Cortax - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Cortax

Indicações de Cortax
CORTAX (Deflazacort) está indicado em patologias em que há a necessidade de uma potente ação antiinflamatória e/ou imunossupressora. Entre elas pode-se citar: Reumáticas: artrite reumática, artrite psoriática, artrite gotosa, osteoartrite pós-traumática, sinovite por osteoartrite, bursite aguda e sub-aguda, tenossinovite aguda e não específica, epicondilite e espondilite anquilosante, polimiosite, dermatomiosite, polimialgia reumática e vasculite. Dermatológicas: pênfigo, dermatite herpetiforme bolhosa, síndrome de Stevens-Johnson (eritema multiforme grave), dermatite esfoliativa, micose fungóide, psoríase grave, dermatite seborréica grave, eczema de contato e eritema polimorfo. Doenças do tecido conjuntivo: lúpus eritematoso sistêmico, cardite reumática aguda, polimialgia reumática, poliarterite nodosa, arterite temporal e granulomatose de Wegener. Estados alérgicos: estados alérgicos graves e/ou incapacitantes que não respondem a tratamentos não-esteroidais: rinite perene ou sazonal, asma brônquica, dermatite de contato, dermatite atópica, doença do sono e reação de hipersensibilidade a drogas. Respiratórias: sarcoidose sistêmica, síndrome de Loeffler, pneumonia alérgica ou por aspiração, fibrose pulmonar idiopática e broncopneumopatia obstrutiva crônica. Endócrinas: hiperplasia supra-renal congênita tireoidite não supurativa, tireoidite basedowiana (oftalmopatia), insuficiência supra-renal primária ou secundária. CORTAX (Deflazacort), devido à seus poucos efeitos mineralocorticóides, deve ser usado nestas patologias em associação a hidrocortisona ou cortisona, que são as drogas de escolha. Oculares: inflamação da córnea, uveíte posterior difusa, coroidite, oftalmia simpática, conjuntivite alérgica, ceratite, coriorretinite, neurite óptica, irite, iridociclite e herpes zoster ocular. Hematológicas: púrpura trombocitopênica idiopática, trombocitopênica secundária, anemia hemolítica auto-imune, eriblastopenia, anemia hipoplástica congênita, leucemia aguda, leucemia linfática, linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin. Gástricas: colite ulcerativa, enterite regional, hepatite crônica, doença de Chron e retocolite ulcerativa. Neoplásicas: mieloma múltiplo. Renais: síndrome nefrótica e glomerulonefrite secundária.


Contra-Indicações de Cortax
CORTAX (Deflazacort) está contra-indicado em casos de hipersensibilidade a quaisquer componentes do produto.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
A dose de CORTAX (Deflazacort) deve ser individualizada para cada paciente e para a patologia a ser tratada. Em linhas gerais pode-se ter: A dose inicial deve ser mantida e ajustada até se obter a resposta desejada e se esta não ocorrer, o tratamento deve ser interrompido ou substituído por outro. Após se conseguir a resposta desejada, deve-se fazer a redução gradual da dose até antingir-se a menor dose capaz de manter a resposta clínica esperada. O paciente deve ser constantemente avaliado para corrigir possíveis doses, como por exemplo, quando submetido a stress (cirurgias, traumatismos, infecções, descompensação de patologias já existentes), nestes casos, pode ser necessário o aumento da dose por um certo período de tempo.


Informações ao Paciente
CORTAX (Deflazacort) pertence ao grupo dos glicocorticóides, sendo um potente antiinflamatório e imunossupressor com efeito similar à prednisona. Cuidados na Conservação: O medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade, em temperatura entre 15 e 30°C. Prazo de validade: 24 meses após data de fabricação. Verifique a data de fabricação no cartucho. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Gravidez e Lactação: CORTAX (Deflazacort) atravessa a membrana placentária e é secretado pelo leite. Seu estudo nestes pacientes ainda não está totalmente esclarecido, logo, o uso de CORTAX (Deflazacort) deve ser criteriosamente avaliado pelo médico, à partir de sua relação de risco/benefício. Em gestantes que fizerem uso de glicocorticóide na gestação devem ter a função renal de seus filhos monitorizadas. Informe a seu médico a ocorrência de gravidez, na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao seu médico se estiver amamentando. Cuidados na administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO Reações Adversas: CORTAX (Deflazacort), assim como os outros glicocorticóides de ação sitêmica pode promover efeitos colaterais, entre os mais comuns temos: dor abdominal, tontura, fragilidade da pele, dor de cabeça, insônia e alteração do ciclo menstrual. Informar a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS Contra-Indicações e Precauções: Informar a seu médico sobre qualquer medicamento que estiver usando, antes do início, ou durante o tratamento. Em caso de alguma doença cardíaca, renal, gástrica ou endrocrinológica e principalmente as doenças infecciosas, como por exemplo a Tuberculose e a Herpes simples ocular, informar o médico responsável. A troca de um glicocorticóide para CORTAX (Deflazacort) e, principalmente, a sua retirada, deve ser feita gradualmente, seguindo o esquema sugerido por seu médico. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE


Informações Técnicas
CORTAX (Deflazacort) é um novo glicocorticóide, derivado oxazolínico da prednisona, cuja ação antiinflamatória e imunossupressora é semelhante a esta, porém, seus efeitos colaterais a nível de metabolismo ósseo e de glicose é menor que a própria prednisona, pois, apresenta, em relação aos outros glicocorticóides: reduzido efeito diabetogênico, menor redução do conteúdo mineral ósseo e trabecular, menor inibição na absorção de cálcio pelo intestino. Farmacocinética: CORTAX (Deflazacort) é rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal e prontamente convertido em seu metabólito ativo pelas estearases plasmáticas. Estes metabólitos ativos alcançam o pico plasmático entre 1,5 e 2 horas. Encontram-se 40% ligados às proteínas plasmáticas e sua meia-vida plasmática é de 1,1 a 1,9 horas. Cerca de 6mg de CORTAX (Deflazacort), possui uma resposta terapêutica equivalente a 5mg de prednisona. Sua excreção é preferencialmente renal (70%) e o restante pelas fezes.


Interações Medicamentosas
Apesar de não existirem estudos específicos para as interações medicamentosas de Deflazacort, estas devem ser consideradas semelhantes às de outros glicocorticóides. Assim, podem ocorrer: diminuição dos níveis de salicilato, aumento do risco de hipocalemia no uso concomitante com digitálico e diuréticos. A eritromicina e os estrógenos podem aumentar os efeitos dos corticóides.


Laboratório
Ativus Farmacêutica Ltda.
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Decortil, Deflanil


Precauções
Foram observados efeitos teratogênicos em animais que fizeram uso de glicocorticóides, porém, em humanos não existem estudos adequados, logo, pacientes amamentando e gestantes no primeiro trimestre de gravidez devem ter o uso de CORTAX (Deflazacort) criteriosamente avaliado, levando-se em conta o risco/benefício (Categoria C). Os recém-nascidos cujas mães receberam glicocorticóide durante a gravidez, devem ter sua adrenal monitorizada devido ao risco de apresentarem sintomas de hipoadrenalismo. Retirada e troca de corticóide: A suspensão da função hipotálamo-hipofisária-adrenal é proporcional ao tempo de tratamento e dose de glicocorticóide utilizado. A retirada de CORTAX (Deflazacort) deve ser feita gradualmente para que a glândula supra-renal possa reassumir a sua função. Terapêuticamente, 6mg de CORTAX (Deflazacort) eqüivale a 5mg de prednisona, porém, quando esta é substituída por Deflazacort, as doses iniciais deste devem ser maiores, pois, aparentemente, existe uma interação nos receptores de corticóides. Com isto, para minimizar falhas sugere-se um esquema de retirada de ¼ de corticóide a cada semana e a substituição de Deflazacort na razão de 7,5mg deste para cada 5mg de prednisona. Durante o tratamento com glicocorticóide, os pacientes não devem receber imunização, principalmente altas doses, devido a possível disseminação, quer por vacinas vivas e/ou por falha na resposta imunológica. O uso prolongado de Deflazacort pode levar a distúrbio hidro-eletrolítico, logo, nestes casos, deve-se fazer uso concomitante de sais e/ou mineralocorticóides.


Superdosagem
Em casos de superdosagem, deve-se manter o equilíbrio hidroeletrolítico. Sabe-se que a DL em animais de laboratório foi de 4000mg/kg.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Advertências e Recomendações para Pacientes Com Idade Superior a 65 Anos
Até o momento, o uso em pacientes acima de 65 anos não está bem estabelecido, logo, o uso de cortax (deflazacort) deve ser feito com cautela.


Efeitos Colaterais de Cortax
Apesar da menor incidência de efeitos colaterais observados à nível do sistema ósseo e do metabolismo de carboidrato, pode-se observar com Deflazacort, as seguintes reações adversas: Gerais: aumento da susceptibilidade às infecções, cefaléia, vertigem, alterações do equilíbrio hidro-eletrolítico, balanço negativo do nitrogênio, aumento do peso, fáscies cushingóide, cara de lua cheia, casos raros de reações alérgicas encontram-se registrados; Gástricos: dispepsia, úlcera péptica, hemorragia e pancreatite aguda, especialmente em crianças; Muscular: fraqueza do músculo esquelético, fraturas; Neuropsiquiátricas: euforia, insônia, depressão, hipertensão endocraniana, convulsões, pseudotumor em crianças; Pele: aumento da fragilidade e afinamento da pele, atraso no processo de cicatrização, hirsutismo, acne; Oftalmológicas: catarata posterior subcapsular, aumento da pressão intra-ocular; Endocrinológicas: diabetes mellitus, amenorréia, diminuição do crescimento em crianças, suspensão da função hipotalâmica-hipófise-adrenal.


Perguntas sobre Cortax

Nossos especialistas responderam a 144 perguntas sobre Cortax

Desmame sempre em usos superiores a 21 dias, ok? Entretanto o uso de 30 dias exigirá um desmame bastante breve.

A pergunta que você trouxe é realmente pertinente e reflete uma preocupação comum sobre os efeitos dos medicamentos em nosso metabolismo e peso corporal. Duoflam, conhecido também por sua combinação…

Sua situação reflete um desafio que muitas pessoas enfrentam após o uso de corticosteroides, como a dexametasona, especialmente quando utilizados por períodos prolongados. A dexametasona é um…

Quais profissionais prescrevem Cortax?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.