sabemos que nenhuma…
2 respostas

Poderia ser usada, desde que não apresente sensibilidade a ela, para alívio de sintomas mas não seria um tratamento direcionado. Você deveria consultar um proctologista.
1 respostas

 Augusto Motta Neiva
Augusto Motta Neiva
Coloproctologista, Endoscopista
Campo Grande
Dor e sangramento são mais sugestivos de fissura que hemorroidas. Para fissura existe tratamento clínico e também cirúrgico, assim como para hemorroidas, mas são tratamentos diferentes. Procure…
2 respostas

 Carolina Chacon Cosentino
Carolina Chacon Cosentino
Coloproctologista
Rio de Janeiro
A cirurgia para hemorroidas externas pode ser realizada da forma tradicional, com excisão (retirada) do mamilo hemorroidario e sutura (pontos) ou por laser. Os plicomas são retirados através…
1 respostas

Existem preparações mais apropriadas para o uso em hemorróidas. Você deveria consular um médico, evite automedicações. Os corticoides com o tempo tendem a causar atrofia da pele predispondo a…
1 respostas