Antagon - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Antagon

Indicações de Antagon
ANTAGON (Ranitidina) está indicado nas diversas patologias que necessitam diminuir as secreções cloridro-pépticas do estômago, tais como: Úlceras gástricas Úlceras duodenais Esofagite de refluxo Hérnias de hiato Refluxo gastroesofágico Gastrites agudas e crônicas Dispepsia episódica crônica Síndrome de Zollinger - Ellison


Contra-Indicações de Antagon
ANTAGON (Ranitidina) está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade a Ranitidina ou a quaisquer componentes de sua formulação.


Precauções especiais

Informações ao Paciente
ANTAGON (Ranitidina) inibe a síntese de Ácido Clorídrico pelo estômago, promovendo a cicatrização de gastrites e úlceras gástricas. CUIDADOS NA CONSERVAÇÃO: O medicamento deve ser conservado ao abrigo do calor excessivo, da umidade, da luz e em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação Verifique a data de fabricação no cartucho. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Conduta na Gravidez e Lactação: ANTAGON (Ranitidina) atravessa a barreira placentária e é eliminado no leite materno, por isto, não deve ser utilizado durante os períodos de gravidez e lactação. Informe seu médico da ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se estiver amamentando. Cuidados na Administração e Interrupção: ANTAGON (Ranitidina) necessita de no mínimo 4 semanas para se obter uma cicatrização completa do processo ulceroso. A interrupção do seu uso antes do tempo prescrito por seu médico pode ocasionar um retorno dos sintomas dolorosos. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Reações Adversas: No início do tratamento, alguns pacientes podem apresentar dores de cabeça, sonolência, náuseas e diarréia. Pacientes que fizeram uso de Ranitidina anteriormente podem eventualmente apresentar manchas e prurido na pele, devido à reações alérgicas. Não se deve utilizar ANTAGON (Ranitidina) nos pacientes com hipersensibilidade à Ranitidina. Informe a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES: ANTAGON (Ranitidina) está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade a quaisquer componentes de sua formulação. Não se deve usar ANTAGON (Ranitidina) ou qualquer outra substância bloqueadora da secreção ácida do estômago sem que se tenha estabelecido diagnóstico preciso da patologia digestiva, isto porque, estes podem mascarar a sintomatologia do câncer de estômago e retardar o diagnóstico do mesmo. Trabalhos recentes demonstram que alguns pacientes cirróticos não respondem adequadamente aos bloqueadores de receptores H2, entre eles a Ranitidina, provavelmente pela diminuição do número ou sensibilidade destes receptores nas células parietais. Informe a seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. NÃO TOME MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.


Informações Técnicas
Os comprimidos de ANTAGON (Ranitidina) são revestidos por moderna tecnologia (film-coating) que permite programar a desintegração, dissolução e absorção de grande parte do seu princípio ativo ainda no estômago. Esta característica dá ao produto um efeito terapêutico quase que imediato. Mecanismo de ação: ANTAGON (Ranitidina) atua bloqueando de forma específica os receptores H2 da histamina, diminuindo a secreção gástrica no seu volume e no seu conteúdo cloridro-péptico. O bloqueio desses receptores inibe diretamente a secreção de Ácido Clorídrico pelas células parietais. Farmacocinética: Após a administração oral de ANTAGON (Ranitidina), este alcança níveis terapêuticos em 2 horas. Com doses de 150 mg por dia, estes níveis se mantém por cerca de 12 horas. Com doses de 300 mg, os níveis são mantidos por cerca de 24 horas. Sua absorção é regular mesmo na presença de alimentos e não é prejudicada pelo uso de antiácidos. É metabolizada no fígado, embora uma porcentagem seja eliminada pelos rins sob a forma livre. O fato da Ranitidina não interferir no sistema microssomal de metabolização hepática, permite a utilização de drogas, tais como: benzodiazepínicos, anticoagulantes, anticonvulsivantes e antiarrítmicos.


Interação Medicamentosa
Não existem inconvenientes do uso concomitante de ANTAGON (Ranitidina) com medicamentos usados rotineiramente no tratamento de cardiopatias, distúrbios convulsivos, asmas e bronquites.


Intoxicações e Superdosagens
A ingestão acidental ou voluntária de doses anormalmente elevadas de ANTAGON (Ranitidina) não costuma produzir sintomas relevantes. Entretanto é conveniente utilizar-se de medidas esvaziadoras do aparelho digestivo, tais como: provocação de vômitos e lavagens gástricas. Nos casos em que a dose tenha sido extremamente excessiva e que os efeitos colaterais estejam muito exuberantes, pode ser necessária a promoção de uma diurese forçada (hiper-hidratação com diuréticos) ou mesmo hemodiálise.


Laboratório
Ativus Farmacêutica Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Axid, Famoset, Famox, Logat, Radan
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Logat, Pylorid, Radan, Ranitil, Zadine


Precauções
ANTAGON (Ranitidina) é eliminado em grande parte pelos rins, por isto pacientes com insuficiência deste órgão devem utilizá-lo em dose única diária de 150 mg.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Advertências e Recomendações para Pacientes Com Idade
Superior a 65 Anos: Pacientes idosos podem apresentar com mais freqüência sonolência no início do tratamento. Não deve ser utilizado com medicamentos sedativos, sem o conhecimento do médico assistente.


Efeitos Colaterais de Antagon
Durante o tratamento com Ranitidina alguns pacientes apresentam reações que nem sempre foram relacionadas especificamente a mesma. Entretanto, estas alterações foram sempre transitórias e reversíveis. Relacionamos abaixo as de maior importância: Alterações nas provas de função hepática, Hepatites reversíveis do tipo hepatocelular, hepatocanalicular ou mista (com ou sem icterícia), Cefaléia, Tontura, Confusão Mental (principalmente em pacientes idosos), Distúrbios Visuais (como visão borrada e escotomas), Ginecomastia (freqüente com o uso da Cimetidina, raramente ocorre com a Ranitidina e quando ocorre ela é muito menos intensa), Reações de hipersensibilidade e Bloqueios atrioventriculares.


Quais profissionais prescrevem Antagon?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.