Hemorróidas - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que são hemorróidas?

Hemorróidas são nódulos localizados na borda do ânus devido à dilatação das veias e congestão de sangue. Inicialmente localizada no interior do ânus (hemorróidas internas), mas mais tarde pode exteriorizar (hemorróidas externas). Eles não são perigosos, mas podem se tornar muito desagradáveis.

Prisão de ventre habitual e o esforço do intestino contribuem para a formação de hemorróidas aumentando a pressão nas veias do ânus.

Quais são os sintomas das hemorróidas?

  • Prurido anal e irritação, que pode chegar a dor.
  • Sangramento, geralmente escassos, especialmente após as evacuações. Ocasionalmente, o sangramento é grave e pode levar à anemia.
  • Hemorróidas mais avançadas se projetam para fora do ânus. Em casos extremos, essa inflamação é permanente e não pode ser empurrada para dentro do ânus (prolapso de hemorróidas).
  • Você pode ter um coágulo de sangue na dilatação da veia anal. Isso cria uma imagem de hemorróidas trombosadas, caracterizada por dor intensa, inchaço e roxo na borda do ânus.

Como são diagnosticados hemorróidas?

Se tiver os sintomas acima, você precisa ir ao consultório médico. A maioria dos registros  de hemorragia são devido a hemorróidas, mas pode ser um sintoma de doenças mais graves, por isso é sempre necessário para o diagnóstico.

Simples inspeção e palpação do ânus são os melhores métodos para determinar a presença de hemorróidas. A anoscope pode examinar o interior do ânus na mesma consulta.

Em algumas ocasiões, e sempre que houver sangramento anal, a endoscopia é necessária ou um enema de bário. Endoscopia envolve a inserção de um tubo de visualização para ver o interior do reto, sigmóide, ou todo o cólon (sigmoidoscopia colonoscopia, ou colonoscopia). O enema de bário, exige a introdução de contraste através do ânus para preencher todo o cólon, por uma série de radiografias.

Como são tratadas as hemorróidas?

  • Siga uma dieta rica em fibras (frutas, legumes, cereais, pão integral) e muita ingestão de líquidos (8-10 copos por dia) para prevenir a constipação. Ocasionalmente ser necessário tomar um laxante suave num curto período de tempo.
  • Deve evitar o álcool e alimentos picantes ou especiarias.
  • Maximizar a higiene da área, por banhos de assento (de água quente no bidé por 5-10 minutos). É aconselhável não usar papel higiênico após a evacuação, mas um assento de banho ou toalhetes lubrificados.

Quando houver uma inflamação aguda da crise hemorroidária, pode complementar as medidas acima:

  • Aplicação de anti-inflamatórios esteróides pomadas anal por 3-5 dias.
  • Aplicação local de um bloco de gelo envolto em uma toalha por 10 minutos várias vezes ao dia. O gelo nunca deve estar em contato direto com a pele.

Quando as hemorróidas são muito sintomáticos ou sangram você deve ir ao consultório médico, existem várias opções de tratamento intervencionista:

Esclerose de hemorróidas:

por injeção local de substâncias que curam. Esta técnica é indicada em pacientes ambulatoriais com pequeno sangramento interno nas hemorróidas.

A ligadura elástica:

Aplicada em nível ambulatorial irá interromper o fluxo sanguíneo para as hemorróidas, que são secas e depois retiradas. Esta técnica é indicada em pequenas e médias hemorróidas internas.

A remoção cirúrgica de hemorróidas:

Requer anestesia regional (peridural ou raquidiana) e pode ser realizada como cirurgia ambulatorial ou de curta duração. Técnica é preferível quando as hemorróidas se exteriorizam através do ânus ou hemorróidas externas são grandes.

Qual é o resultado da cirurgia?

  Durante a primeira semana pós-operatória são necessários banhos freqüentes de assento, um laxante suave e analgésicos. O resultado geralmente é bom e os sintomas desaparecem. Podem surgir pequenas bolsas de pele anal que podem ser removidas por uma pequena operação se causar desconforto. É importante evitar constipação e seguir o estilo de vida acima mencionado para evitar novos problemas de hemorróidas ou intercurso anal.

Especialistas em hemorróidas

Encontre um especialista em Hemorróidas na sua cidade:
Rodrigo Gomes Batista

Rodrigo Gomes Batista

Cirurgião geral, Coloproctologista

Porto Alegre

Renato Migliore

Renato Migliore

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Francisco Ivan de Castro Nogueira

Francisco Ivan de Castro Nogueira

Coloproctologista

Fortaleza

Fernando Fraga

Fernando Fraga

Cirurgião geral, Coloproctologista

Rio de Janeiro

Joana Carolina Saraiva de Paula Pessoa

Joana Carolina Saraiva de Paula Pessoa

Coloproctologista

Salvador

Vitor Rafael Pastro

Vitor Rafael Pastro

Coloproctologista, Cirurgião geral

Jundiaí

Perguntas sobre Hemorróidas

Nossos especialistas responderam a 300 perguntas sobre Hemorróidas

Dr. Sérgio Cunha
Dr. Sérgio Cunha
Cirurgião geral, Coloproctologista
Brasília
A ligadura elástica da hemorroida não tem periodicidade.
Ela visa a resolver o desconforto relacionado a doença da hemorroida.
Oriento a conversar mais com o profissional de sua escolha,…
3 respostas

Dra. Alice Carvalho do Nascimento
Dra. Alice Carvalho do Nascimento
Gastroenterologista
Manaus
Olá! A descrição da biópsia não tem aspecto de doença maligna (câncer).Oriento que você leve a biópsia e laudo da colonoscopia para o médico que solicitou fazer a adequada avaliação. Atenciosamente!
1 respostas

Dra. Nathalia Lins Pontes Vieira
Dra. Nathalia Lins Pontes Vieira
Cirurgião geral, Coloproctologista
São Paulo
Plicomas são muito comuns em homens e mulheres, e qualquer tipo de trauma local pode causar plicomas.
Na relação sexual anal é importante a lubrificação adequada, para evitar complicações.…
1 respostas

Especialistas falam sobre Hemorróidas

As patologias hemorroidarias hoje em dia são tratáveis. Cada vez mais com terapia conservadora como medicamentos e ligadura elástica que são realizadas em consultório. E nunca esqueceremos dos exames p excluir doenças graves.

Paulo Machado Do Couto Soares

Coloproctologista, Endoscopista

São João de Meriti

Agendar uma visita

Confundida com "varizes do ânus e do reto", as hemorroidas são estruturas que aumentam de tamanho como resultado da dilatação de vasos sanguíneos. As paredes se afinam e o sangramento ocorre. O esforço evacuatório contribui para o enfraquecimento desses vasos. Hemorroidas externas e internas estão relacionadas à localização delas no ânus. As hemorroidas externas se formam externamente ao ânus e são cobertas por uma pele sensível. Elas geralmente são indolentes a menos que se forme um coágulo de sangue no seu interior (trombose). As hemorroidas internas se formam dentro do ânus. Esforço evacuatório continuo propicia a hemorragia e a exteriorização que são os sintomas mais comuns.

Paulo De Azeredo Passos Candelaria

Cirurgião geral, Coloproctologista

São Paulo

Agendar uma visita

Procedimentos mais recentes para tratamento de Hemorroidas, por tecnicas de Grampeamento e ultrassonografia doppler, que proporcionam menor desconforto e dor no pos operatorio e menor tempo para retorno as atividades rotineiras.

Marison Koji Uratani

Cirurgião geral, Coloproctologista

Londrina


Hemorroidas são veias dilatadas na região anal que manifestam sintomas e por isto é melhor referir como doença hemorroidária. É um problema frequente na população geral. Os sintomas mais comuns ocorrem durante a defecação: dor, sangramento vermelho vivo, prolapso. Algumas vezes, o prolapso é redutível (volta sozinho para dentro após a evacuação). Outras vezes é necessário empurrá-las para dentro. Os principais fatores de risco são: defecação difícil, uso crônico de laxativos, longos períodos sentado no banheiro, gravidez, além de rotinas profissionais ou esportivas e hereditariedade. O tratamento varia desde correção dos hábitos alimentares, ligadura elástica até a cirurgia.

Rodrigo Rego Lins

Coloproctologista

Rio de Janeiro


Ligadura elástica no tratamento das hemorroidas? A maioria das pessoas já ouviu falar de medicamentos e da cirurgia para hemorroidas, todavia nem todos conhecem um tratamento ambulatorial, que pode ser realizado no consultório, e que pode resolver as queixas em até 80% dos casos, a ligadura elástica. A ligadura elástica envolve a aspiração de parte do tecido doente com aparelhagem própria, que dispara um elástico especial, que prende o tecido e corta a circulação de sangue. Isto promove a diminuição da nutrição da hemorroida, com consequente destruição do tecido doente que será eliminado pelo ânus e fibrose local que fixa a hemorroida na parede do reto, diminuindo a exteriorização pelo ânus.

Bruno Giusti Werneck Cortes

Coloproctologista, Endoscopista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

As hemorroidas são dívidas em internas (localizadas no canal anal) e externas (localizadas na borda anal). O surgimento desses sinais e sintomas estão relacionados a dieta pobre em fibras, esforço para evacuar, intestino preso, permanência prolongada no vaso sanitário durante e após as evacuações, gestação e trabalho de parto prolongado. Após os 50 anos de idade, cerca de metade da população possui algum grau de Doença Hemorroidária. O diagnóstico é simples e feito pelo médico especialista coloproctologista através do exame físico da região anal. Não há necessidade de exames complexos e invasivos.

Felipe Guerrero Prieto

Cirurgião geral, Coloproctologista

São Paulo


A hemorróida é uma doença que pode causar muito desconforto e preocupação ao paciente. Pode se manifestar sob a forma de sangramento e/ou causando dor, que pode variar de um leve incômodo a dor intensa, quando ocorre uma complicação chamada trombose hemorrroidária. O tratamento depende do grau em que a doença é classificada.

José Antonio Dias Da Cunha E Silva

Cirurgião geral, Coloproctologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A Doença Hemorroidária mais conhecida com Hemorróidas, apresenta uma vasta gama de apresentações desde aquelas onde encontramos apenas sangramento até as mais avançadas com prolapso e quadros de trombose. Para aqueles casos que não respondem ao tratamento clínico existe a opção de cirurgia onde atualmente possuímos o auxílio de equipamentos com o PPH e o THD que permitem a resolução do problema sem a necessidade de cortes externos, proporcionando uma recuperação mais rápida e menos dolorosas do que as técnicas tradicionais.

Ricardo Da Silva Lourenço

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita

Hemorroidas são vasos de sangue localizados na região do ânus, que podem ou não causar sintomas. Algumas pessoas podem ter a sensação de inchaço no ânus, sensação de que parte do reto está saindo durante as evacuações, outras pessoas podem apresentar desconforto e sangramento pelo ânus. Hemorroidas são benignas e não viram câncer, mas o sangramento causado por cânceres pode ser confundido com o sangramento de hemorroidas. Quem tem sangramento deve procurar um coloproctologista. Na maioria das vezes, não é preciso operar as hemorroidas, sendo preciso somente algumas orientações para melhorar a qualidade de vida.

Hemorroidas são coxins de tecidos vasculares localizados na região do canal anal. Quando causam algum tipo de sintoma, são chamadas doença hemorroidária, que é uma doença benigna. Os principais sintomas da doença hemorroidária são o sangramento e prolapso da mucosa. A dor é causada quando há inflamação da hemorroida, causada por trombose da mesma. Nós dividimos a hemorroida em externa e interna. A hemorroida interna ainda pode ser dividida em 4 graus, sendo que na de primeiro grau os mamilos ficam dentro do canal anal, e no quarto grau os mamilos estão prolapsados e já não podem ser reduzidos (entrar no canal anal). A indicação cirúrgica depende dos sintomas e impacto na qualidade de vida.

Andrea Pecci Rabello

Coloproctologista

São Paulo

Agendar uma visita

As hemorróidas são patologia frequente na população e que se manifestam geralmente com sangramento, dor e caroço anal. Outros sintomas também são frequentemente referidos pelos pacientes. Atualmente dispomos de diversas modalidades de tratamento. Dependendo da avaliação clínica o seu médico poderá optar por tratamento dietético/medicamentoso , procedimentos que podem ser realizados no consultório, tais como ligaduras elásticas, escleroterapias e procedimentos cirúrgicos no hospital tais como hemorroidectomia clássica, desarterialização com doppler, grampeamento mecânico e laser com doppler. Marque sua consulta e faça sua avaliação com seu médico de confiança. Ele pode te ajudar.

André Medeiros

Cirurgião do aparelho digestivo, Gastroenterologista, Cirurgião geral

Maringá

Agendar uma visita

As hemorróidas estão presentes no ânus e canal anal de todos os indivíduos. A Doença Hemorroidária se manifesta quando estas estão volumosas, e os sintomas principais são sangramento e exteriorização (prolapso) durante a evacuação. Existem tratamentos clínicos, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Identificar erros na alimentação e na higiene são fundamentais e, às vezes o suficiente para a melhora dos sintomas. Apenas alguns casos necessitam de cirurgia. Existem outras doenças que se confundem com hemorróidas, como fissuras e até mesmo câncer. Para isso, é importante a avaliação do Coloproctologista, que é o especialista no assunto, para o cuidado correto da doença.

Nathalia Lins Pontes Vieira

Cirurgião geral, Coloproctologista

São Paulo

Agendar uma visita

As hemorroidas são classificadas em quatro graus: - Grau I: sangramento sem prolapso - Grau II: sangramento com redução espontânea - Grau III: prolapso com redução manual - Grau IV: prolapso irredutível ou encarcerado As principais queixas são sangramento, volume que se exterioriza pelo canal anal (prolapso), coceira, ardência ou irritação local e umidade na roupa íntima, pressão ou sensação de peso. A presença de dor pressupõe a existência quadro agudo, como trombose, fissura ou abcesso, nesse caso é necessária avaliação médica de urgência. Temos diversas técnicas cirúrgicas:escleroterapia, ligadura elástica,excisão com técnica fechada ou aberta, grampeamento e ligadura guiada Doppler- THD.

Danielle Menezes Cesconetto

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico

São Paulo

Agendar uma visita

Sangramento pelo ânus geralmente é causado por enfermidade muito comum chamada doença hemorroidária. Esta também pode causar sensação de peso ou desconforto no ânus. É importante visitar um especialista para fazer o diagnóstico e o tratamento correto e, assim, excluir outras causas mais graves.

Maruska Dib Iamut

Cirurgião geral, Coloproctologista

Rio de Janeiro


A hemorroida é uma doença comum, que costuma trazer dor e desconforto anal, ou sangramento ( que por muitas vezes é negligenciado devido a vergonha). Cada tipo de hemorroida (interna ou externa) tem um tratamento que na maioria das vezes pode ser clinico (com pomadas e mudança de hábitos alimentares) ou nos casos mais graves com cirurgia. No tratamento cirúrgico pode ser feito: -ligadura elástica (hemorróidas internas) -hemorróidas com prolapso importante utilizamos o(PPH) -também realizamos a hemorroidectomia sem cortes, no caso é realizado a ligadura do vaso que ¨irriga a hemorroida¨(THD)- As 3 opções são consideradas as inovações, apresentando uma melhor recuperação pós operatória.

As hemorroidas são coxins vasculares que se localizam no canal anal e que se tornam sintomáticas quando o tecido de sustentação delas se deteriora. Com isso elas deslizam, ficam ingurgitadas podendo se exteriorizar e até sangrar, levando a dor e desconforto importantes. Seu tratamento varia desde de medidas clínico-ambulatoriais e até mesmo cirurgia.

Adriana Martins Rangel

Coloproctologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

As hemorroidas são um conjunto de vasos que se localizam no canal anal. Em alguns pacientes esses vasos aumentam de volume e podem causar sintomas como dor, sangramento, coceira e desconforto. Dependendo do grau de prolapso, ou seja, de exteriorização, desses vasos pode ser indicado o tratamento com cirurgia. Existem muitas técnicas disponíveis como: retirada tradicional, grampeamento (PPH), ligadura elástica, entre outras. Um especialista será capaz de avaliar cada caso individualmente e indicar o tratamento mais adequado.

Daniel Hortiz

Cirurgião do aparelho digestivo, Coloproctologista, Cirurgião geral

João Pessoa

Agendar uma visita

Hemorróidas são coxins de tecidos vasculares que se localizam no canal anal contendo também músculo liso e tecido elástico conjuntivo onde corre sangue arterial e por isso, um dos principais sintomas da doença hemorroidária é o sangramento vermelho vivo, indolor. As principais causas que contribuem para o início dos sintomas incluem esforços prolongados, constipação, diarréia, gravidez. A tração repetida dos tecidos de sustentação da hemorróida, causam ruptura dos mesmos e consequente prolapso através do canal anal. O tratamento deve ser direcionado diferencialmente para as hemorróidas internas e externas e incluem desde medidas clínicas até tratamento cirúrgico mais ou menos invasivo.

Thais Yuka Takahashi

Coloproctologista

São Paulo

Agendar uma visita

A Hemorroida é um coxim gorduroso no canal anal presente em todas as pessoas, porém por alguns fatores, como os esforços evacuatórios, pode ficar frouxo e se exteriorizar. Por conter vasos em seu interior, pode ocorrer processo inflamatório e trombose de destes vasos, levando o paciente a sentir dores intensas. Além disso, é uma causa frequente de sangramento perianal. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico. Neste ultimo, técnicas com corte ou grampeamentos, utilização de ligaduras e ate mesmo cirurgia com o auxilio de ultrassonografia podem ser indicados.

Fernando Furlan Nunes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Hemorróidas?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.