
Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 1 / Ed. Lagoa 1 sala 503, 22775-022
Consultório com ambiente totalmente higienizado, equipado como mais modernos aparelhos de endoscopia nasal e oral e exames audiológicos.
Ler mais08/02/2021
Rio de Janeiro 4 endereços
Aceita seguros
Número de registro: CRM RJ 999580 RQE Nº: 31390
215 opiniõesAvenida Embaixador Abelardo Bueno, 1 / Ed. Lagoa 1 sala 503, 22775-022
Consultório com ambiente totalmente higienizado, equipado como mais modernos aparelhos de endoscopia nasal e oral e exames audiológicos.
Ler mais08/02/2021
Este especialista não oferece agendamento online neste endereço
Este especialista não oferece agendamento online neste endereço
Este especialista não oferece agendamento online neste endereço
Amigdalectomia Com Ou Sem Adenoidectomia
A amigdalectomia é a ressecção cirúrgica das tonsilas palatinas, e a adenoidectomia é a ressecção cirúrgica da adenóide (tonsila faringea). As tonsilas são órgãos linfáticos produtores de imunoglobulinas, e existem algumas indicações para a cirurgia. Adenoamigdalectomia (adenóide e amígdala) tem indicação quando o paciente tem respiração bucal e não nasal, má formações craniofaciais, diminuição de crescimento e apensa do sono. Apenas ressecção de adenóide tem indicação na sinusite crônica, otites médias de repetição, casos de neoplasia e obstrução respiratória com amígdalas pequenas. Cada paciente deve ser avaliado individualmente, e tratado de acordo com as alterações que apresentar.
Cirurgia endoscópica nasossinusal
Originalmente, a cirurgia dos seios paranasais convencional tinha como objetivo a drenagem de secreções sinusais e a remoção da mucosa doente dos seios, com técnicas cirúrgicas abertas e ressecções amplas de estruturas nasais. A introdução e desenvolvimento da cirurgia endoscópica funcional dos seios paranasais (FESS – Functional Endoscopic Sinus Surgery) ocorreu na Europa, com o objetivo de reestabelecer a função nasal (ventilação e drenagem eficiente das secreções), e hoje possui as mais variadas indicações nas doenças otorrinolaringológicas. A cirurgia endoscópica nasossinusal permitiu a abordagem cirúrgica com melhor visualização do campo operatório com menores chances de complicações.
Otite
Otites são inflamações do ouvido, que podem ser da parte externa (otite externa) ou da parte média (otite média). As otites externas podem acometer o conduto auditivo externo e o pavilhão auricular. A otite média acomete o local onde estão os ossículos da audição e a membrana timpânica. A otite média pode ser aguda ou crônica, sendo que a aguda é a doença de ouvido mais frequente em crianças. Cada uma apresenta um quadro clínico diferente, com gravidades diferentes e exige tratamentos específicos, além de orientações sobre medidas preventivas para que esses sintomas não sejam recorrentes.
Adenoides
A adenóide (ou tonsila nasofaríngea) é um tecido linfóide localizado no teto da nasofaringe, que é o espaço localizado na região mais posterior da cavidade nasal. Aumenta rapidamente de tamanho nos primeiros 6 a 7 anos de vida e geralmente atrofia na adolescência. Em bebês e crianças pequenas, esse tecido pode hipertrofiar e preencher essa região da nasofaringe com consequente obstrução da via aérea nasal, obstrução da ventilação da tuba auditiva, e fala anasalada. Possui função de promover uma imunidade regional, uma vez que esteja exposta a antígenos, tanto alimentares quanto veiculados pelo ar. Contudo, a ressecção cirurgia não leva a aumento da suscetibilidade a infeções.
Obstrução Nasal
A obstrução nasal é um sintoma, e não um diagnóstico. Trata-se de uma manifestação sintomática importante de muitas doenças sistêmicas e locais, que pode acometer pessoas de todas as idades e raças. é um sintoma muito prevalente, que pode afetar de forma decisiva a qualidade de vida do paciente. Devido a obstrução nasal e consequente respiração bucal, o paciente pode causar alterações nessas estruturas (boca seca, halitose, faringites, disfonia), além de sintomas gerais como fatiga, baixo rendimento escolar, distúrbios do sono...O diagnóstico depende da avaliação do paciente na anamnese e exame físico, além de exames complementares como tomografia ou endoscopia. Cada caso deve ser avaliado.
Apneia
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono não tratada é hoje reconhecida como um fator de risco independente para o desenvolvimento de certas comorbidades e aumento da mortalidade. Sugere-se até que a SAOS deva ser considerada uma doença sistêmica, e não apenas uma doença localizada na via aérea superior (VAS). O impacto sistêmico pode envolver consequências cardiovasculares e metabólicas. O tratamento é individualizado e envolve modificações do estilos de vida, uso de aparelhos de pressão de via aérea (CPAP), traventos farmacológicos, aparelhos orais e cirurgias (nasais, faríngeas e crânio faciais).
Classificação geral
A Dr Janaína é um exemplo de profissional que resolve o problema detectado e presta um serviço de explicação ao paciente sensacional. Nunca mais irei a um médico que não seja ela na especialidade.
Excelente profissional.
Recomendo. Muito eficiente.
Ótima profissional, atenciosa, paciente, explica com detalhes e orienta de forma clara os seus pacientes.
Profissional competente, dedicada, atenciosa e atualizada
Excelente doutora, super atenciosa, simpática e meiga. Parabéns, minha otorrino favorita.
Muito clara nas explicações, segurança no direcionamento do tratamento.
Simpatica,atenciosa, cuidadosa. Excelente profissional.
Excelente profissional, detalhista em suas análises.
Maravilhosa !
Não acho que teria conseguido fazer o exame se não fosse pela competência, empatia e delicadeza da Dra. Janaína. Sou muito grata pelo cuidado e profissionalismo.
Excelente médica, simpatia em pessoa..me deu uma boa explicação sobre o meu problema e agora vamos aos exames pra dar continuidade ao tratamento.
13 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
Boa noite, estou usando este medicamento para otite externa, apliquei apenas uma vez, ele tira a dor tbm? Ainda não tirou a minha mas parece que o ouvido está um pouco anestesiado...isso pode acontecer?
Olá, pode ser que a medicação está começando a fazer efeito. Se ainda está com dor, seria interessante reavaliarmos seu médico, pois existem outras opções de tratamento que podem ser ajustadas para você se sentir com menos desconforto!
Boa tarde!!
Meu ouvido ficou tampado, após entrar água da piscina no ouvido esquerdo, coloquei cerumim, ficou pior ; o que pode ser feito?
Sensação de ouvido tapado após banho de imersão pode ser realmente pelo excesso de cerume, mas também pode ser secreção devido a infecções na parte do conduto auditivo externo e membrana timpânica. O Cerumin tem a função de hidratar a cera, e por isso mesmo pode causar uma piora nos sintomas de plenitude auricular nos primeiros dias de tratamento, caso você já tenha sido avaliado por um otorrino que constatou esse diagnóstico. Caso contrário, recomendo uma avaliação médica para averiguar seu caso! Boa sorte!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.