Dra. Iana Lavigne

Oftalmologista · Mais

Número de registro: CRM BA 22784 RQE Nº: 14068 CRM-RJ 52 112.523-0

Experiência

Olá! Eu sou Iana Lavigne, sou médica oftalmologista, especialista em Córnea e Catarata.

Atualmente, atendo no Hospital de Olhos ELCLIN em Ilhéus/BA e no Barra Eye Clinic, Rio de Janeiro/RJ.
E realizo, semanalmente, cirurgias de catarata, pterígio e procedimentos de córnea.

Tenho compromisso em tratar meus pacientes, de todas as idades, com respeito, atenção, qualidade e acessibilidade, oferecendo avançadas tecnologias para diagnóstico e tratamento das diversas doenças oculares.

Breve síntese da minha formação em Oftalmologia:

∘ Residência Médica em Oftalmologia no Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC).

∘ Residência Médica em Transplante de Córnea e Doenças Externas Oculares na Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina - EPM/ UNIFESP).

∘ Títulos de Especialista em Oftalmologia pelo MEC, pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Associação Médica Brasileira (AMB)

∘Título de Especialista em Transplante de Córnea pelo MEC e Universidade Federal de São Paulo (EPM/ UNIFESP)

∘ Curso de Extensão e Atualização Científica em Óptica Cirúrgica (EPM/ UNIFESP) - (em andamento 2021)

∘ Experiência em Emergências Oftalmológicas pelo Pronto Socorro de Oftalmologia do Hospital São Paulo (UNIFESP) e do Hospital Geral do Estado (HGE) em Salvador.

∘ Membro de Sociedades Científicas [Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) / Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR) / Sociedade Brasileira de Córnea e Lentes de Contato (SOBLEC)]

∘ Participação em projetos voluntários de atendimento oftalmológico à população.

Sejam muito bem vindos!
mais Sobre mim

Experiência em:

  • Catarata
  • Ceratocone
  • Transplante de córnea
  • Córnea e doenças externas

Pacientes que trato

Adultos
Crianças

Serviços e preços

  • Teleconsulta

    R$ 250

Artigos

Conjuntivite

Inflamação da conjuntiva, membrana que reveste a parte branca do olho, pode ter várias causas: Conjuntivite Alérgica, Conjuntivite Viral (mais comum e contagiosa), Conjuntivite Bacteriana (menos comum que viral), Conjuntivites Tóxica e Química. Sintomas variam de intensidade e quantidade: olho vermelho, ardência, "coceira", sensação de areia, lacrimejamento, secreção, sensibilidade à luz. Sinais oculares diferentes e tratamentos específicos para cada tipo. Alívio dos sintomas: compressas frias e lubrificantes. Em todos os casos, o uso de lentes de contato deve ser suspenso. Prevenção: lavar as mãos (água+sabão), não tocar os olhos, não compartilhar lentes de contato, colírios ou maquiagem.


Glaucoma

Doença do nervo óptico e significativa causa de cegueira irreversível no mundo. O nervo óptico funciona como fio de fibra óptica levando imagens captadas pelo olho para o cérebro. Com aumento da pressão intraocular, há, silenciosa e progressivamente, danos irreversíveis ao “fio”. Mais comum depois de 40 anos, mas pode existir em qualquer idade. Fator de risco: familiar com glaucoma, etnia negra, alta miopia etc. No início, sem sintomas. A redução da visão ou cegueira total se dá em fase avançada. Ainda sem cura, diagnóstico precoce tem mais chance de controle. Na maioria das vezes, o glaucoma é controlado com colírios para pressão intraocular e, em casos específicos, com Laser ou cirurgia.


Terçol

"Terçol”, nome científico Hordéolo, é um abcesso, por inflamação e infecção, próximo aos cílios. Se a inflamação for nas glândulas (parte interna) forma um nódulo, o calázio. Dor, inchaço, vermelhidão e desconforto ao piscar; mas não representam gravidade. Duram de 7 a 10 dias ou até várias semanas, se internos. Pode surgir em qualquer idade, comuns em crianças e adolescentes pelas alterações hormonais. Compressas mornas e higiene dos cílios podem ajudar e, em alguns casos, colírios e pomadas. Pode haver drenagem espontânea de secreção. Em quadros mais graves, antibióticos via oral são indicados. O uso de lentes de contato deve ser suspenso durante o quadro.


Pterígio

É a popular “carne nos olhos”: membrana superficial (conjuntiva) que cresce lentamente sobre córnea para o centro da pupila. Se ainda não invade a córnea, chama-se pinguécula. Principal causa: exposição solar sem óculos com proteção UV. Sintomas variáveis: sem sintomas ou sensação de areia, ardência, distorções visuais, além de incômodo estético, e, em casos avançados, redução da visão por ocluir o eixo visual. É benigno. Uso de lubrificantes para alívio de sintomas, mas cirurgia é o tratamento definitivo. Técnica cirúrgica evoluiu muito, reduzindo o risco de recidiva, atualmente é feita com autotransplante de conjuntiva + cola biológica, sem a necessidade de dar ponto ou sutura.


Síndromes Do Olho Seco

Olho seco ocorre por lubrificação inadequada da superfície ocular por: evaporação excessiva da lágrima, quantidade insuficiente de lágrima ou ambas as situações. Causas: blefarites, idade avançada, menopausa/alterações hormonais, medicações, doenças autoimunes (Lúpus, Sjögren), uso prolongado de lentes de contato, algumas cirurgias oculares. Ar-condicionado e uso excessivo de telas digitais, clima seco, fumaça e vento podem aumentar a evaporação da lágrima. Sintomas: sensação de queimação, secura ou areia nos olhos, olho vermelho, embaçamento visual. Tratamento variável: lubrificantes (colírio, gel ou pomada), medicações, ômega-3 e, se grave, procedimentos cirúrgicos.


Conjuntivite Alérgica

Conjuntivites alérgicas causam inflamação por reação alérgica à exposição a alérgenos (substâncias que causam alergia); são muito comuns, mais em crianças e não são contagiosas. Sintomas (nos dois olhos): "coceira", olho vermelho, lacrimejamento, sensibilidade à luz, além de secreção e "inchaço" nas pálpebras. Tipos: Conjuntivite Alérgica Sazonal (Febre do feno), Conjuntivite Alérgica Perene, Conjuntivite Vernal, Conjuntivite Atópica, Conjuntivite Papilar Gigante. O quadro e características são diferentes em cada tipo, devemos identificá-lo para tratamento otimizado. Alergias não tratadas podem causar danos à visão, como cicatrizes, ceratocone e redução da visão e da qualidade de vida.

Veja todos os artigos

Consultório

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

11 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • M

    Mateus Melo Santana Marques

    Fui muito bem atendido, o meu problema foi resolvido com muita eficiência. Excelente proficional. Super recomendo

     • Hospital de Olhos ELCLIN Consulta Oftalmologia  • 

  • R

    Rodrigo Cirino

    Minha filha Maria Clara ficou encantada com a forma de condução da consulta. Conseguiu equilibrar o óculos e hoje está bem satisfeita com o resultado.

     • Hospital de Olhos ELCLIN Consulta Oftalmologia  • 

  • J

    jamile

    eu amei o atendimento com a minha filha e ater comigo mesma e uma otima oftomologista ta de parabens continue sempre essa profissional simpatica carismatica. e anteciosa que vc e muito obrigada

     • Hospital de Olhos ELCLIN Consulta Oftalmologia  • 

  • W

    WI

    Recebemos um atendimento excelente, desde o início na recepção fomos bem recebidos, a Dra. foi muito simpática e atenciosa durante toda a consulta, saímos super satisfeitos com o empenho e carinho. Agora é só aguardar os óculos novos.

     • Hospital de Olhos ELCLIN Consulta Oftalmologia  • 

  • M

    Margarida Lima

    Excelente profissional, simpática, gentil, cortês, atendimento nota mil
    Ahhh e ainda vale mencionar que cumpre rigorosamente o horário marcado.

     • Hospital de Olhos ELCLIN Consulta Oftalmologia  • 

  • C

    Caio

    Dra. Iana é bastante atenciosa e deu muitos muitos detalhes sobre os diagnósticos que fez. Excelente oftalmo!

     • Hospital de Olhos ELCLIN Consulta Oftalmologia  • 

  • J

    Júlia Andrade

    Ótimo atendimento. Muito simpática. Já fui mais de uma vez e conseguiu resolver todos os problemas.

     • Hospital de Olhos ELCLIN Consulta Oftalmologia  • 

  • P

    PC

    Ela é uma sumidade na área de atuação dela. Estava indo para um oftalmo no Rio de Janeiro e a equipe do Rio sabendo que morava na Bahia, me indicou a Dra Iana em Ilhéus! Foi minha sorte. Super competente e ética.

     • Hospital de Olhos ELCLIN Consulta Oftalmologia  • 

  • V

    Verônica A. Gomes

    Há cerca de 2 anos Dra Iana é oftalmologista da minha filha que hoje tem 8 anos. Atenciosa, dedicada e disposta a buscar os recursos necessários , tem oferecido atendimento de qualidade. Destaco sua disponibilidade e paciência no esclarecimento de dúvidas, afinal,uma mãe sempre quer sair do consultório com todas as informações necessárias . Estamos felizes com a escolha da profissional que cuida da visão de nossa filha.

     • Hospital de Olhos ELCLIN Consulta Oftalmologia  • 

  • M

    Murilo

    Profissional de excelente competência, simpatia, atenção e eficácia. Recomendo a todos que necessitem de oftalmologista.

     • Hospital de Olhos ELCLIN Consulta Oftalmologia  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

61 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Gostaria de saber si existe alguma doença ocular que impossibilita o uso de óculos de grau , causando dor ? tirando o ceratocone.

Olá. Não há doenças que causem dor pelo simples uso de óculos (se grau correto, armação e lentes adequadas). Existem doenças em que não é possível prescrever óculos por não haver melhora da visão com estes.
E ceratocone não é uma contraindicação ao uso de óculos, pelo contrário: é o primeiro passo para tentar reabilitar a visão dos pacientes.

At.te,

Dra. Iana Lavigne

Pergunta sobre Catarata

Fiz cirurgia de catarata tem 7 dias, após qtos dias posso usar maquiagem no olho?

Olá. O ideal é aguardar pelo menos 15 a 30 dias para uso de maquiagem nos olhos. Pelo risco do contato dos resíduos de maquiagem com a incisão (mínima) da cirurgia, podendo causar inflamação ou até uma infecção ocular que pode ser grave.
Sugiro aguardar o máximo de tempo possível para minimizar riscos.

At.te,

Dra. Iana Lavigne
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes