O que é?

Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas que se desenvolvem embaixo da pele. Com o volume aumentado, tornam-se tortuosas e alongadas com o passar do tempo. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser consideradas pequenas, médias ou de grande calibre. As veias mais atingidas por esse problemas ficam nos pés, pernas e coxas com a possibilidade de apresentar coloração vermelhada ou arroxeada. Algumas levam a problemas mais graves, mas a maioria causa apenas preocupações estéticas a seus portadores.

Qual é a causa?

Hereditariedade, envelhecimento e obesidade são as principais causas apontadas para formação de varizes. Nas mulheres, onde o problema é mais comum, a gravidez e a menopausa também são apontadas como fator desencadeador das varizes. Alguns outros fatores são apontados como contribuidores para o aparecimento das varizes: traumatismo nas pernas, temperatura (exposição ao calor por tempo prolongado), tabagismo e uso de pílulas anticoncepcionais. As varizes são formadas por desgaste no sistema circulatório. O coração envia o sangue, através das artérias, para todo o corpo. Cabe às veias mandar o sangue de volta ao coração para manter o sistema funcionando. Essa função é executada pelas válvulas venosas, que direcionam o sangue para cima. Quando funcionam normalmente, essas válvulas se abrem para o sangue descer. Quando ele segue em direção ao coração, elas se fecham para evitar o refluxo. Com o passar do tempo, essas válvulas podem apresentar problemas em algumas pessoas levando as veias a perder elasticidade. Com isso, as válvulas se dilatam e não se fecham mais de forma eficiente. Por isso, o sangue passa a refluir e fica parado nas veias. Isso provoca mais dilatação e refluxo levando à formação das varizes.

Quais os sintomas?

Na grande maioria das vezes, a maior queixa das pessoas é em relação à estética. As manchas roxas ou avermelhadas formadas as incomodam. Porém, alguns outros sintomas são relatados: - queimação nas pernas e planta dos pés- inchaço, especialmente nos tornozelos - coceira-sensação de cansaço nas pernas- sensação de peso nas pernas - pernas inquietas (que não param de se mover)- câimbras

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar as varizes. Para fazer uma avaliação do refluxo venoso, pode ser realizado um exame chamado ecodopller venoso.

Qual o tratamento?

Há várias maneiras de tratamento das varizes. A escleroterapia química é um deles. É mais utilizada para as varizes de pequeno calibre. Ela consiste na aplicação de injeções com substâncias esclerosantes. Essas substâncias entopem as veias com problemas e mandam o sangue para as veias que funcionam perfeitamente. Como as varizes podem trazer complicações futuras como a formação de edemas, dermatites, pigmentações, endurecimento da pele, úlceras varicosas e tromboflebites (inflamação na parede da veia com formação de coágulo), a cirurgia é a outra opção. Normalmente a cirurgia de varizes é realizada sem internação hospitalar. Uma terceira opção seria a utilização de aparelhos de raio laser. Porém, a técnica ainda está em desenvolvimento e não substitui a escleroterapia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Prof. Alexandre Campos Moraes Amato
Cirurgião vascular
São Paulo
Primeira coisa é passar com o cirurgião vascular ou angiologista, para certificar-se do problema e qual o grau de comprometimento. Ele vai te explicar todos os passos necessários para a prevenção.

Dr. Adaylton Aragão Correia
Angiologista, Cirurgião vascular
Fortaleza
A cicatrização é um processo natural do corpo humano. No entanto, para que aconteça de forma eficiente é necessário que haja adequadas condições locais (da região da ferida) e sistêmicas (dos…

Dr. Carlos Eduardo de Freitas Jorge
Angiologista, Especialista em medicina estética
Belo Horizonte
Os sintomas de queimação e dores nas pernas podem ter outras origens. Procure o angiologista novamente pois mesmo tendo sido operada vc pode manter refluxo em safenas, por exemplo, ou ainda ter…

Dr. Carlos Eduardo de Freitas Jorge
Angiologista, Especialista em medicina estética
Belo Horizonte
Muito provavelmente não, estes achados não se relacionam com Trombose. E, sua cirurgia de 2008 não tem relação com nenhum evento de trombose q por ventura possa ter.
Recomendo outra avaliação…

Dr. Rodrigo Macedo
Angiologista, Cirurgião vascular
Curitiba
Não. O que foi retirado não volta. O que acontece é que novas veias se tornam dilatadas e aparecem novas varizes com o passar do tempo.

Dr. Eric Teixeira Gaigher
Angiologista, Cirurgião vascular
Vitória
O uso de anticoncepcional oral ou injetável não contra indica cirurgia, contudo o uso dos mesmos configura-se como um dos fatores de risco para trombose venosa profunda quando associado ao porte…

Dra. Ana Paula Rodrigues
Cirurgião vascular
Santo André, SP
Verificar primeiramente as causas de edema/inchaco , se vascular(venoso, linfatico pos trombose pos infeccao), se renal, cardiaco, desnutricao, tireoidiano etc. No caso do diabetes alguns medicamentos…

Dra. Ana Paula Rodrigues
Cirurgião vascular
Santo André, SP
As pacientes com varizes , principalmente, no seu caso , grossas , apresentam dores , queimacao ,inchaco e maior probabilidade de flebites (inflamacao ), edema /inchaco linfatico associado .…

Dr. Adaylton Aragão Correia
Angiologista, Cirurgião vascular
Fortaleza
Várias são as causas de edema dos tornozelos (insuficiência venosa, insuficiência linfática, inflamatório, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, insuficiência hepática, medicamentosa,…