A síndrome de asperger era definida como um transtorno específico do espectro autista pelo DSM-IV. Atualmente o DSM-V o classifica dentro do autismo leve.

As principais características da Síndrome de Asperger são inteligência normal ou elevada, linguagem rebuscada, interesses específicos e rotinas rígidas, habilidades sociais pouco desenvolvidas e dificuldade no entendimento e expressão de emoções.

É mais comum em meninos e a prevalência na população varia de acordo com os critérios diagnósticos utilizados, de 0,3 a 48 por 10000 crianças.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Cristiane Costa Cruz
Psicólogo
São Paulo
Creio que, além de um diagnóstico, o que precisa ser trabalhado é a forma como ele lida com os problemas que apresenta. Asperges não conseguem entender automaticamente as reações emocionais das…

Olá. O diagnóstico da Sindrome de Arperger está hoje enquadrado em uma forma branda do autismo, denominada de Transtorno do Espectro do Autismo. Dentre os sintomas está a presença de deficits…

Olá. Sugiro que procure ajuda de um psicólogo clínico, preferencialmente que atue com abordagem comportamental. Esta Síndrome está hoje associada a uma forma branda do autismo, identificada como…

Recomendo terapia cognitivo comportamental ou EMDR. Duas terapias com resultados expressivos com esse diagnóstico apontado. O EMDR por ser uma terapia mais recente tem apresentado resultados…

 Dirk Albrecht Dieter Belau
Psicanalista
São Paulo
Virou moda procurar uma "causa" de desentendimento entre pessoas na precondição psícica de uma delas, normalmente a "outra." Isto é um hábito sinistro, apoiado pela nossa…

 Andressa Lopes dos Santos
Psicólogo
São Paulo
O diagnóstico não exige exames, a identificação da síndrome é realizada de forma clinica, deste modo, acredito que o objetivo do médico seja de descartar qualquer possibilidade de doença física…

 Andressa Lopes dos Santos
Psicólogo
São Paulo
Concordo com a colega Danielle, o fato de apresentar tais sintomas não indicam que tem ou não a síndrome, de qualquer modo, sugiro que procure um psicólogo ou psiquiatra para entender melhor…

 Gardênia Holanda Marques
Psicólogo
Fortaleza
A síndrome de Asperger pode apresentar sintomas como distanciamento social e afetivo, ecolalias, algumas dificuldades na linguagem. Há a possibilidade de um surto psicótico. Não há garantia que…

 Cristiane Costa Cruz
Psicólogo
São Paulo
São dois diagnósticos diferentes, não correlacionados, mas ambas as condições podem ocorrer na mesma pessoa.

 Idenise Naiara Lima Soares
Psicólogo
Maceió
Olá, é possível sim obter o diagnóstico. Daí te oriento a procurar um médico neurologista e/ou psiquiatra, assim como um psicólogo para obter uma avaliação completa e acompanhar de maneira fidedigna…