COVID-19: Não desista de cuidar de sua saúde

Doctoralia

Com este especialista, você pode agendar:

Consulta no local

Se precisar de um tratamento que exija uma consulta presencial com o especialista, não espere - agende uma consulta no local.

Consultórios (4)

Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Pituba, Salvador
Centro de Embolização Da Bahia


(71) 3017.....


Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Horto Florestal, Salvador
Hospital Aliança


Convênios médicos aceitos neste endereço

Pacientes particulares (sem convênio)

Amil

Bradesco Saúde

Camed

Cassi

Golden Cross + 4 mais


(71) 2108.....
(71) 2108.....


Av. Anita Garibaldi, 1555, Engenho Velho Da Federacao, Salvador
Consultório Médico


Convênios médicos aceitos neste endereço

Pacientes particulares (sem convênio)

Allianz Saúde (Ver planos)

Amil (Ver planos)

Camed (Ver planos)

Cassi (Ver planos)

Golden Cross (Ver planos) + 6 mais


(71) 3261.....
(71) 98117.....


Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Angiografia

Angioplastia intraluminal dos vasos das extremidades

Telemedicina


Atende: adultos
(71) 3261.....
(71) 98117.....

O pagamento para a consulta vai diretamente para o especialista, que também é responsável por determinar sua própria política de cancelamento e reembolso.

Em caso de qualquer problema com pagamento, contate o especialista.

Lembre-se de que a Doctoralia não cobra taxas adicionais pela marcação de uma consulta e não processa os pagamentos em nome do especialista.

Por favor, leia atentamente a política de cancelamento e reembolso.


30 minutos antes da consulta, você receberá SMS e e-mail com um link para a consulta online. Clique no link e aguarde o especialista. Você não precisa baixar nenhum software e poderá participar da consulta em vídeo no computador e no celular.


Prepare-se 10 minutos antes da consulta e verifique se o seu smartphone ou notebook está com a bateria carregada. Para uma videochamada, verifique se tudo funciona: conexão com a internet, câmera e microfone. Prepare também a documentação médica (como resultado de um exame) caso precise mostrar na consulta.

Experiência

Sobre mim

Angiologia e Cirurgia Vascular /Cirurgia Endovascular e Radiologia Intervencionista - CRM-BA: 13.408. Dr. Marcus Vinicius Borges é Angiologista e C...

Mostrar a descrição completa

Experiência em:

  • Cirurgia Arterial
  • Cirurgia Endovascular
  • Crioescleroterapia
Veja mais

Tratar condições médicas

  • Aneurisma da Aorta Torácica
  • Doenças Vasculares Periféricas
  • Pé Diabético
Mostrar mais doenças

Formação

  • Residência de Cirurgia Geral - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1999-2001)
  • Residência de Angiologia e Cirurgia Vascular - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2001-2003)
  • Graduação em Medicina, Faculdade de Medicina - UFBA, 1998
Veja mais


Vídeos


Idiomas

Inglês, Português

Serviços e preços

Serviços populares

Primeira consulta Angiologia


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia


Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico


Primeira consulta Cirurgia Vascular


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia


Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico

Outros serviços

Angiografia


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia

Angiografia é uma técnica de diagnóstico por imagem utilizada para visualizar o interior dos vasos sanguíneos, sejam as artérias (arteriografia) ou veias (venografia).
O procedimento é realizado por um Radiologista Intervencionista, que após introdução de um cateter por uma punção (em geral, na virilha ou no punho) e com anestesia local, vai injetar um agente de contraste radiopaco (substância líquida, visível através de equip[amentos computadorizados com emissão de raios X) em seu vaso sanguíneo. Esta substância fará com que os vasos sanguíneos apareçam mais claramente durante o exame. O Radiologista Intervencionista utilizará a fluoroscopia (raios X) para a orientação e a aquisição das imagens. Tem como objetivo o diagnóstico de diversas doenças circulatórias.



Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico

Tipos de angiografias (arteriografias ou venografias)

• Arteriografia de membros inferiores (obstrução, estreitamento, trombose, sangramentos ou aneurismas das artérias de perna)
• Arteriografia de membros superiores inferiores (obstrução, estreitamento, trombose, sangramentos ou aneurismas das artérias dos braços)
• Arteriografia de carótidas e artérias vertebrais (obstrução destas artérias)
• Arteriografia Brônquica (sangramentos pulmonares)
• Arteriografia Pulmonar (embolia pulmonar)
• Arteriografia Torácica (aneurismas da aorta torácica, ruptura da aorta por trauma, dissecção da aorta torácica)
• Arteriografia Abdominal (aneurismas da aorta abdominal, ruptura da aorta por trauma ou dissecção da aorta abdominal)
• Angiografia renal (obstrução ou aneurismas da artéria renal)
• Cavografia Superior (trombose ou compressão da veia por tumores no tórax)
• Flebografias para colocação de Cateter Venoso Central ou ceteter de Hemodiálise



Telemedicina


Angioplastia intraluminal dos vasos das extremidades


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia

O QUE É ANGIOPLASTIA

As artérias que fornecem sangue para sua cabeça, fígado, rins, baço e pernas podem reduzir o calibre (estreitamento ou estenose) ou podem obstruir completamente (oclusão) ao longo do tempo por causa do fumo, colesterol, pressão arterial elevada, diabetes e obesidade. Isso pode provocar um endurecimento progressivo e a oclusão dos vasos (também conhecida como arteriosclerose).
Os Radiologistas Intervencionistas são reconhecidos especialistas em doenças vasculares que podem utilizar uma técnica conhecida como angioplastia para restaurar o fluxo sanguíneo para o cérebro, rins e pernas.
Angioplastia envolve a dilatação mecânica de qualquer vaso estreitado ou obstruído por meio de um cateter de balão, podendo ser utilizado ou não uma prótese metálica conhecida como stent, caso necessário. Cateteres balões são pequenos balões vazios, os quais são delicadamente inflados para expandir a área estreitada. Um stent é um tubo de malha metálica que é inserido sobre um dispositivo condutor metálico e posicionado no ponto da estenose ou da oclusão. Stents metálicos são implantes permanentes e agem como suportes mecânicos para suportar a parede do vaso e manter o vaso aberto.



Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança

Exemplos de angioplastias:

. Angioplastia da aorta abdominal (obstruções por conta de diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, elevação do colesterol)
. Angioplastia de artérias dos membros inferiores (obstruções por conta de diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, elevação do colesterol)
. Angioplastia de artérias dos membros superiores (obstruções por conta de diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, elevação do colesterol)
. Angioplastia de artérias carótidas (obstruções por conta de diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, elevação do colesterol)
. Angioplastia de artérias renais (obstruções por conta de diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, elevação do colesterol)
. Angioplastia de veias dos membros superiores (estreitamento ou obstruções por conta de uso prolongado de cateter venoso central ou hemodiálise, compressão por tumores)
. Angioplastia de veias dos membros inferiores (estreitamento ou obstruções como na síndrome de Cockett ou por conta de uso prolongado de cateter venoso central ou hemodiálise)



Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico

COMO É FEITA A ANGIOPLASTIA?

O procedimento de angioplastia com ou sem implante de stent, realizada na maioria das vezes com anestesia local e com punção (virilha ou punho) em ambiente hospitalar, num setor conhecido como Hemodinâmica. Pode ser realizado como um procedimento ambulatorial, porém, na maior parte dos casos, os pacientes ficam internados no hospital durante uma noite, após o procedimento.
Após a punção do vaso com uma pequena agulha, implantamos uma combinação de tubos de plástico (chamados de introdutores e cateteres) em suas artérias. Durante todo o processo, o Intervencionista vai usar imagens guiadas por raios X (fluoroscopia) para sua orientação. Um cateter balão será insuflado na parte estreitada ou obstruída do vaso, para desobstruir esse vaso (plástica do vaso ou angioplastia). Em alguns casos, a angioplastia com balão é suficiente para manter o vaso aberto; em outros, o vaso precisa de mais suporte, de modo que um stent possa ser implantado. Nessa situação, o Radiologista Intervencionista implanta o stent por dentro do vaso para garantir que ele permaneça aberto.
Seus sinais vitais serão monitorados durante e após o procedimento, e você pode comer uma refeição leve mais tarde, no mesmo dia.
Este procedimento pode ser benéfico para você, caso sofra de dor nas pernas ao caminhar (claudicação intermitente) ou se você tiver um suprimento de sangue restrito em suas pernas como consequência de diabetes, tabagismo, pressão ou colesterol elevados. O procedimento de angioplastia e colocação de stent pode ser também um tratamento para a doença arterial periférica e para estreitamento ou obstrução de artérias nos seus rins.
Angioplastia e colocação de stent é uma forma de restaurar o fluxo de sangue, aliviar a dor causada pela diminuição do fluxo sanguíneo, melhorar a função renal e proteger o cérebro de acidentes vasculares cerebrais.



Telemedicina


Correcao Endovascular De Aneurisma Da Aorta Abdominal


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia

O QUE É O TRATAMENTO ENDOVASCULAR DE ANEURISMAS DA AORTA ABDOMINAL?

A aorta é o maior vaso do corpo humano e transporta o sangue do coração para o resto de seus órgãos. Um aneurisma ocorre quando há o enfraquecimento da parede do vaso e consequente dilatação deste vaso. Ocorrendo essa dilatação, o sangue estará fluindo numa área enfraquecida, o que poderá levar à rotuda do aneurisma e extravasamento de grande quantidade de sangue para o abdome.
Por isso, os aneurismas da aorta abdominal (AAA) são conhecidos como "assassinos silenciosos", uma vez que não manifestam sintomas, enquanto crescem lentamente. Esses sintomas aparecerão no momento da complicação mais temida, que é a rotura do vaso, com mortalidade de cerca de 80-90%, mesmo nos centros mais avançados.
O tratamento endovascular é um procedimento minimamente invasivo no qual o Intervencionista implanta uma endoprótese (um malha metálica tubular recoberta por um tecido impermeável) recobrindo o aneurisma, de modo que o sangue flui no interior da endoprótese, fazendo com que o fluxo de sangue não passe mais na parte dilatada do vaso. A endoprótese é inserida por meio de uma artéria na virilha (artéria femoral) do paciente, na maioria dos casos podendo ser realizada por punção, usando raios-X para orientar o posicionamento da endoprótese.



Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico

POR QUE FAZER ISSO?

Se você tem um pequeno AAA, com diâmetro menor que 5 cm, é pouco provável que ocorra ruptura. Por isso é recomendado que o aneurisma seja regularmente avaliado por um especialista. Se, no entanto, você tem um aneurisma maior que 5 cm, que está crescendo mais de 1 cm a cada ano ou está causando sintomas, como dor nas costas, o tratamento endovascular será benéfico para você, pois o objetivo do tratamento é impedir que o aneurisma se rompa. O tratamento endovascular é uma opção segura e eficaz.


Embolização de mioma


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia

Miomas uterinos causam uma série de sintomas desagradáveis, incluindo dor pélvica e sangramento. Embolização de miomas uterinos é um procedimento minimamente invasivo que visa aliviar os sintomas, impedindo o fluxo de sangue para os miomas.O objetivo do processo é parar o sangue que flui para os vasos que nutrem os miomas, preservando o fluxo sanguíneo para a área circundante.
O Intervencionista normalmente inserirá um pequeno cateter através de um vaso sanguíneo na virilha (artéria femoral comum) e vai usar orientação por imagem para guiar o cateter até cada artéria uterina (direita e esquerda). Ele irá, em seguida, injetar microesferas (partículas menores que um grão de areia) para obstruir o fluxo de sangue para os miomas. A embolização de mioma uterino é executada para reduzir os sintomas causados pelos miomas, preservando o útero e evitando métodos cirúrgicos convencionais.



Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico


Enxertos Arteriais


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia

QUANDO AS ARTÉRIAS FICAM ENTUPIDAS

​​​​​Imagine que o fluxo de sangue que irriga os órgãos é como o trânsito de uma grande cidade. Quando suas vias, as artérias, tornam-se obstruídas pelo acúmulo de placas de gordura ou aterosclerose como consequência de doenças (diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, elevação crônica do colesterol), é preciso encontrar caminhos alternativos para evitar que a circulação se interrompa levando a problemas mais graves como, por exemplo, dor para caminhar, acidente vascular cerebral, lesões mais graves como gangrena e necessida de amputações ou até mesmo a morte.
Uma dessas possíveis soluções é a cirurgia de revascularização: ela é feita usando habitualmente, parte da veia safena (que fica na perna) ou outros enxertos sintéticos (cirurgias abertas, diferentes da angioplastia com colocação de stents, conhecidas como pontes de safena ou de outros enxertos) para desviar o fluxo saguíneo da área obstruída para uma área saudável, normalizando a circulação de sangue no local onde existam essas obstruções. Ao contrário do que se imagina, as pontes de safena podem ser realizadas em várias partes do corpo humano e não somente no coração. A revascularização com essas pontes visa reestabelecer o fluxo de sangue para uma região comprometida (ex: membro inferior em diabéticos). A indicação de qual procedimento deve ser utilizado depende das características individuais de cada paciente, do seu quadro clinico e das alterações anatômicas que ele possa apresentar, além de seu histórico médico e de outras patologias que possa ter como hipertensão ou diabetes.



Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico


Escleroterapia


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia

A escleroterapia, também chamada de “aplicação” ou até mesmo de “secar vasinhos” é um procedimento médico realizado, na maioria das vezes, para o tratamento de pequenos vasos sanguineos dilatados. Na maior parte dos casos tem o objetivo estético, porém também é utilizado como tratamento de outras doenças (ex: hemangiomas ou malformações vasculares)..
Um liquido, em geral, glicose concentrada ou outros métodos como espuma ou laser podem ser utilizados como agentes esclerosantes, injetados ou aplicados sobre a veia, causando uma alteração nas células do vaso e consequentemente, fechando-o. O laser funciona apenas em um comprimento de onda, ou seja, ele possui um alvo, no caso a hemoglobina das células vermelhas. Ao atingir a hemoglogina, aumenta a temperatura local, a ponto de ebulição, fechando o vaso por causa do calor.



Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico

COMO É FEITA A ESCLEROTERAPIA?

Trata-se de uma forma de tratamento não cirúrgica e, portanto, feita em consultório. Em pacientes aonde há combinação de varizes maiores que necessitem de cirurgia com os vasinhos, a escleroterapia poderá ser feita no momento da cirurgia. Os “vasinhos” são tratados com a aplicação de medicamentos esclerosantes nas veias alteradas, obstruindo o fluxo sanguineo. Essas veias doentes não são necessárias para a circulação, sendo que o sangue "busca" veias saudáveis para percorrer. Ao obstruir os vasinhos vermelhos, esses são absorvidos pelo organismo e há a melhora do aspecto estético das pernas.
A escleroterapia será eficaz e não deve ser feita quando os vasinhos estão conectados as veias varicosas, suas nutridoras. Nesses casos, a microcirurgia deve ser indicada. O especialista capaz de identificar o problema e indicar o melhor tratamento é o Angiologista ou Cirurgião Vascular.


Flebologia Estética


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia

O QUE SIGNIFICA FLEBOLOGIA

Flebologia é o ramo da medicina que lida com o estudo, diagnóstico e tratamento de várias doenças que afetam as veias. Esta palavra deriva de “Flebo” veia e “logos”, que significa ciência. As varizes são um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo. Enquanto predominantemente afeta mulheres também pode ocorrer em homens.Como toda evolução na área da medicina, o tratamento de varizes e vasinhos não poderia ser diferente. Novas tecnologias e estudos recentes comprovam que toda essa evolução têm se tornado em uma das principais ferramentas para o tratamento de varizes e dos vasinhos, garantindo um benefício funcional e estético para o paciente em um curto espaço de tempo.
Os últimos 20 anos testemunharam o advento e a confirmação das novas técnicas terapêuticas, ditas minimamente invasivas. Um volume colossal de conhecimento foi produzido para ratificar os bons resultados do laser endovenoso, da termoablação por radiofrequência, da escleroterapia com espuma, do laser transdérmico e das novas tecnologias não tumescentes e não ablativas.
Portanto, podemos conceituar a flebologia como estudo e utilização de métodos diagnósticos e terapêuticos (ex: fleboscopia, realidade aumentada, escleroterapia, crioscleroterapia, laser transdérmico, etc...) com objetivo de melhorar a aparência (estética) das pernas.



Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico


Interrupcao Da Veia Cava Ou Filtro Da Veia Cava


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia

O QUE SÃO FILTROS DE VEIA CAVA (VC)?

Filtros de VC são dispositivos de metálicos que se destinam a ser utilizados na veia cava inferior (VCI), a veia grande que transporta o sangue venoso da metade inferior do corpo de volta para o coração.
A embolia pulmonar é um bloqueio na artéria principal do pulmão, e os filtros de VC podem ser usados para prevenir ou controlar embolia pulmonar consequente da trombose venosa profunda (TVP). A forma de um filtro de VC se assemelha à armação de um guarda-chuva e funciona de maneira semelhante a um filtro, evitando que coágulos ou trombos que se desprendam das pernas vão para no pulmão, evitando assim a embolia pulmonar e suas consequências clínicas e até mesmo, a morte.



Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico

QUANDO IMPLANTAR O FILTRO DE VEIA CAVA?

A trombose venosa profunda (TVP) é a formação de trombos no interior das veias profundas, mais comum nos membros inferiores. Uma de suas principais complicações é a migração de um coágulo ou trombo das pernas para o pulmão, conhecido como tromboembolismo pulmonar (TEP). O TEP consiste na deposição de trombos dentro dos vasos pulmonares, sendo a principal causa de morte hospitalar evitável. Os anticoagulantes, em geral, são utilizados no tratamento da TVP e do TEP, porém existem casos onde há contraindicação o uso de anticoagulantes orais, complicações ou falha desse tipo de medicação. Nessas situações, os filtros de veia cava (FVC) podem ser indicados, com o propósito de prevenir o desenvolvimento de eventos embólicos e suas complicações ou morte.


Plastia Das Arterias


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia

PLASTIA OU ANGIOPLASTIA TÊM O MESMO SIGNIFICADO

As artérias que fornecem sangue para sua cabeça, fígado, rins, baço e pernas podem reduzir o calibre (estreitamento ou estenose) ou podem obstruir completamente (oclusão) ao longo do tempo por causa do fumo, colesterol, pressão arterial elevada, diabetes e obesidade. Isso pode provocar um endurecimento progressivo e a oclusão dos vasos (também conhecida como arteriosclerose).
Os Radiologistas Intervencionistas são reconhecidos especialistas em doenças vasculares que podem utilizar uma técnica conhecida como angioplastia para restaurar o fluxo sanguíneo para o cérebro, rins e pernas.
Angioplastia envolve a dilatação mecânica de qualquer vaso estreitado ou obstruído por meio de um cateter de balão, podendo ser utilizado ou não uma prótese metálica conhecida como stent, caso necessário. Cateteres balões são pequenos balões vazios, os quais são delicadamente inflados para expandir a área estreitada. Um stent é um tubo de malha metálica que é inserido sobre um dispositivo condutor metálico e posicionado no ponto da estenose ou da oclusão. Stents metálicos são implantes permanentes e agem como suportes mecânicos para suportar a parede do vaso e manter o vaso aberto.



Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico


Telemedicina


Telemedicina


Tratamento Cirurgico De Aneurisma Periferico Arterial Ou Venoso


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia


Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico


Tratamento Cirurgico De Varizes Da Safena Externa Unilateral


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia


Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico


Tratamento Cirurgico Do Aneurisma Da Aorta Abdominal


Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Pituba | CEP: 41820-011 | Salvador-BA, Salvador

Centro de Embolização Da Bahia


Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096, Salvador

Hospital Aliança


Av. Anita Garibaldi, 1555, Salvador

Consultório Médico

Opiniões dos pacientes

5

Classificação geral
13 opiniões

  • Pontualidade
  • Atenção
  • Clínicas e hospitais
A
Local: Centro de Embolização Da Bahia Embolização de mioma

Boa tarde!
Sou Ana Cláudia/cliente do Dr. Marcus Vinícius Borges/CRM 13.408.
Gostaria de aproveitar esta data 1º do 05 de 2020, tão significativa, para prestar homenagem/gratidão ao Dr Marcus.
Vou contar um pouco da minha peregrinação que estava interferindo em todos os setores da minha vida...
No dia 14.02.20, fui submetida a uma cirurgia já programada de Leiomiomatose uterino sintomático no HSI.
A cirurgia foi um sucesso total. Toda a equipe do Dr Marcus Vinicius é simplesmente espetacular.
No dia seguinte, Dr Marcus foi me ver em meu leito para saber como passei a noite e me dar alta. Com toda diplomacia e cuidado que é nato da pessoa em questão, nos informou (a mim e meu marido), que na cirurgia foi encontrado um aneurisma secular na bifurcação da artéria renal direita de grande proporção, e que o mais breve possível eu teria que ser submetida à retirada do mesmo, pois corria o risco de romper e o pior acontecer.
Alguns dias depois, na revisão, em seu consultório no Hospital Aliança, o Dr. Marcus solicitou todos os exames necessários e a documentação para autorização da mesma junto ao meu convênio saúde. Nesse momento de pandemia do COVID-19, todas as cirurgias eletivas estão suspensas por tempo indeterminado, mas a minha cirurgia era de urgência. Logo, ele arregaçou as mangas e providenciou toda a burocracia que envolvia a mesma, pois ela era muito delicada e de alta complexidade.
No dia 24.04.2020, fui submetida a embolização de aneurisma renal direito, a qual também foi um sucesso. Pois, na atual conjuntura em que o mundo se encontra por conta do CIVID-19, ele, com todos os riscos e toda a atenção que o caso apresentava, foi ao diretor do HSI explicar a minha situação, onde o diretor autorizou a cirurgia com a ressalva de que depois da cirurgia, passaria uma noite na UTI e, no dia seguinte, seria liberada por conta da prevenção e todos os cuidados que o HSI está tomando junto às normas de segurança e saúde do MS.
Enfim, quero dizer que o Dr. Marcus Vinícius e toda a sua equipe do CEM Bahia além de profissionais da saúde, eles têm empatia, solicitude e compaixão com seus clientes que eu, nos meus 48 anos de idade, jamais havia presenciado. E olha que já passei por mais de ½ dúzia de cirurgias ao longo da vida.
Parabéns Dr. Marcus Vinícius Borges pelo dia de hoje e todos os dias de sua vida!
Que Deus continue lhe abençoando com muita saúde, sabedoria e discernimento, se estendendo à toda sua equipe para que continuem fazendo esse trabalho essencial, salvando vidas, pois olhando nos olhos de todos da equipe, vejo o porquê do sucesso de todos: amor ao que faz. Vocês são ricos das graças e bençãos de Deus. Que todo o bem dispensado aos seus clientes se estenda também aos seus familiares.
Obrigada mais uma vez por tudo!


A
Local: Hospital Aliança Embolização de mioma

Boa tarde!
Sou Ana Cláudia/cliente do Dr. Marcus Vinícius Borges/CRM 13.408.
Gostaria de aproveitar esta data 1º do 05 de 2020, tão significativa, para prestar homenagem/gratidão ao Dr Marcus.
Vou contar um pouco da minha peregrinação que estava interferindo em todos os setores da minha vida...
No dia 14.02.20, fui submetida a uma cirurgia já programada de Leiomiomatose uterino sintomático no HSI.
A cirurgia foi um sucesso total. Toda a equipe do Dr Marcus Vinicius é simplesmente espetacular.
No dia seguinte, Dr Marcus foi me ver em meu leito para saber como passei a noite e me dar alta. Com toda diplomacia e cuidado que é nato da pessoa em questão, nos informou (a mim e meu marido), que na cirurgia foi encontrado um aneurisma secular na bifurcação da artéria renal direita de grande proporção, e que o mais breve possível eu teria que ser submetida à retirada do mesmo, pois corria o risco de romper e o pior acontecer.
Alguns dias depois, na revisão, em seu consultório no Hospital Aliança, o Dr. Marcus solicitou todos os exames necessários e a documentação para autorização da mesma junto ao meu convênio saúde. Nesse momento de pandemia do COVID-19, todas as cirurgias eletivas estão suspensas por tempo indeterminado, mas a minha cirurgia era de urgência. Logo, ele arregaçou as mangas e providenciou toda a burocracia que envolvia a mesma, pois ela era muito delicada e de alta complexidade.
No dia 24.04.2020, fui submetida a embolização de aneurisma renal direito, a qual também foi um sucesso. Pois, na atual conjuntura em que o mundo se encontra por conta do CIVID-19, ele, com todos os riscos e toda a atenção que o caso apresentava, foi ao diretor do HSI explicar a minha situação, onde o diretor autorizou a cirurgia com a ressalva de que depois da cirurgia, passaria uma noite na UTI e, no dia seguinte, seria liberada por conta da prevenção e todos os cuidados que o HSI está tomando junto às normas de segurança e saúde do MS.
Enfim, quero dizer que o Dr. Marcus Vinícius e toda a sua equipe do CEM Bahia além de profissionais da saúde, eles têm empatia, solicitude e compaixão com seus clientes que eu, nos meus 48 anos de idade, jamais havia presenciado. E olha que já passei por mais de ½ dúzia de cirurgias ao longo da vida.
Parabéns Dr. Marcus Vinícius Borges pelo dia de hoje e todos os dias de sua vida!
Que Deus continue lhe abençoando com muita saúde, sabedoria e discernimento, se estendendo à toda sua equipe para que continuem fazendo esse trabalho essencial, salvando vidas, pois olhando nos olhos de todos da equipe, vejo o porquê do sucesso de todos: amor ao que faz. Vocês são ricos das graças e bençãos de Deus. Que todo o bem dispensado aos seus clientes se estenda também aos seus familiares.
Obrigada mais uma vez por tudo!
Obs: ficou um texto grande, não foi? Se eu fosse expressar toda a minha gratidão por tudo, ficaria escrevendo horas a fio.


K
Paciente verificado
Local: Hospital Aliança Outro

Dr. Marcus é um excelente Profissional e um ser humano incrível. A minha cirurgia foi um sucesso!! Ele foi um instrumento de Deus para operar um milagre em mim


Paciente verificado
Local: Consultório Médico Embolização de Miomas

Em 2016 tive o prazer de ser atendida pelo Dr. Marcus, um excelente profissional, onde passa confiança e credibilidade, muito educado, conversa e nos deixa calma, realizei o procedimento de embolização de miomas, onde tivemos êxito, quando todos os profissionais diziam que tinha que tirar meu útero. Enfim, só tenho agradecer a Deus e ao Dr. Marcus.


M
Paciente verificado
Acompanhamento aneurisma aorta

Pontos positivos
Ele é maravilhoso. Acompanha meu pai sempre com muito carinho e atenção. Transmite toda segurança, examina, conversa. Levei ele a vários. Ele de longe é o melhor!

Pontos de melhoria
Nada


P
Local: Consultório Médico Embolizaçao de mioma

Pontos positivos
Excelente profissional, muito humano, simpático, transparente, ético. Não o conhecia, recebi indicação do meu médico, Dr. Carlos Lino, que também é um profissional fantástico. Fui muito bem tratada e estou muito feliz! Deus o abençoe sempre.


P
Local: Consultório Médico Embolização de mioma

Pontos positivos
A tranquilidade, a transparência e o comprometimento transmitido pelo profissional superam as expectativas. Simpaticíssimo, um doce de pessoa! Sempre que tenho a oportunidade recomendo.


U

Resumindo Dr. Marcus é simplesmente EXCELENTE.


P
Local: Hospital Aliança

Dr. Marcos Vinicius Borges é um anjo enviado por deus, muito humano. Realizou o maior sonho da minha vida. Beijos, Ira


P

Tive muita sorte em conehecê-lo. É um médico maraviloso, humano. Peço a deus em minhas oraçoes que o proteija, pois tem muitos pacientes pra ele fazer feliz. Abraços.


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

1 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia


  • Pergunta sobre Angiografia

    O qué é uma angiografia?

    O nome angiografia vem do grego angeion (vaso) e graphein (escrever). Trata-se de um método de diagnóstico por imagem das doenças vasculares. Como por exemplo, podemos citar o estudo de obstrução das artérias coronárias em paciente com infarto do miocárdio, conhecido popularmente como cateterismo, ou o estudo das artérias cerebrais, em pacientes com AVC ou suspeita de aneurisma cerebral.
    Em geral, o estudo é realizado em ambiente controlado, conhecido como Hemodinâmica, através de punção de um vaso do braço ou da artéria femoral, na virilha, utilização de cateteres e injeção de contraste pelo cateter, permitindo o "mapeamento" dos vasos estudados.

    Dr. Marcus Vinicius Borges

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Experiência

Sobre mim

Angiologia e Cirurgia Vascular /Cirurgia Endovascular e Radiologia Intervencionista - CRM-BA: 13.408. Dr. Marcus Vinicius Borges é Angiologista e C...

Mostrar a descrição completa

Experiência em:

  • Cirurgia Arterial
  • Cirurgia Endovascular
  • Crioescleroterapia
Veja mais

Tratar condições médicas

  • Aneurisma da Aorta Torácica
  • Doenças Vasculares Periféricas
  • Pé Diabético
Mostrar mais doenças

Formação

  • Residência de Cirurgia Geral - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1999-2001)
  • Residência de Angiologia e Cirurgia Vascular - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2001-2003)
  • Graduação em Medicina, Faculdade de Medicina - UFBA, 1998
Veja mais

Experiências Profissionais

  • Treinamento de Aneurismas Complexos da Aorta Abdominal com Endoprótese Fenestrada Anaconda, Siemens Healthcare (Escócia-UK, 2018)
  • Treinamento em Técnicas Avançadas no Tratamento de Aneurismas Complexos da Aorta, Mayo Clinic (Rochester-USA, 2014)
  • Treinamento em Cirurgia Vascular e Endovascular, Mayo Clinic (Rochester-USA, 2011)
Veja mais



Vídeos


Idiomas

Inglês, Português

Artigos

Embolização de mioma

MIOMAS UTERINOS - o mioma uterino é um tumor muscular benigno, podendo ser classificado de em submucoso (interior do útero), intramural (parede do útero) e submerso (superfície externa do útero). Acomete principalmente mulheres em idade reprodutiva (30 a 50 anos). Cerca de 75% das mulheres desenvolverão miomas ao longo da vida (mais frequentes em mulheres afro descendentes e com história familiar de miomas) e entre 20-30% destas apresentarão sintomas. São a principal causa de retirada do útero. Nos Estados Unidos, das 600.000 retiradas de útero anualmente, 30% tem como causa o mioma. Fonte: www.sirweb.org/medicalprofessionals/GR_PDFs/UFE_Grand_Rounds.


Embolização de mioma

MIOMAS CAUSAS - não sabe ao certo porque o mioma uterino se forma, mas existem algumas hipóteses. FATORES GENÉTICOS - há evidências de que miomas são mais comuns entre membros da mesma família e que as gêmeas idênticas são mais propensas a terem miomas, se comparadas com gêmeas não idênticas; FATORES HORMONAIS - quando hormônios como o estrógeno e a progesterona entram em desequilíbrio, é possível que aconteça o crescimento dos miomas. Miomas podem conter mais receptores de estrógeno e progesterona do que as células musculares do útero normais. Além disso, alguns miomas tendem a diminuir após a menopausa, provavelmente porque a produção hormonal também diminui.


Embolização de mioma

FATORES DE RISCO - existem alguns fatores de risco conhecidos para miomas uterinos: HEREDITARIEDADE: se há história de miomas na família (ex: mãe ou irmã), você possui maior risco de desenvolvê-los; RAÇA: as mulheres negras são mais propensas a ter miomas do que as mulheres de outros grupos raciais. Além disso, as mulheres negras têm miomas em idades mais jovens, e também são propensas a ter mais ou miomas maiores; OUTROS FATORES: início da menstruação em idade precoce, ter uma dieta rica em carne vermelha e menor em verduras e frutas e ingestão de álcool parecem aumentar o risco de mioma uterino.


Embolização de mioma

PREVENÇÃO DOS MIOMAS - embora diversos estudos estejam sendo conduzidos para investigar a causas dos miomas, existem poucas evidências científicas conclusivas que indiquem medidas específicas efetivas de prevenção. Pode ser que não seja possível prevenir os miomas uterinos. Felizmente, avanços na Medicina têm permitido a detecção precoce e medidas terapêuticas efetivas para o tratamento dos miomas.


Embolização de mioma

1. OPÇÕES DE TRATAMENTO DOS MIOMAS - não há uma abordagem única para o tratamento do mioma uterino. Se você tiver sintomas, converse com seu médico sobre as opções mais adequadas ao seu caso. Muitas mulheres com miomas uterinos não experimentam sintomas, ou então apenas sinais leves e pouco irritantes. Nessas situações, fazer o acompanhamento médico regular e exames de imagem, sem necessariamente usar algum medicamento ou fazer uma cirurgia, pode ser a melhor opção.


Embolização de mioma

2. OPÇÕES DE TRATAMENTO DOS MIOMAS - quando os sintomas do mioma uterino incomodam e repercutem nas atividades diárias da mulher, diversas opções terapêuticas estão disponíveis: • Medicamentos como contraceptivos • (DIU) liberador de progesterona • Medicações para controle de dor • Suplemento de vitaminas e ferro, por conta dos nutrientes pedidos no sangramento. Existem também os procedimentos cirúrgicos não invasivos ou minimamente invasivos: • Cirurgia com ultrassom focalizado guiado por ressonância magnética • Embolização da artéria uterina • Miólise • Laparoscópica ou robótica • Miomectomia histeroscópica • Ablação endometrial e ressecção de miomas submucosos.

Veja todos os artigos

Publicações

Publicações (15)

Pesquisas relacionadas