Oi, tudo bem? Essa é uma ótima pergunta — e mostra um olhar mais cuidadoso sobre o tema. Quando falamos em características “secundárias” do Transtorno do Espectro Autista (TEA), estamos nos referindo…
Oi, tudo bem? Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) envolvem um conjunto de características que variam muito de pessoa para pessoa — por isso se usa o termo “espectro”. Em geral, essas características…
Olá, tudo bem? Quando falamos em autismo leve — ou, como a literatura atual costuma chamar, Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1 de suporte — estamos nos referindo a pessoas que apresentam…
Oi, tudo bem? A sensibilização auditiva no Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma das manifestações mais comuns de diferença no processamento sensorial. Ela acontece quando o cérebro percebe…
Oi, tudo bem? A aprendizagem baseada em brincadeiras é uma das formas mais eficazes e naturais de estimular o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela parte da…
Olá, tudo bem? A resistência a mudanças no Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um traço muito característico e está ligada à necessidade de previsibilidade e segurança que o cérebro autista…
Oi, tudo bem? O termo script de linguagem se refere a frases ou expressões repetidas que a pessoa utiliza como se fossem “roteiros prontos” de comunicação. No Transtorno do Espectro Autista (TEA),…
Olá, tudo bem? O transtorno de processamento sensorial é uma condição em que o cérebro tem dificuldade para organizar e responder de forma adequada às informações que chegam pelos sentidos —…
Oi, tudo bem? A hiperatividade em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é apenas um “excesso de energia”, como às vezes se imagina. Na verdade, ela está mais relacionada à dificuldade…
Olá, tudo bem? A imitação motora é uma habilidade fundamental no desenvolvimento humano e tem um papel especialmente importante no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela envolve…