O que é?

A periodontite é a inflamação e infecção dos ossos e ligamentos que dão suporte aos dentes. A perda desse suporte de periodonto, como é chamado, pode levar à queda dos dentes em adultos e especialmente em pessoas idosas.

Qual é a causa?

Na grande maioria dos casos, a má higiene da boca é o fator que desencadeia a periodontite. Essa doença se desenvolve quando há uma infecção da gengiva (gengivite) que não é tratada de maneira adequada. A infecção da gengiva normalmente se origina do acúmulo de placas bacterianas e tártaro na base dos dentes. Isso leva à inflamação que termina destruindo os tecidos e os ossos que cercam os dentes. Também são apontados como causadores da periodontite o hábito de fumar, cáries, a baixa produção de saliva, o consumo de alguns medicamentos e exposição a metais como o chumbo e o bismuto.

Quais os sintomas?

Mudança de posição dos dentes, sangramento gengival, alteração do paladar, aumento da sensibilidade dos dentes, dores e desconforto na região da gengiva, alteração na coloração dos dentes (ficam mais escuros), inchaço, vermelhidão e mau hálito são os sintomas mais comuns. Em alguns casos, os dentes da frente podem se projetar para fora e apresentar acúmulo de pus.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame na região é suficiente para que o diagnóstico seja feito. Quanto mais cedo for descoberta a condição, maiores são as possibilidades de sucesso no tratamento. É possível ainda a utilização de exames de raios-x para verificar a perda do osso de suporte.

Qual o tratamento?

Os primeiros episódios de gengivite podem ser controlados apenas com a escovação adequada dos dentes. Porém, quando esse quadro não é contido no início, faz-se necessária uma raspagem dos dentes para a retirada do tártaro e da placa bacteriana. Em determinados casos é recomendado o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Se esses recursos não forem suficientes para colocar fim ao processo de infecção, resta como opção a cirurgia periodontal.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O tártaro pode se depositar também abaixo do nível da gengiva , onde não fica visível pelo leigo.
Por isso , aconselhamos anamnese , exame clínico , diagnóstico e plano de tratamento.

Esses produtos não foram desenvolvidos para a higiene bucal podendo causar lesões principalmente em tecido mole. A correta higienização bucal feita com o fio dental , escova e creme dental deve…

Se ela foi ingerida (como você relata) ,é porque seguiu por via digestiva. Neste caso , se ingeriu pouca quantidade , causará apenas desconforto na região nasal.

Essa pergunta será melhor respondida , pelo profissional que está conduzindo seu caso , pois ele está atuando , baseado em anamnese , exame clínico , diagnóstico e plano de tratamento. Portanto…

Olá, ficar de boca aberta por muito tempo pode, sim, trazer desconforto articular. Procure o CD que fez o procedimento e peça orientação.

Olá! Dor no dente cujo canal foi tratado pode acontecer e caso haja algum ponto de contato nesta região, esse desconforto pode ser potencializado. Espere até amanhã e se esses sintomas persistirem,…

Olá! Bolsas que apresentam essa profundidade já podem envolver a região da furca, o que sim, levaria a um risco mais alta de perda dental, pela dificuldade de raspagem e manutenção da limpeza…

Olá! Em primeiro lugar é necessário fazer o diagnóstico dessa fístula (bolinha de pus) que pode ter algumas causas e então depois estabelecer o tratamento adequado, que não necessariamente será…