Mastite (inflamação da mama) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é isso?

Mastite, processo inflamatório, em geral, desenvolvem uma infecção da mama, na maioria das vezes afeta as mulheres com idades entre 18 e 50. É muito menos comum agora do que costumava ser.

Mastite pode ser dividida em dois grupos: aqueles que ocorrem em mulheres que estão amamentando e aqueles que ocorrem espontaneamente.

Infecção na amamentação

Durante a amamentação é muito mais susceptível de causar mastite durante as primeiras seis semanas de amamentação, embora algumas mulheres desenvolvem durante o desmame. Tendo agora uma melhor higiene, infecção da mama durante a amamentação é muito menos comum do que costumava ser. É importante ter cuidado mesmo assim em todos os momentos e tentar evitar a infecção com especial atenção à higiene.

Se você tiver problemas com a amamentação, procure aconselhamento de um médico ou parteira.

Quais são os sintomas de infecção pela amamentação?

Os primeiros sintomas de infecção da mama incluem dor, inchaço, vermelhidão e sensibilidade aumentada. Você pode começar a se sentir mal, como você tem a gripe com febre alta e dores generalizadas e dores de cabeça.

Você pode descobrir antes de a infecção é aparente, pois são fissuras no mamilo ou na pele circundante ou por causa do peito é ampliada por não drenar corretamente.

Se você suspeitar que está  desenvolvendo uma infecção, deve consultar o seu médico logo que possível. Com toda a probabilidade, irá prescrever um antibiótico que pode ser dado com segurança durante a amamentação.

É importante continuar a amamentação, pois a drenagem do leite infectado pode reduzir a possibilidade de formação de abscesso. O bebê não adquire a bactéria através do leite, que é rapidamente eliminado no estômago.

Se por algum motivo não puder continuar a amamentar, você deve extrair o leite com uma bomba.

Se depois que você começar a tomar o tratamento com antibióticos a infecção não desaparecer rapidamente, é provável que tenha desenvolvido um abscesso e seu médico de família mandou para o hospital para que seja drenado. Usou-se ser necessário administrar anestesia geral para drenar um abscesso de mama, mas agora você pode tratá-lo com anestesia local, seja pela remoção do pus usando uma agulha, ou fazendo um pequeno buraco no peito e drenagem do abscesso.

A infecção da mama

Mulheres que não amamentam período pode, no entanto, desenvolver a infecção. A área mais acometida é a área ao redor do mamilo. A maioria das mulheres que sofrem este tipo de infecção são cerca de 30 anos e aproximadamente 90% deles são fumantes. Parece que algum componente do cigarro danifica os dutos embaixo do mamilo e faz com infectados. Ocasionalmente, a infecção também ocorre depois de um golpe para a área. Esta infecção é chamada mastite periductal e provoca sensação dolorosa e vermelhidão ao redor do mamilo, por vezes associada a um tumor.

Antibióticos eliminam a infecção, mas se o duto abaixo do mamilo está danificado, é provável que a infecção não se repita. Se a infecção se repete várias vezes, você pode ter que ser operado para remover o duto doente ou dutos.

Infecção da pele sobre a mama

Algumas mulheres com seios grandes acham que a pele sob eles foram repetidamente infectada. Isto porque a área está quente e suado, que é o ambiente ideal para o desenvolvimento de fungos.

Uma vez que haja tratamento com antibióticos para debelar a  infecção, terá de  manter a área sob as mamas tão seca e limpa possível. Você vai precisar  lavar a área duas vezes por dia e seque com uma toalha de algodão ou até mesmo usar o secador de cabelo para secar a pele completamente.

Você deve evitar o uso de talco ou cremes e tentar colocar algodão ao lado de sua pele, usar um sutiã calcinha de algodão com uma camiseta por baixo. Se você estiver com sobrepeso, pode reduzir as chances de desenvolver perda de peso outros episódios infecciosos. Se você tem seios grandes pode ser uma boa idéia perguntar ao médico se seria benéfico  sofrer uma redução.

Especialistas em mastite (inflamação da mama)

Encontre um especialista em Mastite (inflamação da mama) na sua cidade:
Fernanda Salem Fortuna

Fernanda Salem Fortuna

Mastologista

Vinhedo

Marisa Teresinha Patriarca

Marisa Teresinha Patriarca

Ginecologista

São Paulo

Leonardo Fleury Orlandini

Leonardo Fleury Orlandini

Mastologista

Ourinhos

Luciana Machado

Luciana Machado

Mastologista

Aracaju

Teresa Priante

Teresa Priante

Mastologista

Taubaté

Antonio Paulo Malmann

Antonio Paulo Malmann

Ginecologista

Campos Novos

Perguntas sobre Mastite (inflamação da mama)

Nossos especialistas responderam a 213 perguntas sobre Mastite (inflamação da mama)

Olá! Embora a possibilidade de drenagem seja bem provável, apenas uma avaliação completa com exame físico (palpação das mamas) e exames de imagem (ultrassom) poderá responder a sua pergunta!…
3 respostas

Dr. Paulo Couto
Dr. Paulo Couto
Cirurgião geral, Mastologista
Caruaru
Acredito que vc deva ser fumante. Ativa ou passiva. O tratamento para esse problema é Cirúrgico. Não resolve com pomada.
2 respostas

Várias alterações podem provocar a queixa de tumoração dolorosa, principalmente alguma inflamação local (mastite), o aumento de linfonodos axilares ( órgãos de defesa) ou até mesmo alguns tipos…
2 respostas

Especialistas falam sobre Mastite (inflamação da mama)

Mastite é o processo inflamatório da mama. Ela pode ser aguda e crônica. A primeira está muito relacionada ao puerpério (lactacional) e a segunda, que geralmente tem um tempo de evolução mais arrastado, tem inúmeras etiologias.

Marcelo Barbosa

Mastologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

As mastistes são infecções nas mamas e tem como principais causas: distúrbios da amamentação (mastite lactacional) e o tabagismo ( mastites periareolares recidivantes); Inchaço; vermelhidão e feridas na pele com secreção nas mamas , são os sinais e sintomas mais frequentes das mastites.

Fernando Armentano De Pontes

Mastologista

São Paulo


Em mulheres adultas, a infecção da mama pode ocorrer no período de amamentação do bebê, ou não ter relação com parto e aleitamento. Os sinais de infamação na mama são a dor, vermelhidão da pele, calor no local, febre e prostação da paciente. O tratamento da mastite consiste em administrar o antibiótico o mais precocemente possível para controlar a infecção e impedir a formação de um abcesso mamário.

Norma Luiza Machado Silveira

Ginecologista, Mastologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Mastite (inflamação da mama)?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.