Herpes zoster - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é cobreiro?

  É uma erupção vesicular dolorosa causada por vírus varicela-zoster (Herpes varicellae), que é o mesmo vírus que causa a catapora, especialmente em crianças menores de 10 anos. No entanto ocorre mais freqüentemente em pessoas entre 50-80 anos de idade. Ela ocorre em pessoas que tiveram varicela e é uma reativação do vírus dormente.

  Écontagiosa através do contato direto e pode levar à varicela em uma pessoa suscetível. No entanto, o contato simples com uma pessoa com a doença não pode ser contagioso.

O que causa o herpes?

Depois que se adqire o vírus da catapora, ele viaja ao longo dos nervos da pele para as raízes nervosas, onde torna-se latente. O vírus permanece nos gânglios nervosos. Como resultado da re-infecção ou devido a reativação do vírus latente, em um estado de deficiência imunológica, a lesão pode ocorrer e, assim, explicar o fato de que a doença afeta um segmento onde o nervo está localizado.

Geralmente o herpes afeta os idosos, mas ocasionalmente ocorre em crianças que tiveram catapora no primeiro ano de vida e as pessoas com deficiência imunológica, por exemplo, aquelas causadas por HIV ou terapias com certas drogas.

Quais são os sintomas?

O herpes é uma doença que afeta um segmento do nervo (parte do corpo inervada por um único nervo).

O primeiro sintoma devido à reativação do vírus varicela é uma sensação de queimação nas vias nervosas, acompanhada às vezes por um aumento ligeiro da temperatura e um cansaço geral. Eritema oval aparece depois, ou seja, um avermelhamento da pele seguindo o caminho de um segmento do nervo e intensidade da dor pode ser aumentada gradualmente. Então não é uma erupção cutânea, consistindo de um ou mais grupos de vesículas de conteúdo líquido torna-se mais amarelada e opaca. A dor e exantema subseqüentes correspondem à posição das vias nervosas e são quase sempre de um lado do corpo ou rosto.

Normalmente, o surto atinge seu pico após 3-5 dias. Então, as bolhas (vesículas grandes) começam a secar, quebrar e se cobrir por uma crosta amarronzada. As crostas caem após 2-3 semanas e pode deixar cicatrizes. A dor sofrida pelo paciente pode parecer desproporcional, considerando a extensão e gravidade da erupção cutânea.

Em algumas pessoas, depois que  as crostas se forem, a dor pode persistir de algumas semanas a vários meses. Este pós efeito do herpes altamente desagradáveis é chamado neuralgia pós-herpética.

Como você pode evitá-lo?

Aqueles que nunca tiveram varicela tem o risco reduzido de contrair o vírus se evitar contato com pessoas com varicela e herpes zoster. O herpes pode aparecer em um adulto que tenha estado em contacto com uma criança com varicela ou outro adulto com herpes. No entanto, a maioria dos pacientes desenvolvem herpes sem saber qual é a origem de sua doença.

Como é diagnosticado?

Normalmente, o histórico médico do paciente e o exame físico muitas vezes são suficientes para estabelecer o diagnóstico. Se necessário, uma raspagem nas bolhas podem ajudar a identificar o vírus. Um exame de sangue também pode ser útil para confirmar o diagnóstico inicial.

Quais são as complicações?

  • A erupção pode ser infectada por bactérias
  • Um surto de herpes zoster na proximidade dos olhos pode causar cicatrizes na córnea, afetando a visão.
  •   No rosto pode, em alguns casos, levar a uma perda temporária de audição, paralisia facial e uma sensação de gosto reduzida.
  •   O Herpes na cabeça pode causar sintomas meníngeos como rigidez do pescoço e dor de cabeça.

Previsão

Herpes zoster raramente é grave. Em cerca de 90% dos pacientes, a crise geralmente desaparece em menos de um mês após o início dos sintomas. A maioria das pessoas têm apenas uma ou duas crises em sua vida.

Os idosos, em particular, podem continuar a sentir dor, mesmo depois que eliminarem-se os sintomas.

Que medidas podem ser tomadas em casa?

  • Tente não arranhar.
  • Use loção calmante para aliviar a irritação.
  • As aplicações com ulfato de zinco ou de cobre são usadas ??para secar as lesões e prevenir a infecção secundária.
  • Use analgésicos simples como aspirina ou paracetamol para aliviar a dor.

Quando consultar um médico?

Sempre que qualquer das seguintes circunstâncias:

  • Aparecem erupções em torno dos olhos ou na parte superior do nariz.
  • As lesões não cicatrizam após 10 dias.
  • O paciente tem febre alta, dor de cabeça, ou qualquer uma das complicações descritas acima.
  • O paciente tem uma outra doença grave, ao mesmo tempo.
  • Pacientes para os quais a infecção representa um alto risco, como mulheres grávidas e pacientes imunodeprimidos.

Qual é o tratamento?

O tratamento é sintomático, principalmente analgésicos e antivirais. Em certos casos pode ser usado como droga antiviral aciclovir, valaciclovir ou famciclovir, mais úteis quanto mais cedo utilizados. Se a erupção está presente há mais de 48 horas, o valor deste tratamento é reduzido. A droga pode reduzir a duração do ataque e evitar a sua propagação. Este tratamento também parece reduzir a duração da neuralgia pós-herpética. O médico também pode ter de lidar com as complicações adicionais, como uma infecção bacteriana.

Se analgésicos simples não forem eficazes, o médico pode prescrever outras drogas para aliviar a dor e muitas vezes são dadas suplementos vitamínicos associados com a vitamina B. Em pacientes idosos o tratamento oral com corticosteróides pode diminuir a incidência de neuralgia pós-herpética.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - herpes zoster

Sandra Elizabeth Lavedonio

Sandra Elizabeth Lavedonio

Dermatologista

São Paulo

Angelina Toledo Lyon

Angelina Toledo Lyon

Dermatologista

Belo Horizonte

Camila Fialho

Camila Fialho

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Ana Paula Jafet Ourives Vanderlinde

Ana Paula Jafet Ourives Vanderlinde

Infectologista

São Paulo

Ariane Paixão

Ariane Paixão

Infectologista

Rio de Janeiro

Nivea Mayane Gaudim

Nivea Mayane Gaudim

Infectologista

Umuarama

Perguntas sobre Herpes zoster

Nossos especialistas responderam a 848 perguntas sobre Herpes zoster

Boa tarde! A situação que você descreve com sua mãe, que está tratando de herpes zoster e apresenta inchaço no rosto e no olho, merece atenção especial. O herpes zoster é uma reativação do vírus…

Olá! Você pode ter ficado com um quadro chamado neuralgia pós herpética, em que apresenta dor e alteração de sensibilidade na área em que apresentou herpes zoster no passado.

Especialistas falam sobre Herpes zoster

É o popular "Cobreiro", uma doença causada por um vírus que ataca os nervos e que deve ser tratada corretamente para evitar sequela de dor. O neurologista é o especialista indicado para esses casos!

Anos ou décadas após a catapora, que é a infecção inicial pelo vírus varicella zoster, a doença pode reaparecer, com lesões mais localizadas, causando o herpes zóster, uma doença que raramente é grave, mas que pode ser incapacitante pela dor. São lesões que até lembram a catapora, porém ficam localizadas em uma região do corpo delimitada por uma região. Vejo que a maioria dos casos surge na região do tórax e inicialmente pode ser confundida com uma dor lombar. Forma-se então uma faixa de bolhas, muito incomoda e desconfortável e que pode ser muito dolorosa. A dor pode persistir após a cicatrização e não costuma ceder com analgésicos comuns. O tratamento deve ser rápido e preciso.

Guenael Freire

Infectologista, Médico clínico geral

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Herpes Zoster é um acometimento do sistema nervoso periférico, de origem viral, onde a região acometida pode apresentar lesões cutâneas clássicas, normalmente acompanhada de dor em queimação e/ou choque que piora a leves toques. A lesão cutânea normalmente se resolve de 7 a 10 dias espontaneamente. A dor pode durar ainda por semanas, meses até anos. Quanto mais cedo iniciar o tratamento da infecção viral, mais chance da dor não se perdurar. Para a dor após a infecção, há tratamento medicamentoso eficaz, com alívio importante. Quanto mais cedo o tratamento da dor, mais eficaz se torna.

Espedito Rocha De Carvalho Junior

Geriatra, Especialista em dor, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

O herpes zóster pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum em pacientes de meia-idade ou idosos, que na infância tiveram varicela (catapora). Seu agente causador é o vírus Varicela-Zooster, que ficou latente no gânglio nervoso ao lado da coluna vertebral, por anos ou décadas. Ele pode surgir em situações de imunodepressão pelo emprego de drogas imunossupressoras no tratamento de doenças autoimunes, neoplásicas ou inflamatórias. Também pode surgir como infecção em transplantados de órgãos ou indivíduos infectados pelo vírus HIV, ou mesmo em pessoas sem qualquer doença interna grave. Fonte: Disponível em: <http://www.sbd.org.br/doenca/herpes-zooster/>. Acesso em 16 ago. 2017

Israel Leitão

Dermatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

A herpes zoster é uma doença infecciosa causado pelo vírus da varicela zoster, o mesmo vírus responsável pela catapora. O vírus é adquirido geralmente na infância, pode ficar latente no organismo e ser reativado em qualquer fase da vida. Esta reativação se dá por alteração na imunidade, doença debilitante (AIDS, neoplasias), stress intenso e imunosenescência (envelhecimento do sistema imune). O aparecimento de vesículas com conteúdo líquido que se unem formando uma lesão em contiguidade, causam dor, coceira e desconforto. Pode, no início dos sintomas, ser confundida com reação alérgica, devido à vermelhidão e coceira.

Evelyn Figueiredo Rubin

Infectologista

Rio de Janeiro


Ao entrarmos em contato com o vírus da catapora (varicela), normalmente na infância, ele fica adormecido em nosso corpo por toda nossa vida. Quando situações que diminuem a imunidade ocorrem (passar da idade, infecção pelo HIV, câncer, transplante, uso de medicações imunossupressoras, dentre outras) o vírus pode voltar a replicar e gerar um novo quadro clínico: o herpes zoster. Este é caracterizado por lesões de pele que seguem o trajeto de um nervo, associado normalmente à dor e por vezes coceira. O tratamento com antivirais deve ser prontamente iniciado e é necessário seguimento, já que parcela significativa dos pacientes pode manter dor mesmo após a resolução do quadro.

O vírus da herpes zoster é o mesmo vírus da catapora (ou varicela). Então, as pessoas que tiveram catapora na infância tem o vírus "dormente" no organismo. Em situações de queda da imunidade, esse vírus reativa e assim aparece o herpes zoster. O quadro inicia-se com dor antes mesmo do aparecimento das lesões bolhosas. Assim que a pessoa observar as lesões, deve imediatamente procurar ajuda médica (não mais que 3 dias) para iniciar o tratamento correto e evitar a sequela, que é a dor persistente no local da lesão.

Mônica Bannwart Mendes

Infectologista

Botucatu


Os primeiros sintomas do herpes zoster, incluem dor de cabeça, febre e mal-estar, são inespecíficos e podem resultar em um diagnóstico incorreto. Esses sintomas geralmente são acompanhados por sensações de dor em queimação, coceira, hiperestesia ou parestesia (sensibilidade ao calor, frio, luz ou toque). A dor pode ser extrema no dermátomo afetado, com sensações que são frequentemente descritas como picadas, formigamento, dor, entorpecimento ou latejamento, e podem ser intercaladas com punhaladas rápidas de dor agonizante. Na maioria dos casos, após 1 a 2 dias (mas por vezes até 3 semanas), a fase inicial é seguida pelo aparecimento da erupção cutânea característica.

Mestre Sammy

Quiropraxista, Terapeuta complementar

Barueri

Quais profissionais tratam Herpes zoster?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.