Torção testicular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é a torção testicular?

A torção testicular é um problema que ocorre com pouca freqüência (1 em 4.000 homens com idade inferior a 25 anos), mas com conseqüências potencialmente importantes. A adolescência é o período de maior risco (15-16 anos), embora possa ocorrer em recém-nascidos e adultos.

Os testículos são alimentadas por vasos sanguíneos, juntamente com nervos e dutos que transportam o esperma (deferência), passa pelo cordão espermático a partir da cavidade abdominal para o escroto. Os testículos estão ancoradas em  no escroto e em casos raros, existe a  torção (gira sobre seu eixo longitudinal), de modo que pode ser bloqueado o fluxo de sangue aos testículos, primeiro na veias e mais tarde, as artérias, o que pode comprometer a sobrevivência dos testículos.

Como você se sente quando sofre torção testicular?

Crianças com torção testicular tem uma súbita dor e inchaço do escroto. O testículo começa a doer intensamente, de modo que  causa até mesmo náuseas e vômitos. Devemos distingui-lo de uma infecção testicular (orquioepididimitis aguda), que pode produzir sintomas semelhantes, pois em caso de dúvida de uma torção, é essencial para implementar o tratamento urgente.

O diagnóstico é mais difícil em recém-nascidos, uma vez que só pode aparecer como uma massa no escroto com poucos sintomas acompanhantes.

Como a torção testicular é diagnosticada?

Sintomas e exploração são a chave para o diagnóstico. Em caso de dúvida, você pode solicitar uma ultra-sonografia doppler do escroto, para nos dizer se a oferta arterial está presente nos testículos. No entanto, é aconselhável em caso de dúvida  a exploração cirúrgica.

Como é o tratamento para a torção testicular?

O tratamento recomendado é a cirurgia imediata. Esta deve idealmente, ser inferior a seis horas após o início da dor, para minimizar a probabilidade de que o testículo sofra um ferimento grave.

Através de uma pequena incisão no escroto (na maioria das vezes) ou na virilha, o testículo é acessado e verificado se há torção. Uma vez que é uma intervenção de curto prazo com um risco muito baixo, é aconselhável realizar em caso de dúvida sobre o diagnóstico, uma vez que um atraso de mais de 24 horas pode até resultar na perda do testículo. No caso de você verificar o torque, ele é removido, e a circulação de sangue para os testículos volta ao normal. Para evitar que a torção ocorra novamente, os testículos são costurados (fixação testicular) para o interior do escroto. É conveniente fixar o outro testículo no mesmo procedimento cirúrgico.

Antes da operação, a técnica de destorção manual pode ser tentada, o que só é eficaz em um em cada cinco pacientes e muitas vezes requerem medicação para dor ou sedação do paciente.

Nos casos em que tem obstrução do fluxo de sangue por um período prolongado, pode ser necessário até mesmo a remoção do testículo. A operação é chamada de orquiectomia. Se apenas um testículo é removido, a capacidade reprodutiva não é afetada, bem como a produção de testosterona (o hormônio masculino principal). Nestes casos, considere a colocação de uma prótese (implante) no testículo, para restaurar a imagem do corpo.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - torção testicular

Satyro Gil de Souza Neto

Satyro Gil de Souza Neto

Urologista

Natal

Eduardo Velasques

Eduardo Velasques

Urologista

Natal

Domingos Bica

Domingos Bica

Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Gilson José Lima

Gilson José Lima

Urologista

Uberaba

Carolina Lanzanova Duré

Carolina Lanzanova Duré

Cirurgião pediátrico, Cirurgião geral

Santa Cruz Do Sul

Lawrence Pascoal Junqueira

Lawrence Pascoal Junqueira

Urologista

Itajubá

Perguntas sobre Torção testicular

Nossos especialistas responderam a 447 perguntas sobre Torção testicular

O prazop de recuperação deve ser respeitado de acordo com as orientações do médico que o operou. abraço
1 respostas

Olá
É necessário fixar o outro testiculo para evitar a torção
Att
Dr Alexandre
2 respostas

Procure o Urologista que fez o seu procedimento, que ele poderá te esclarecer melhor a sua dúvida. O tempo para reiniciar atividades físicas, sexo ou masturbação é individualizado para cada paciente…
1 respostas

Quais profissionais tratam Torção testicular?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.