O que a menopausa tem a ver com o envelhecimento da pele?

A falta de estrogênio aumenta o envelhecimento natural da pele. É certo que o envelhecimento da pele está relacionada à falta de hormônios sexuais femininos (estrógenos) que ocorre durante a menopausa.

Durante o período anterior à menopausa (período pré-menopausa) e geralmente observadas algumas alterações na pele para continuar e aumentar depois da menopausa.

Quais são os problemas mais comuns?

  • Pele seca:  as rugas são mais numerosas e mais acentuadas. Quando se belisca a pele, a prega cutânea é mais pronunciada e persiste por muito mais tempo, a elasticidade é mínima.
  • Afinamento da epiderme, ou seja, a superfície da pele.
  • Modificação da pele: a derme é a parte mais profunda da pele. As fibras de colágeno e elastina são menos abundantes e muitas vezes são irregulares. Sob a pele, a gordura também diminui, bochechas e afundar as mãos deixar de ser macio e redondo como a mulher jovem.
  • Diminuição na proporção de gorduras e ácidos graxos essenciais, tudo contribui para a pele seca.
  • Distribuição diferente dos melanócitos, os melanócitos são as células que contém o pigmento (responsáveis ??pelo bronzeamento da pele). Essas células também são menos eficazes no seu papel de proteger a pele tornando o bronzeado  mais pobre. Melanócitos são distribuídos de forma irregular através da pele, formando manchas marrons, devido ao acúmulo nas partes de células de pigmento. Estas manchas marrons ocorrem frequentemente na face e dorso das mãos, aparecendo como gotas nos antebraços e pernas, juntamente com um menor número de células pigmentadas.

Existem outros eventos?

O muco

Nos órgãos genitais pode causar secura da vagina e na vulva (parte externa). Isto pode causar coceira ardente e intensa. A presença de fluxo pode resultar de uma infecção, pois há uma falta de bactérias benéficas (Döderlein bacilo) para acidificação e proteção da vagina. Tudo isso pode levar a relação sexual para se tornar desconfortável e doloroso.

O cabelo

Os cabelos tornam-se secos e quebradiços, e há uma queda significativa de cabelo. Na perda de homens de cabelo em mulheres é localizada difusamente. Às vezes há uma relação com a falta de hormônios da tireóide ou com deficiência de ferro, que geralmente ocorre em mulheres que são aberrantes em dietas a menopausa, por medo de ganhar peso ou de repulsa para com certos alimentos, como carne.

Perda de cabelo é acompanhada por uma diminuição no cabelo das axilas e púbis, bem como aumento de pêlos faciais, bigode, queixo, bochechas e no pescoço. Este aumento de cabelo é mais importante no caso do fumo.

As unhas

As unhas tornam-se secas e quebradiços, com estrias e fissuras longitudinais nas mãos. As unhas dos pés, pelo contrário, há um espessamento da mesma.

Que soluções existem para os problemas de pele?

A falta de hormônios sexuais é a principal causa desses problemas, o tratamento de hormônios sexuais para restabelecer um substituto em parte esses problemas, tendo sempre em conta os efeitos colaterais desses tratamentos hormonais. Medicamente conhecido como TRH (terapia de reposição hormonal).

A terapia hormonal é benéfica no sentido de restabelecer as condições naturais da pele. Mulheres tratadas com hormônios sexuais têm a pele menos seca e membranas mucosas, mais grossa, com menos cabelo e mais cabelo do que mulheres sem este tratamento. Este tratamento tenta parar o envelhecimento da pele.

Por outro lado, o tratamento hormonal não tem efeito sobre as rugas ou a elasticidade da pele. Deve ser associado com proteção solar, redução ou cessação de cigarro, uma boa dieta e em certas circunstâncias locais pode ajudar a cosméticos.

Acredita-se que o tratamento hormonal age sobre a pele profundamente (derme) e produtos dermocosméticos favor superficial (epiderme), mas o último é bastante teórico.

O que cosméticos podem ser usados ??na menopausa?

Hormônios locais

Estão em risco de overdose quando administrado em conjunto com a terapia de reposição hormonal. Atualmente, o estrogênio contendo-os cosméticos não estão à venda, mas podem ser determinados cosméticos que contêm substâncias estrogênicas derivados de plantas.

Vitamina A, ácido retinóico

Eles têm uma ação sobre o rejuvenescimento das células da epiderme, um aumento de colágeno e elastina. Este tratamento pode ser irritante e deve ser acompanhada de hidratantes para neutralizar este efeito.

Alfa-hidroxi-ácidos e beta-hidroxi

Eles têm uma ação semelhante na epiderme, não causam irritação ou alergia e são ativas em pH ácido.

Hidratantes cosméticos

São aconselhados a limitar a perda insensível de água da pele. Os mais usados ??são o colágeno, elastina, ácido hialurônico, soja, ácidos graxos e abacate.

Outros compostos

Anti envelhecimento do sol, que é adicionado ao envelhecimento hormonal e cronológica.

O que os suplementos nutricionais oferecem?

Ambos os minerais e vitaminas são essenciais. Muitas mulheres desconhecem os seus próprios defeitos, quando, devido ao início da revolta contra certos alimentos, como carne, leite ou seus derivados, vegetais ou frutas, que param de comer. Deficiências também podem ocorrer por dieta rigorosa para perder peso.

Uma dieta equilibrada contém os nutrientes necessários para alcançar o equilíbrio certo. Suplementos nutricionais deve fornecê-los em caso de deficiências manifesto.

A prática de um esporte é benéfica?

Praticar esportes é aconselhável para manter os músculos que sustentam a pele, bem como a elasticidade da mesma. Ele também oferece vitalidade e evita a depressão, que é muito apropriado neste estágio de vida das mulheres.

O que pode o médico fazer?

Considere a situação da pele de mulheres na menopausa. Estabelecer terapia de reposição hormonal e monitorar seus efeitos. Restituição em certos casos a contribuição de minerais e vitaminas. E fornecer substâncias absorvíveis como o ácido retinóico, colágeno, ácido hialurônico.

Outros recursos seriam em medicina e cirurgia estética para acomodar os desejos de uma boa qualidade de vida, tanto física como mentalmente.

Você precisa da cooperação de diferentes especialistas (ginecologista, endocrinologista, reumatologista, cirurgião, etc.) para obter o melhor tratamento personalizado para mulheres durante a menopausa.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Maria Clara Rosas
Endocrinologista
São Paulo
Alterações na pela e dores nas articulações podem estar associadas a menopausa. A diminuição hormonal tem repercussão em várias partes do corpo. Agora, só podemos associar a menopausa se outras…

Olá!
Manchas na pele não são comuns na menopausa.
Algumas manchas podem indicar que a insulina está com dificuldade para agir.
Procure um endocrinologista para acompanhar seus…

Dr. Caio Roberto Shwafaty de Siqueira
Dermatologista, Especialista em medicina estética
São Paulo
A coceira na pele na menopausa pode ter inúmeros fatores envolvidos. O mais comum é o intenso ressecamento da pele, que exige hidratantes especiais prescritos pelo médico dermatologista. Entretanto,…

 Juliana Vidal Vieira Guerra
Nutricionista
Niterói
As frutas, verduras e legumes são ótimaa fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes para beleza da pele e cabelo! Os legumes cenoura e abóbora são ricos em vitamina A, assim como fígado bovino,…

Olá!
Não é comum da menopausa surgirem manchas no pescoço.
O ideal é procurar um acompanhamento médico para melhor investigação do caso.

Sim, é um dos mais frequentes efeitos da Menopausa.