O que é?

Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas que se desenvolvem embaixo da pele. Com o volume aumentado, tornam-se tortuosas e alongadas com o passar do tempo. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser consideradas pequenas, médias ou de grande calibre. As veias mais atingidas por esse problemas ficam nos pés, pernas e coxas com a possibilidade de apresentar coloração vermelhada ou arroxeada. Algumas levam a problemas mais graves, mas a maioria causa apenas preocupações estéticas a seus portadores.

Qual é a causa?

Hereditariedade, envelhecimento e obesidade são as principais causas apontadas para formação de varizes. Nas mulheres, onde o problema é mais comum, a gravidez e a menopausa também são apontadas como fator desencadeador das varizes. Alguns outros fatores são apontados como contribuidores para o aparecimento das varizes: traumatismo nas pernas, temperatura (exposição ao calor por tempo prolongado), tabagismo e uso de pílulas anticoncepcionais. As varizes são formadas por desgaste no sistema circulatório. O coração envia o sangue, através das artérias, para todo o corpo. Cabe às veias mandar o sangue de volta ao coração para manter o sistema funcionando. Essa função é executada pelas válvulas venosas, que direcionam o sangue para cima. Quando funcionam normalmente, essas válvulas se abrem para o sangue descer. Quando ele segue em direção ao coração, elas se fecham para evitar o refluxo. Com o passar do tempo, essas válvulas podem apresentar problemas em algumas pessoas levando as veias a perder elasticidade. Com isso, as válvulas se dilatam e não se fecham mais de forma eficiente. Por isso, o sangue passa a refluir e fica parado nas veias. Isso provoca mais dilatação e refluxo levando à formação das varizes.

Quais os sintomas?

Na grande maioria das vezes, a maior queixa das pessoas é em relação à estética. As manchas roxas ou avermelhadas formadas as incomodam. Porém, alguns outros sintomas são relatados: - queimação nas pernas e planta dos pés- inchaço, especialmente nos tornozelos - coceira-sensação de cansaço nas pernas- sensação de peso nas pernas - pernas inquietas (que não param de se mover)- câimbras

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar as varizes. Para fazer uma avaliação do refluxo venoso, pode ser realizado um exame chamado ecodopller venoso.

Qual o tratamento?

Há várias maneiras de tratamento das varizes. A escleroterapia química é um deles. É mais utilizada para as varizes de pequeno calibre. Ela consiste na aplicação de injeções com substâncias esclerosantes. Essas substâncias entopem as veias com problemas e mandam o sangue para as veias que funcionam perfeitamente. Como as varizes podem trazer complicações futuras como a formação de edemas, dermatites, pigmentações, endurecimento da pele, úlceras varicosas e tromboflebites (inflamação na parede da veia com formação de coágulo), a cirurgia é a outra opção. Normalmente a cirurgia de varizes é realizada sem internação hospitalar. Uma terceira opção seria a utilização de aparelhos de raio laser. Porém, a técnica ainda está em desenvolvimento e não substitui a escleroterapia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá!
O tratamento de varizes de membros inferiores , quando cirúrgico, pode ser realizado utilizando o laser ou mesmo a radiofrequência.
A técnica utilizada depende de alguns aspectos…

Além da cirurgia convencional podemos tratar alguns vasos por procedimento de escleroterapia (aplicações). O tratamento prioriza vasos de menor calibre e consiste na injeção de substâncias líquidas…

ola,
se a presença de varizes lhe incomoda em apenas um membro não é necessário operar o outro.

O ideal é procurar um médico especialista para avaliar adequadamente o seu caso. Se seu caso foi cirurgia para tratamento de varizes há sim possibilidade de retorno dos sintomas e até mesmo a…

Se você está falando do endolaser para o tratamento de safena, sim. Na verdade é a melhor opção atualmente pela literatura médica. Já o laser transdermico não teria nenhuma indicação.
Outra…

Sim, dependendo da causa para as varizes pélvicas. É preciso investigar duas hipóteses diagnósticas. São elas a síndrome de May-Thurner, e a síndrome de quebra nozes.
O doppler venoso pode…

Boa tarde!
A prática da atividade física é benéfica para os pacientes portadores de varizes, é necessário passar por uma avaliação médica para acompanhar essas varizes, mas a atividade…

A oclusão arterial aguda é um evento grave e se não tratado a tempo pode causar complicações, perda de membros e até a morte. Supondo que seu problema comprometeu os membros inferiores e a cirurgia…

Boa noite Na cirurgia Vascular de Safenas devem ser retiradas as veias dilatadas que são secundárias. Muitas vezes elas não estão visíveis. Procure seu médico e faça uma avaliação.

Boa noite. Geralmente a cirurgia convencional com retirada total da Veia Safena Magna produz um inchaço que pode levar de 6 meses a um ano , para sua solução, enquanto o tratamento com Laser…