Como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o desenvolvimento cognitivo?

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Como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o desenvolvimento cognitivo?
O TEA afeta o desenvolvimento cognitivo ao gerar diferenças na atenção, memória, linguagem, raciocínio e cognição social. Isso pode levar a fortes habilidades em áreas específicas, como detalhes e lógica, mas também a dificuldades em flexibilizar o pensamento, compreender contextos sociais e generalizar aprendizados.

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 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? Sua pergunta abre uma porta importante, porque falar sobre desenvolvimento cognitivo no TEA não é falar de atraso obrigatório, e sim de um modo diferente de organizar, priorizar e interpretar as informações desde muito cedo. Quando entendemos isso, fica mais fácil olhar para o desenvolvimento como um percurso singular, e não como uma comparação constante com padrões neurotípicos.

Em muitas crianças no espectro, o cérebro parece desenvolver áreas de forma desigual, com algumas habilidades surgindo mais cedo e outras precisando de mais tempo e apoio. Há quem tenha um raciocínio lógico extremamente refinado desde pequena e, ao mesmo tempo, encontre mais desafios em funções que exigem flexibilidade, leitura de sinais sociais ou adaptação rápida a mudanças. É como se o desenvolvimento acontecesse em ilhas: algumas muito amadurecidas, outras ainda construindo pontes para se conectar. Como você percebe esse movimento no cotidiano da criança ou da pessoa que tem despertado a sua curiosidade? Há habilidades que parecem avançar rápido e outras que caminham em um ritmo próprio?

Outro fator importante é como o processamento sensorial influencia o pensamento. Para algumas pessoas autistas, o corpo precisa trabalhar mais para filtrar estímulos, e isso consome energia cognitiva. Em um ambiente caótico, uma parte do cérebro fica ocupada demais tentando organizar o excesso de informações, o que pode dificultar o aprendizado, a atenção ou a compreensão de nuances sociais. Talvez seja interessante observar como a pessoa se comporta em ambientes mais estruturados. O que muda na forma como ela aprende ou se relaciona quando não está sobrecarregada sensorialmente? Em quais situações parece mais fácil acessar o que ela sabe?

Essas diferenças no desenvolvimento não são falhas, mas trajetórias alternativas. Com apoio adequado, previsibilidade, ambientes ajustados e intervenções bem planejadas, o potencial cognitivo pode se expressar com muito mais liberdade. E entender esse funcionamento único costuma aliviar a ansiedade dos cuidadores e favorecer a autonomia da criança. Quando sentir que é o momento, podemos conversar com calma sobre como apoiar esse desenvolvimento de forma respeitosa e personalizada. Caso precise, estou à disposição.

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