O que é a torção testicular?

A torção testicular é um problema que ocorre com pouca freqüência (1 em 4.000 homens com idade inferior a 25 anos), mas com conseqüências potencialmente importantes. A adolescência é o período de maior risco (15-16 anos), embora possa ocorrer em recém-nascidos e adultos.

Os testículos são alimentadas por vasos sanguíneos, juntamente com nervos e dutos que transportam o esperma (deferência), passa pelo cordão espermático a partir da cavidade abdominal para o escroto. Os testículos estão ancoradas em  no escroto e em casos raros, existe a  torção (gira sobre seu eixo longitudinal), de modo que pode ser bloqueado o fluxo de sangue aos testículos, primeiro na veias e mais tarde, as artérias, o que pode comprometer a sobrevivência dos testículos.

Como você se sente quando sofre torção testicular?

Crianças com torção testicular tem uma súbita dor e inchaço do escroto. O testículo começa a doer intensamente, de modo que  causa até mesmo náuseas e vômitos. Devemos distingui-lo de uma infecção testicular (orquioepididimitis aguda), que pode produzir sintomas semelhantes, pois em caso de dúvida de uma torção, é essencial para implementar o tratamento urgente.

O diagnóstico é mais difícil em recém-nascidos, uma vez que só pode aparecer como uma massa no escroto com poucos sintomas acompanhantes.

Como a torção testicular é diagnosticada?

Sintomas e exploração são a chave para o diagnóstico. Em caso de dúvida, você pode solicitar uma ultra-sonografia doppler do escroto, para nos dizer se a oferta arterial está presente nos testículos. No entanto, é aconselhável em caso de dúvida  a exploração cirúrgica.

Como é o tratamento para a torção testicular?

O tratamento recomendado é a cirurgia imediata. Esta deve idealmente, ser inferior a seis horas após o início da dor, para minimizar a probabilidade de que o testículo sofra um ferimento grave.

Através de uma pequena incisão no escroto (na maioria das vezes) ou na virilha, o testículo é acessado e verificado se há torção. Uma vez que é uma intervenção de curto prazo com um risco muito baixo, é aconselhável realizar em caso de dúvida sobre o diagnóstico, uma vez que um atraso de mais de 24 horas pode até resultar na perda do testículo. No caso de você verificar o torque, ele é removido, e a circulação de sangue para os testículos volta ao normal. Para evitar que a torção ocorra novamente, os testículos são costurados (fixação testicular) para o interior do escroto. É conveniente fixar o outro testículo no mesmo procedimento cirúrgico.

Antes da operação, a técnica de destorção manual pode ser tentada, o que só é eficaz em um em cada cinco pacientes e muitas vezes requerem medicação para dor ou sedação do paciente.

Nos casos em que tem obstrução do fluxo de sangue por um período prolongado, pode ser necessário até mesmo a remoção do testículo. A operação é chamada de orquiectomia. Se apenas um testículo é removido, a capacidade reprodutiva não é afetada, bem como a produção de testosterona (o hormônio masculino principal). Nestes casos, considere a colocação de uma prótese (implante) no testículo, para restaurar a imagem do corpo.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
É necessário avaliar realmente o que ocorreu.
Retorne a seu urologista

Depende de como foi sua cirurgia. Se não tiver complicações, talvez em 15 dias já possa. Mas melhor consultar seu cirurgião. Melhoras

Dr. Ézer Amoras Melo
Urologista
São Paulo
Os fios utilizados em pontos na região escrotal são os ditos absorvíveis, dependendo do tipo utilizado por levar até 3 semanas para serem totalmente absorvidos pelo organismo.

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Sim. É normal ficar endurecido, deve melhorar ao longo do tempo. Mantenha o curativo diário e retorne para a retirada dos pontos.
Sucesso

Dr. Ézer Amoras Melo
Urologista
São Paulo
Estou de acordo com a resposta do colega. Esse pode ser somente um evento relacionado ao processo de cicatrização tecidual. Convém ficar vigilante principalmente ao aparecimento de febre ou dor…

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
O ideal é realizar uma avaliação quanto a secreção. Se tiver o aspecto purulento o ideal é entrar em contato com o urologista assistente.
Sucesso

Dr. Bruno Benigno
Urologista, Cirurgião geral
São Paulo
A alteração de sensibilidade (frequentemente dor ou desconforto) pode ocorrer após procedimentos cirurgicos como o seu. Entretanto, costumam ser passageiros e respondem aos analgésicos.
Caso…

Após o procedimento cirúrgico é normal que o testículo fique um pouco maior. A inflamação decorrente tanto da torção quanto da cirurgia causam edema (inchaço) no local.
Isso se resolve…

Muito provavelmente isso não tem relação com o quadro que ele apresentou há dois anos.
O ideal é uma nova avaliação médica, de preferência com um Uropediatra.