O que é?

A rinite é a inflamação das mucosas do nariz. Podem ser alérgicas ou não. Trata-se de uma doença aguda ou crônica. Ela afeta aproximadamente 40% das pessoas independente da idade. As rinites são classificadas em três tipos: - Alérgica: pode ser sazonal (acontece apenas em uma parte do ano) e perene (sempre gera crises) - Infecciosa: aguda (viral ou bacteriana) e crônica- Não alérgicas

Qual é a causa?

A rinite não alérgica pode ser causada por alterações motoras dos vasos do nariz, uso de medicamentos por tempo prolongado (principalmente os descongestionantes nasais), pólipos nasais e pela formação da estrutura do nariz. A rinite alérgica tem como seus principais motivadores os fatores alérgenos presentes no ar (poeira, pólen, fumaça de cigarro etc).

Quais os sintomas?

- Coriza- congestão nasal- coceira - ardor nos olhos nariz e boca- espirros constantes- vômito - tosse crônica durante a noite- dificuldade para sentir cheiros e sabores - infecções repetidas (otite, sinusite, amigalites e faringites)

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico e a entrevista com o paciente são suficientes.

Qual o tratamento?

A rinite não alérgica causada por medicamentosa pode ser curada com a simples suspensão de seu uso. As infecciosas também podem ser combatidas extinguindo seu fator motivador. Não há cura para a rinite alérgica. Alguns medicamentos podem apenas controlar os seus sintomas. É possível até mesmo recorrer a algumas vacinas antialérgicas para diminuir o número de substâncias causadoras de crises. A melhor maneira de se lidar com a doença é prevenir o desenvolvimento de crises. Algumas medidas relativamente simples podem ser tomadas: - higiene ambiental adequada (limpar a casa com um pano molhado evitando “levantar a poeira”) - evitar o contato com substâncias que provocam a alergia - não ter animais em casa - usar colchão e travesseiros de espuma cobertos por uma capa protetora - não fumar e evitar ambientes onde há fumantes, especialmente os locais fechados - lavar o nariz com soro fisiológico - utilizar produtos de higiene pessoal sem odores fortes ou corantes

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

É importante avaliar a rinite e iniciar o tratamento correto, que chamamos de tratamento de manutenção para diminuir e/ou evitar as crises que geram esse desconforto que escreve.
O tratamento…

Olá ! a vacina da gripe não causa crise de rinite. Você deve ter se exposto a algum alergeno e coincidiu com o dia da vacina!

No geral,em até 72h é para ter uma melhora ,pelo menos parcialmente , dos sintomas. Se houver piora após esse período ,retornar ao médico para reavaliação.

Não necessariamente. Geralmente o tratamento medicamentoso antes do cirúrgico tem bons resultados.
À disposição

Olá!

As medidas de prevenção continuam as mesmas, como: uso de máscara, uso de álcool gel, distanciamento social, lavagem das mãos, entre outros.

O ideal é que seja…

Olá boa noite, não é recomendado pois pode potencializar os efeitos adversos.
Att. Dr. Túlio Alonso João.

Em alguns casos, a rinite pode predispor também à laringite. Tal situação colabora com voz rouca, ainda mais em quem já tem suscetibilidade para isso como nas fendas fonatórias.
Sugiro…

Olá, boa noite! Rinite alérgica ou não alérgica não vem acompanhada de febre, já sangramentos nasais podem ocorrer em crises de rinite. Em geral, com tratamento adequado, em entre 3 e 7 dias…

Olá, boa noite! Em episódios de rinite o olfato tende a voltar assim que o tratamento começa a fazer efeito, 3 a 5 dias. Entretanto, no atual contexto, perda de paladar e olfato são sinais de…