O que é isso?

Mastite, processo inflamatório, em geral, desenvolvem uma infecção da mama, na maioria das vezes afeta as mulheres com idades entre 18 e 50. É muito menos comum agora do que costumava ser.

Mastite pode ser dividida em dois grupos: aqueles que ocorrem em mulheres que estão amamentando e aqueles que ocorrem espontaneamente.

Infecção na amamentação

Durante a amamentação é muito mais susceptível de causar mastite durante as primeiras seis semanas de amamentação, embora algumas mulheres desenvolvem durante o desmame. Tendo agora uma melhor higiene, infecção da mama durante a amamentação é muito menos comum do que costumava ser. É importante ter cuidado mesmo assim em todos os momentos e tentar evitar a infecção com especial atenção à higiene.

Se você tiver problemas com a amamentação, procure aconselhamento de um médico ou parteira.

Quais são os sintomas de infecção pela amamentação?

Os primeiros sintomas de infecção da mama incluem dor, inchaço, vermelhidão e sensibilidade aumentada. Você pode começar a se sentir mal, como você tem a gripe com febre alta e dores generalizadas e dores de cabeça.

Você pode descobrir antes de a infecção é aparente, pois são fissuras no mamilo ou na pele circundante ou por causa do peito é ampliada por não drenar corretamente.

Se você suspeitar que está  desenvolvendo uma infecção, deve consultar o seu médico logo que possível. Com toda a probabilidade, irá prescrever um antibiótico que pode ser dado com segurança durante a amamentação.

É importante continuar a amamentação, pois a drenagem do leite infectado pode reduzir a possibilidade de formação de abscesso. O bebê não adquire a bactéria através do leite, que é rapidamente eliminado no estômago.

Se por algum motivo não puder continuar a amamentar, você deve extrair o leite com uma bomba.

Se depois que você começar a tomar o tratamento com antibióticos a infecção não desaparecer rapidamente, é provável que tenha desenvolvido um abscesso e seu médico de família mandou para o hospital para que seja drenado. Usou-se ser necessário administrar anestesia geral para drenar um abscesso de mama, mas agora você pode tratá-lo com anestesia local, seja pela remoção do pus usando uma agulha, ou fazendo um pequeno buraco no peito e drenagem do abscesso.

A infecção da mama

Mulheres que não amamentam período pode, no entanto, desenvolver a infecção. A área mais acometida é a área ao redor do mamilo. A maioria das mulheres que sofrem este tipo de infecção são cerca de 30 anos e aproximadamente 90% deles são fumantes. Parece que algum componente do cigarro danifica os dutos embaixo do mamilo e faz com infectados. Ocasionalmente, a infecção também ocorre depois de um golpe para a área. Esta infecção é chamada mastite periductal e provoca sensação dolorosa e vermelhidão ao redor do mamilo, por vezes associada a um tumor.

Antibióticos eliminam a infecção, mas se o duto abaixo do mamilo está danificado, é provável que a infecção não se repita. Se a infecção se repete várias vezes, você pode ter que ser operado para remover o duto doente ou dutos.

Infecção da pele sobre a mama

Algumas mulheres com seios grandes acham que a pele sob eles foram repetidamente infectada. Isto porque a área está quente e suado, que é o ambiente ideal para o desenvolvimento de fungos.

Uma vez que haja tratamento com antibióticos para debelar a  infecção, terá de  manter a área sob as mamas tão seca e limpa possível. Você vai precisar  lavar a área duas vezes por dia e seque com uma toalha de algodão ou até mesmo usar o secador de cabelo para secar a pele completamente.

Você deve evitar o uso de talco ou cremes e tentar colocar algodão ao lado de sua pele, usar um sutiã calcinha de algodão com uma camiseta por baixo. Se você estiver com sobrepeso, pode reduzir as chances de desenvolver perda de peso outros episódios infecciosos. Se você tem seios grandes pode ser uma boa idéia perguntar ao médico se seria benéfico  sofrer uma redução.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Maurício Doi
Cirurgião plástico, Mastologista
São Paulo
O ideal é que vc ser avaliada por um mastologista ou ginecologista capacitado. A conduta baseia se na história e no exame físico e pode variar desde a observação, uso de antibióticos, drenagem…

OLá!

A cura da mastite se relaciona ao tratamento que foi realizado, à gravidade de cada caso, entre outros fatores.

Geralmente, a idade não interfere no sucesso…

Dr. Renato Gil Nisenbaum
Ginecologista
São Paulo
Certamente náo.
Procure um ginecologista e ou mastologista
Atenciosamente
Dr Renato Gil Nisenbaum

Dr. Juliano Augusto Brum Scheffer
Ginecologista
Belo Horizonte
Com certeza necessita de uma avaliação clínica. De acordo com o relato, uma avaliação com o colega mais exames complementares chega-se o diagnóstico

Dr. Renato Gil Nisenbaum
Ginecologista
São Paulo
A compressa de água fria pode diminuir a dor, mas ao mesmo tempo pode piorar o fluxo de leite, em pacientes que estejam amamentando
Atenciosamente
Dr Renato Gil Nisenbaum

Dr. Alberto Luis dos Santos Henriques
Mastologista, Ginecologista, Nutrólogo
São Paulo
O hábito de fumar pode causar uma inflamação na mama chamada Mastite Periareolar Crônica Recidivante. A pele ao redor da aréola fica vermelha e dolorida. Com o tempo, a inflamação se transforma…

Dr. Marcelo Barbosa
Mastologista
Rio de Janeiro
Sim. Apesar da mastite ser mais prevalente entre mulheres que estão amamentando, elas podem ocorrer em outras situações.

Dr. Claudio Albuquerque de Vasconcelos
Ginecologista, Radiologista
Belo Horizonte
Medicina necessita do exame físico e de e ames complementares para se chegar a um diagnóstico. No caso da sua mãe, além do exame físico, a realização de uma mamografia e ultrassonografia das…

Dr. Alberto Luis dos Santos Henriques
Mastologista, Ginecologista, Nutrólogo
São Paulo
A etiologia (causa) da mastite granulomatosa idiopática é desconhecida e 5 a 50% das pacientes apresentam recidiva da doença.