Perguntas sobre Infertilidade

O que é?

A infertilidade conjugal é definida pela ausência da gravidez em um período de 12 meses com relações sexuais regulares sem que nenhum método anticoncepcional tenha sido utilizado. Tal condição atinge aproximadamente 15% dos casais.

Qual é a causa?

Todos os órgãos do sistema reprodutivo masculino e feminino devem estar em perfeitas condições para assegurar a fertilidade. O mau funcionamento de apenas um deles pode evitar o acontecimento da gravidez. Nas mulheres, as causas mais comuns para a infertilidade são: distúrbios alimentares, depressão, excesso de peso, excesso de atividades físicas, sedentarismo, hábito de fumar, alcoolismo, inflamações na pelve, endometriose, distúrbios hormonais, ovário policístico, insuficiência ovariana, miomas no útero, disfunções na glândula tireoide e nas glândulas suprarrenais e cicatrizes no útero. Nos homens, a principais causas são doenças como criptorquidia (quando um ou mesmo os dois testículos não descem para a bolsa escrotal), varicocele (varizes no testículo), alterações nos cromossomos, orquite (inflamação do testículo), anemia falciforme, cirrose hepática e insuficiência renal. Em parte dos casos, cerca de 10%, não há fatores físicos que impeçam a reprodução. Atribui-se a dificuldade de engravidar nessas situações a fatores psicológicos.

Quais os sintomas?

O principal “sintoma” da infertilidade é a não concepção após o período de 12 meses com relações sexuais frequentes e sem o uso de anticoncepcionais. A partir daí deve-se começar a procurar as causas.

Como fazer o diagnóstico?

Deve-se fazer uma investigação completa no sistema reprodutor tanto do homem quanto da mulher. Para isso são necessários exames laboratoriais e de imagem que possam indicar o diagnóstico correto.

Qual o tratamento?

O tratamento irá depender do problema encontrado. No caso de a situação não apresentar uma solução, seja cirúrgica seja através de medicamentos ou mudanças nos hábitos de vida, é possível recorrer a métodos artificiais de reprodução.

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 98 perguntas sobre Infertilidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Perguntas sobre Infertilidade

Você pode fazer fertilização in vitro.
Procure um ginecologista especializado em reprodução e ele irá esclarecer suas dúvidas.
1 respostas


A laqueadura tubárea deve ser considerada um método definitivo. Essa é a razão de ser necessário assinar autorização e passar por um protocoloprévio. Existe a cirurgia de recanalização, sim,…
1 respostas


A ultrassonografia mostrou que não há nenhuma alteração na estrutura dos seus ovários e útero, mas você pode ter alguma doença que esteja relacionada com a ausência da menstruação, entre elas…
1 respostas


o risco de engravidar apos laqueadura é 1%.
1 respostas


Sim, a fertilização in vitro (FIV) pode ser feita em qualquer idade reprodutiva, mas sugiro que antes passe com um médico geneticista para realização do aconselhamento genetico.
1 respostas


Bom dia. A probabilidade é boa ,mas precisa antes passar por uma avaliação completa. Converse com seu médico. Um abraço.
1 respostas


Pode engravidar sim. a sua idade é o melhor parámetro de sucesso. poderia ser feito a recanalização tubária, previamente necessitamos saber o tamanho e as condições da trompa, precisa realizar…
6 respostas


Bom dia! O tratamento reprodutivo indicado para mulheres que realizaram laqueadura tubária é a Fertilização in vitro. O procedimento não necessita de trompas funcionantes, visto que os embriões…
1 respostas


Bom dia! Os tratamentos de reprodução assistida podem ser realizados até os 50 anos de idade. Nessa faixa etária, porém, a realização da fertilização in vitro deve ser realizada com utilização…
1 respostas


Boa noite. No seu caso, a indicação é fertilização in vitro ,mas converse com seu médico. Um abraço.
1 respostas