• A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Não, é provável que você continue com a mesma inflamação que levou ao surgimento do pterígio, por isso é importante retornar ao oftalmologista para avaliar.

Sim! É normal ficar marca. Principalmente en casos como o seu com pterigio grande que provavelmente ja existe ha bastante tempo. Acaba ficando uma cicatriz devido ao tempo de existencia do pterigio.

Sim! Pode ficar uma cicatriz na córnea ( area branca na parte colorida) geralmente quando pterigio é antigo.

A aguá boricada não é indicada para utilização nos olhos e não deve ser utilizada em nenhuma situação, podendo inclusive piorar o quadro de inflação ocular. Para "limpar" em geral utiliza-se…

SIm! Na cirurgia de pterígio é colocado colírio anestésico e depois para a cirurgia em si é feita uma injeção com anestésico. Durante a cirurgia a dor que você pode sentir é essa, a da aplicação…

Dr. Marcelo Limongi
Oftalmologista
Goiânia
A cirurgia de pterígio está associada a uma taxa de recidiva considerável, independente da técnica utilizada. Hoje, temos usado a cola cirúrgica, que nos tem dado ótimos resultados neste quesito.

Sim, mesmo após a cirurgia pode acontecer a recidiva. Use óculos escuros ao se expor ao sol que ajuda a evitar a recidiva. A técnica com transplante de conjuntiva ou membrana amniótica também…

Você deve procurar o seu cirurgião o quanto antes para descobrir o que aconteceu e poder fazer o tratamento. Pode ser um cisto, um granuloma, ou outra alteração.

Dra. Ana Karina Téles Silveira
Oftalmologista
Recife
O pterígio, que é uma degeneração fibrovascular da conjuntiva, decorre da proliferação anormal desse tecido, que cresce em direção à córnea. O tratamento cirúrgico atual envolve a exérese da…

Dr. Bruno Botton
Oftalmologista
Santa Maria, RS
A visão pode ficar embaçada alguns dias após a cirurgia de pterígio devido à manipulação envolvendo a córnea e dependente da extensão do mesmo.
Entretanto como a baixa de acuidade visual…