Perguntas sobre Herpes zoster

O que é cobreiro?

  É uma erupção vesicular dolorosa causada por vírus varicela-zoster (Herpes varicellae), que é o mesmo vírus que causa a catapora, especialmente em crianças menores de 10 anos. No entanto ocorre mais freqüentemente em pessoas entre 50-80 anos de idade. Ela ocorre em pessoas que tiveram varicela e é uma reativação do vírus dormente.

  Écontagiosa através do contato direto e pode levar à varicela em uma pessoa suscetível. No entanto, o contato simples com uma pessoa com a doença não pode ser contagioso.

O que causa o herpes?

Depois que se adqire o vírus da catapora, ele viaja ao longo dos nervos da pele para as raízes nervosas, onde torna-se latente. O vírus permanece nos gânglios nervosos. Como resultado da re-infecção ou devido a reativação do vírus latente, em um estado de deficiência imunológica, a lesão pode ocorrer e, assim, explicar o fato de que a doença afeta um segmento onde o nervo está localizado.

Geralmente o herpes afeta os idosos, mas ocasionalmente ocorre em crianças que tiveram catapora no primeiro ano de vida e as pessoas com deficiência imunológica, por exemplo, aquelas causadas por HIV ou terapias com certas drogas.

Quais são os sintomas?

O herpes é uma doença que afeta um segmento do nervo (parte do corpo inervada por um único nervo).

O primeiro sintoma devido à reativação do vírus varicela é uma sensação de queimação nas vias nervosas, acompanhada às vezes por um aumento ligeiro da temperatura e um cansaço geral. Eritema oval aparece depois, ou seja, um avermelhamento da pele seguindo o caminho de um segmento do nervo e intensidade da dor pode ser aumentada gradualmente. Então não é uma erupção cutânea, consistindo de um ou mais grupos de vesículas de conteúdo líquido torna-se mais amarelada e opaca. A dor e exantema subseqüentes correspondem à posição das vias nervosas e são quase sempre de um lado do corpo ou rosto.

Normalmente, o surto atinge seu pico após 3-5 dias. Então, as bolhas (vesículas grandes) começam a secar, quebrar e se cobrir por uma crosta amarronzada. As crostas caem após 2-3 semanas e pode deixar cicatrizes. A dor sofrida pelo paciente pode parecer desproporcional, considerando a extensão e gravidade da erupção cutânea.

Em algumas pessoas, depois que  as crostas se forem, a dor pode persistir de algumas semanas a vários meses. Este pós efeito do herpes altamente desagradáveis é chamado neuralgia pós-herpética.

Como você pode evitá-lo?

Aqueles que nunca tiveram varicela tem o risco reduzido de contrair o vírus se evitar contato com pessoas com varicela e herpes zoster. O herpes pode aparecer em um adulto que tenha estado em contacto com uma criança com varicela ou outro adulto com herpes. No entanto, a maioria dos pacientes desenvolvem herpes sem saber qual é a origem de sua doença.

Como é diagnosticado?

Normalmente, o histórico médico do paciente e o exame físico muitas vezes são suficientes para estabelecer o diagnóstico. Se necessário, uma raspagem nas bolhas podem ajudar a identificar o vírus. Um exame de sangue também pode ser útil para confirmar o diagnóstico inicial.

Quais são as complicações?

  • A erupção pode ser infectada por bactérias
  • Um surto de herpes zoster na proximidade dos olhos pode causar cicatrizes na córnea, afetando a visão.
  •   No rosto pode, em alguns casos, levar a uma perda temporária de audição, paralisia facial e uma sensação de gosto reduzida.
  •   O Herpes na cabeça pode causar sintomas meníngeos como rigidez do pescoço e dor de cabeça.

Previsão

Herpes zoster raramente é grave. Em cerca de 90% dos pacientes, a crise geralmente desaparece em menos de um mês após o início dos sintomas. A maioria das pessoas têm apenas uma ou duas crises em sua vida.

Os idosos, em particular, podem continuar a sentir dor, mesmo depois que eliminarem-se os sintomas.

Que medidas podem ser tomadas em casa?

  • Tente não arranhar.
  • Use loção calmante para aliviar a irritação.
  • As aplicações com ulfato de zinco ou de cobre são usadas ??para secar as lesões e prevenir a infecção secundária.
  • Use analgésicos simples como aspirina ou paracetamol para aliviar a dor.

Quando consultar um médico?

Sempre que qualquer das seguintes circunstâncias:

  • Aparecem erupções em torno dos olhos ou na parte superior do nariz.
  • As lesões não cicatrizam após 10 dias.
  • O paciente tem febre alta, dor de cabeça, ou qualquer uma das complicações descritas acima.
  • O paciente tem uma outra doença grave, ao mesmo tempo.
  • Pacientes para os quais a infecção representa um alto risco, como mulheres grávidas e pacientes imunodeprimidos.

Qual é o tratamento?

O tratamento é sintomático, principalmente analgésicos e antivirais. Em certos casos pode ser usado como droga antiviral aciclovir, valaciclovir ou famciclovir, mais úteis quanto mais cedo utilizados. Se a erupção está presente há mais de 48 horas, o valor deste tratamento é reduzido. A droga pode reduzir a duração do ataque e evitar a sua propagação. Este tratamento também parece reduzir a duração da neuralgia pós-herpética. O médico também pode ter de lidar com as complicações adicionais, como uma infecção bacteriana.

Se analgésicos simples não forem eficazes, o médico pode prescrever outras drogas para aliviar a dor e muitas vezes são dadas suplementos vitamínicos associados com a vitamina B. Em pacientes idosos o tratamento oral com corticosteróides pode diminuir a incidência de neuralgia pós-herpética.

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 594 perguntas sobre Herpes zoster
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Perguntas sobre Herpes zoster

Se seu marido nunca teve catapora (varicela) e nem foi vacinado pode ser contaminado sim pelo vírus.
1 respostas

sim, não tem problema tomar a vacina de covid pois ela é de vírus morto, não vai interferir na infecção do herpes zoster. O importante é também fazer o tratamento para o herpes zoster direitinho.…
1 respostas

Não é recomedável fazer nenhuma vacina em vigência de infecção aguda.
É importante que você esteja bem de saúde para se vacinar.
Aguarde a cura do herpes zoster e então , procure…
1 respostas

Deve aguardar pelo menos uns 30 dias após o término do zoster.
1 respostas

Pode tomar sim, não há nenhum problema em vacinar portadores de neuralgia pós herpética em tratamento.
Atente-se se está recebendo tratamento adequado para neuralgia, pois habitualmente…
1 respostas

Sim pode não tem problema
1 respostas

Olá. A dor pode preceder o aparecimento das lesões de pele, mas pode existir casos de herpes zoster sem lesões de pele – chamado de zoster sine herpete.

Porém, caso esteja com dor…
3 respostas

Se o episodio de herpes zoster já tiver sido resolvido não há contra-indicação para tomar a vacina
1 respostas

Olá! O ideal é passar por consulta médica para o Dermatologista analisar o sue caso. Não faça uso de medicação sem orientação médica.
1 respostas

Olá! Imagino que já esteja usando o tratamento medicamentoso para o Herpes Zóster, se não, procure já um médico. Em relação ao sabonete, pode usar qualquer sabonete neutro e evitar fricção local.…
1 respostas