O que é?

A periodontite é a inflamação e infecção dos ossos e ligamentos que dão suporte aos dentes. A perda desse suporte de periodonto, como é chamado, pode levar à queda dos dentes em adultos e especialmente em pessoas idosas.

Qual é a causa?

Na grande maioria dos casos, a má higiene da boca é o fator que desencadeia a periodontite. Essa doença se desenvolve quando há uma infecção da gengiva (gengivite) que não é tratada de maneira adequada. A infecção da gengiva normalmente se origina do acúmulo de placas bacterianas e tártaro na base dos dentes. Isso leva à inflamação que termina destruindo os tecidos e os ossos que cercam os dentes. Também são apontados como causadores da periodontite o hábito de fumar, cáries, a baixa produção de saliva, o consumo de alguns medicamentos e exposição a metais como o chumbo e o bismuto.

Quais os sintomas?

Mudança de posição dos dentes, sangramento gengival, alteração do paladar, aumento da sensibilidade dos dentes, dores e desconforto na região da gengiva, alteração na coloração dos dentes (ficam mais escuros), inchaço, vermelhidão e mau hálito são os sintomas mais comuns. Em alguns casos, os dentes da frente podem se projetar para fora e apresentar acúmulo de pus.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame na região é suficiente para que o diagnóstico seja feito. Quanto mais cedo for descoberta a condição, maiores são as possibilidades de sucesso no tratamento. É possível ainda a utilização de exames de raios-x para verificar a perda do osso de suporte.

Qual o tratamento?

Os primeiros episódios de gengivite podem ser controlados apenas com a escovação adequada dos dentes. Porém, quando esse quadro não é contido no início, faz-se necessária uma raspagem dos dentes para a retirada do tártaro e da placa bacteriana. Em determinados casos é recomendado o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Se esses recursos não forem suficientes para colocar fim ao processo de infecção, resta como opção a cirurgia periodontal.