Hudson A. R. Bonomo

Psicanalista mais

Aceita apenas pacientes privados

19 opiniões

Experiência

Psicanalista e doutorando em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida-RJ. É professor, supervisor clínico e coordenador acadêmico na Pós-graduação em Teoria e Clínica Psicanalítica da Universidade Santa Úrsula-RJ onde ministra as disciplinas de Psicopatologia e Ética Psicanalítica lacaniana. Membro Associado da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (SPID). É autor dos livros Jovem Psicanalista: Desafios e Reflexões (2010) e A psicanálise em tempos de tecnocultura: aporias em um novo tempo (2019).
mais Sobre mim
  • Reconhecimento pela performance e engajamento na Doctoralia, tornando a experiência em saúde mais humana.

Experiência em:

  • Psicanálise lacaniana
  • Freudiana
  • Psicanálise com adultos

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Consultório

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Tipos de pacientes aceitos

  • Pacientes particulares (sem convênio)

Serviços e preços

  • Primeira consulta psicanálise

    Consultar valores

  • Retorno de consultas Psicanálise

    Consultar valores

  • Teleconsulta

    Consultar valores

Artigos

Depressão

Se a medicina tende a oferecer respostas quase que automáticas, na forma de tentar medicar o mal-estar e a dor de existir; que devem ser eliminados a qualquer custo – como se isso fosse possível –, a psicanálise convida o sujeito a falar, fazendo vigorar a falta. A psicanálise ocupa, na atualidade, um lugar ímpar: acena com o caminho do desejo como o melhor remédio para tratar da angústia que é inerente ao ser humano. Pois, como já nos dizia Lacan (1962-63, p.115), “o melhor remédio para a angústia é o desejo”.


Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva

As obsessões são definidas como pensamentos ego-distônicos recorrentes, enquanto as compulsões são ações que devem ser feitas para alívio da ansiedade. As queixas dos pacientes situam-se em cinco categorias: 1) rituais envolvendo checagem; 2) rituais envolvendo limpeza; 3) pensamentos obsessivos não acompanhados por compulsões; 4) lentidão obsessiva e 5) rituais mistos. O transtorno obsessivo-compulsivo é frequentemente complicado por depressão e sério prejuízo no funcionamento ocupacional e social, de forma que os membros da família e os que trabalham com estes pacientes podem também sofrer repercussão da doença. Responde bem à psicanálise e à psicoterapia orientada para o insight.


Terapia de Casal

Cada vez mais casais procuram tratamento, alegando como principais motivos manifestos problemas na comunicação e na sexualidade, problemas com os filhos e, mais frequentemente, a deterioração gradativa do casamento em função do desequilíbrio causado pela emancipação da mulher nem sempre bem entendido pelo cônjuge e nem por ela mesma. A difusão da terapia individual, abrangendo cada vez um número maior de indivíduos, que pode causar uma ruptura no equilíbrio neurótico da dupla conjugal quando um deles não acompanha a mudança e o crescimento emocional do outro. A consciência sobre a existência de conflitos conjugais é indispensável para a indicação da terapia de casal.


Transtorno do pânico

Nós somos seres desamparados. Não há garantia absoluta de nada na vida. Podemos morrer a qualquer momento, mas nem por isso deixamos de viver o cotidiano. Levar o paciente a se implicar no seu sofrimento, a se questionar sobre o que acontece com ele, a falar, a procurar dar sentido, a partir da sua história, ao que parece não ter sentido: os ataques súbitos de pânico. No tratamento psicanalítico procura-se criar com o paciente condições para que ele possa subjetivar a condição de desamparo.


Transtornos do humor

No final do século XIX, Freud diagnosticou que toda sociedade era neurótica, hoje em pleno século XXI, diagnosticamos que o transtorno do humor tornou-se a condição existencial do homem contemporâneo. há uma relação análoga entre idéias antagônicas e o transtorno de humor. A fragmentação da mente em desejos opostos pode ser comparado aos indivíduos que vivem entre a mania e depressão. A indecisão, a dúvida, as escolhas mal feitas, os compromissos não compridos ou indesejáveis geram angústia, que por fim, desenvolvem estados de ansiedade e excitação ou estados desânimo e depressão.


Psicanálise

A psicanálise se diferencia das outras psicoterapias por ser um método de investigação das causas inconscientes, enquanto outras correntes psicoterápicas se orientam por aspectos comportamentais e conscientes. É uma longa caminhada, mas justamente por esse motivo que quando se obtém sucesso, é algo transformador. A psicanálise lida com o que há de mais subjetivo.

Veja todos os artigos

19 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • E

    Fiquei muito satisfeito em relação ao atendimento do Hudson. Excelente profissional,bem atento, nos houve e nos explica tudo com muita clareza e o tratamento esta sendo eficaz!

     • Local: outro lugar Outro

  • S

    A entrevista fluiu bem, pois senti uma boa receptividade e acolhimento. O profissional demonstrou conhecimento, desta forma aceitei o proposto como possibilidade de futuro atendimento.

     • Local: Telemedicina Teleconsulta

    Hudson A. R. Bonomo

    Obrigado!


  • A

    Eu soube do trabalho do Dr Hudson por uma amiga admirável pela sua formação e profissionalismo.
    Ela se referiu ao Dr Hudson como o seu guru na psicologia.
    Eu não sou conhecedor da área, por isto eu simplesmente confiei na indicação.
    Posso dizer que ele superou em muito as minhas maiores expectativas.
    O Dr Hudson é um ouvinte atento a cada detalhe dos meus relatos, ele faz ligações inteligentes entre tópicos que eu considerava desconexos e expõe conceitos técnicos com uma didática brilhante.
    Sim, eu indico o trabalho do Dr Hudson para você que pretende resignificar as sua vida ou simplesmente observar a si próprio de uma maneira mais empática.

     • Local: Telemedicina Teleconsulta

    Hudson A. R. Bonomo

    Obrigado pela confiança!


  • C

    Nesta primeira consulta consegui ter certeza de que a psicanálise irá me ajudar profundamente. Dr. Hudson é um ótimo profissional e acredito no bem que ele proporciona aos seus pacientes.

     • Local: Telemedicina Primeira consulta psicanálise

    Hudson A. R. Bonomo

    Obrigado!


  • P

    Por ser a primeira consulta conseguiu transmitir segurança, e com a explicação bem detalhada fez com que indicasse o caminho que decorreria a consulta.

     • Local: Telemedicina Teleconsulta

    Hudson A. R. Bonomo

    Obrigado!


  • M

    Um analista incrível!
    Venho de uma jornada de tentativas de psicoterapia em algumas abordagens ao longo de 13 anos e foi um divisor de águas iniciar análise com o Hudson. O ganho de consciência, os insights em apenas 7 meses me faz perceber o quanto foi uma aposta certa no meu processo evolutivo pessoal e profissional. Sou fã do meu analista e sou grata por seguir comigo na minha jornada.

     • Local: Telemedicina Retorno de consultas Psicanálise

    Hudson A. R. Bonomo

    Obrigado pelas palavras gentis!


  • A

    A minha palavra para expressar a minha experiência é gratidão! Minha vida se transformou a partir do momento que comecei minhas análises com esse Grande Profissional! Obrigada Hudson, continue assim com tanta dedicação, amor, seriedade, profissionalismo, e essa maneira tão rica que expressa tantos conhecimentos.

     • Local: Telemedicina Retorno de consultas Psicanálise

    Hudson A. R. Bonomo

    Obrigado pela consideração Aline!


  • D

    Atendimento agradável, me senti confortável para expor tudo o que estava me afligindo. O psicanalista me orientou e foi uma ótima experiência.

     • Local: Psicanalista Hudson A. R. Bonomo Primeira consulta psicanálise

    Hudson A. R. Bonomo

    Obrigado!


  • V

    Um profissional com amor pela profissão e um grande conhecimento do assunto
    Tem todas as qualidades necessárias para prestar a ajuda necessária aos seus analisantes
    Excelente !!!

     • Local: Telemedicina Retorno de consultas Psicanálise

    Hudson A. R. Bonomo

    Obrigado!


  • M

    HUDSON, é um profissional competente que eu consulto com muita seriedade e recomendo para quem precisa de cuidados com sua saúde emocional.Ele tem objetividade e senso de responsabilidade já que trata de seres humanos que necessitam de ajuda.

     • Local: Psicanalista Hudson A. R. Bonomo Consulta em psicanálise online

    Hudson A. R. Bonomo

    Obrigado!


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

32 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Ansiedade pode causar espasmos nos dedos dos pés?comecei a desenvolver movimentos involuntários nos dedos dos pés, é normal isso?

Freud apresenta a ansiedade de três formas: a real (medo de atravessar uma grande avenida com carros em movimento), a moral (medo de ser punido por fazer o que está pensando em fazer) e a neurótica (medo inconsciente, onde o objeto é desconhecido). A última é que pode levar a uma conversão em sintomas no corpo, inclusive os movimentos que cita. A questão é que se o objeto é desconhecido, o que fazer? Recomendo que a busca por entender inicie-se com uma simples questão: o que eu desejo fazer que eu não me sinto preparado para realizar? A partir daí, aparecendo ou não resposta procure um profissional psi para conversar sobre a resposta ou o "não sei".

 Hudson A. R. Bonomo

Pergunta sobre Psicoterapia

Como funciona uma sessão de terapia psicanalítica lacaniana?

Uma psicanálise lacaniana procura apresentar uma psicopatologia própria, que os quadros clínicos da medicina devem ser novamente escritos pelo método psicanalítico visando despsiquiatrizar e desbiologizar a psicanálise sem deixar de ser uma clínica. O diagnóstico não é de doença, de transtorno ou desvio moral, mas de formas de relacionar com o outro. O trabalho é feito a partir da linguagem (inconsciente está estrutura como uma linguagem) e a partir da livre associação do analisante (regra de ouro deixada por Freud), da rememoração e a reapropriação dos desejos com a finalidade de um espécie de reconstituição simbólica do desejo.

 Hudson A. R. Bonomo
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes