Eduardo Zaidhaft

Psicanalista, Psicólogo mais

Rio de Janeiro 1 endereço

Número de registro: CRP RJ 05/49645

1 opinião

Experiência

>>>> PARA MARCAR CONSULTA LIGUE PARA MEU TELEFONE CELULAR (Whatsapp 99996-0996) <<<<<<<<

Meu interesse nas áreas da Psicologia Clínica, Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise iniciou ao longo de minha graduação e cresceu em minha passagem pelo Instituto de Psiquiatria e em meu mestrado no Instituto de Medicina Social. Minha atividade como docente de Psicologia Médica e minha relação com as Ciências Humanas e Saúde Coletiva me permitem cotidianamente multiplicar o conhecimento das humanidades e o engajamento de novas pessoas na área da Saúde.

Hoje atuo como Psicoterapeuta e Psicanalista em consultório particular (Membro Provisório da SBPRJ) no bairro de Ipanema e sou Professor do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá nas disciplinas de Psicologia Médica I, Seminário Integrado V - Saúde Coletiva e Seminário Integrado VIII - Saúde Mental. Sou doutorando em Psicologia Clínica na PUC-Rio e Mestre pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Além disso, realizei Residência Multiprofissional em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ e Especialização em Psicanálise e Contemporaneidade pela PUC-Rio.

Atualmente, em minha pesquisa acadêmica, trabalho principalmente com os seguintes temas: psicanálise, natureza e cultura; psicopatologia, saúde mental e saúde coletiva; história e filosofia das ciências da saúde; teorias da subjetividade e história dos processos de subjetivação; emergência da vida, da mente e da linguagem; sociedade, psicologia clínica e inteligência artificial;


Histórico profissional:


• Membro Provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ/FEBRAPSI/IPA/2022-)

• Professor do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá (MED/UNESA/2021-)

• Doutorando em Psicologia Clínica (PSI/PUC-Rio/2021-)

• Mestre em Saúde Coletiva (IMS/UERJ/2020)

• Especialista (Residência Multiprofissional) em Saúde Mental (IPUB/UFRJ/2018)

• Especialista em Psicanálise e Contemporaneidade (CCE/PUC-Rio/2018)

• Certificado em cursos de psicoterapia de adultos e de psicoterapia de crianças e família (Tavistock and
Portman NHS Foundation Trust/2017)

• Psicólogo (PSI/PUC-Rio/2016)

Tenho prática no tratamento psicológico direcionado a perturbações mentais, como transtornos do humor, depressões, síndromes ansiosas, TOC, pânico, compulsões, transtorno de personalidade borderline, esquizofrenias e aqueles relativos à dependência de álcool e outras drogas. Da mesma forma, atendo clientes que não propriamente têm uma patologia psiquiátrica específica, mas que de todo modo veem na psicoterapia uma forma de lidarem com seu sofrimento, seja de qual ordem for.

Do meu ponto de vista, a confiança formada pelo vínculo com o psicoterapeuta é o elemento-chave para um processo em favor do bem-estar, da autonomia e da vivência criativa daquele que procura por cuidado. Trabalho sob orientação psicanalítica, adaptando minha metodologia conforme a demanda da pessoa que busca por tratamento, de acordo com a ideia de que é ela o protagonista do cuidado.
mais Sobre mim

Abordagem terapêutica

Psicoterapia

Experiência em:

  • Psicanálise contemporânea
  • Freudiana
  • Psicoterapia individual
  • Psicologia clínica
  • Psicanálise com adultos
  • Psicopatologia e saúde pública
  • Emergências psicológicas
Mostrar mais detalhes

Planos de saúde aceitos

Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!

Consultório

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório particular

Rua Visconde de Pirajá, 547, Ipanema, Rio de Janeiro 22470-900

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Serviços e preços

  • Primeira consulta psicanálise


  • Primeira consulta psicologia


  • Retorno de consulta psicologia


  • Avaliação Psicossocial


  • Psicanálise


1 opinião

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • M

    Excelente profissional. Sessão acolhedora e de muito ajuda. Me senti bastante a vontade e o trabalho logo apontou questões significativas para mim.

     • Consultório particular Consulta Psicanalista  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

1 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Síndrome de asperger

Meu filho tem 22 anos, foi diagnosticado aos 12 anos como portador de Síndrome de Asperger. Aos 14 anos , em 2010, foi internado com anorexia. Se recuperou mas nos anos seguintes teve outras crises de anorexia precisando usar sonda alimentar durante a internação. Ele ainda não tem diagnóstico de uma comorbidade relacionada a Síndrome de Asperger. Vocês conhecem algum outro caso de Síndrome de Asperger com anorexia?

Já tive contato com quadro como esse.
Por um lado, é possível se refletir que a anorexia pode ser um traço oriundo tanto da fixação em uma certa tarefa, como não raro pacientes diagnosticados com Asperger o fazem, como do distanciamento social típico da condição. Por outro, é preciso se sublinhar que, de acordo com a principal compreensão vigente sobre o assunto, é considerado que os diagnósticos que se ligam ao autismo devem ser vistos como um espectro, o que é válido, assim, em relação à síndrome de Asperger também. Esse quadro é, como praticamente todo diagnóstico psiquiátrico deve ser, uma condição em relação ao qual o contato clínico interpessoal é o único capaz de prover os recursos necessário para se compreendê-lo adequadamente, assim como a possível associação entre as duas condições mentais. Nesse sentido, é por via do foco sobre experiência singular de seu filho que um profissional capacitado pode ajudá-lo a atingir uma melhor qualidade de vida.

 Eduardo Zaidhaft

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes