O que é?

A obstrução nasal é caracterizada pela diminuição do fluxo de ar que passa pelas fossas nasais. Ela acontece com muita frequência, em especial nos períodos mais frios.

Qual é a causa?

As obstruções nasais são classificadas em dois grupos: funcionais e anatômicas. As funcionais são causadas pelas diversas formas de rinite e infecções. Desvio de septo, aumento dos cornetos nasais, formação de pólipos nasais e tumores estão entre as principais obstruções nasais anatômicas.

Quais os sintomas?

Dores de cabeça, respiração bucal, boca seca, doenças na garganta, alterações respiratórias (especialmente durante o período do sono), redução do olfato, perda do apetite e febres estão entre os sintomas mais comuns.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar a obstrução nasal.

Qual o tratamento?

No caso das infecções virais, não há necessidade de medicação. O paciente se recuperará sozinho em um período de até dez dias. Drogas podem ser usadas para diminuir os sintomas e deixar o indivíduo mais confortável. No caso das rinites não alérgicas, medicamentos podem resolver a situação. Todavia, rinites alérgicas costumam ser crônicas e não podem ser curadas. Apenas seus sintomas são controlados. É possível até mesmo recorrer a algumas vacinas antialérgicas para diminuir o número de substâncias causadoras de crises. A melhor maneira de se lidar com a doença é prevenir o desenvolvimento de crises. Algumas medidas relativamente simples podem ser tomadas: higiene ambiental adequada (limpar a casa com um pano molhado evitando “levantar a poeira”); evitar o contato com substâncias que provocam a alergia; não ter animais em casa; usar colchão e travesseiros de espuma cobertos por uma capa protetora; não fumar e evitar ambientes onde há fumantes, especialmente os locais fechados; lavar o nariz com soro fisiológico; e utilizar produtos de higiene pessoal sem odores fortes ou corantes. Já nos casos de obstrução nasal anatômica, a cirurgia é uma das opções para sanar o problema.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa tarde,

O Sorine H é apenas Soro Fisiológico, sendo assim pode ser utilizado por tempo indeterminado.

Boa noite. O desvio de septo isolado gera obstrução nasal, e não congestão nasal. A congestão é gerada por sintomas irritativos nasais, como a rinite. O desvio septo acaba agravando por piorar…

Sim ! Após a cirurgia ainda permanecem o edema e as crostas nasais … importante lavar bastante com soro e retornar ao cirurgião para remover as crostas

Olá, bom dia! Não, hipertrofia de cornetos significa aumento do volume da mucosa de um estrutura de dentro do nariz, o corneto. Isso pode ser uma consequência em casos de rinite alérgica ou não…

Olá, bom dia! O uso dessas medicações não costuma ter como efeito colateral obstrução nasal. Acho importante agendar uma consulta com otorrino para entender melhor a causa desses sintomas.

Ola. Antes de usar por mais tempo tem que saber se algum médico te orientou isso. Se outros diagnósticos foram descartados.

Olá, boa noite!
A diferença é que o Nasonex tem apenas corticoide tópico nasal e o Dymista é uma associação de corticoide tópico nasal com anti alérgico. Ambos são bons e bem indicados…

Cirurgião plástico.

Olá, boa noite! Existe sim, agende uma consulta com otorrino para receber orientações e tratamento adequado.

Olá.
A orientação quanto à prescrição de medicações é feita após uma avaliação completa ( anamnese detalhada, exame físico).
Sugiro uma avaliação com otorrino para um tratamento…