Rovamicina - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Rovamicina

Indicações de Rovamicina
A indicacao de rovamicina deriva da atividade antibacteriana e das caracteristicas farmacocineticas da espiramicina. pode, pois, ser utilizada nas infeccoes causadas por germes definidos como sensiveis, notavelmente em suas manifestacoes otorrinolaringologicas, broncopulmonares, cutaneas, genitais (em particular prostaticas), osseas e estomatologicas.


Contra-Indicações de Rovamicina
Rovamicina esta contra-indicada em pacientes alergicos ao seu principio ativo, a espiramicina.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
250 mg: adultos e criancas em idade escolar: 1 a 2 capsulas, de seis em seis horas. esta posologia pode ser aumentada a criterio medico, devendo o tratamento prolongar-se durante 48 horas apos o desaparecimento dos sintomas da doenca. 500 mg: adultos: 4 a 6 comprimidos de 500 mg (1.500.000 ui), divididos em 2 ou 3 tomadas. criancas acima de 20 kg: 1 comprimido de 500 mg (1.500.000 ui) por 10 kg, por dia, divididos em 2 ou 3 tomadas. os comprimidos devem ser ingeridos sem mastigar com um copo de liquido. somente o seu medico podera indicar a posologia que for mais conveniente para o seu caso. - conduta na superdosagem: deve-se proceder a lavagem gastrica precoce e tratamento sintomatico.


Laboratório
Rhodia Farma Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Ambezetal, Amikin, Amoxil, Ampiretard, Amplamox Ac
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Periodontil


Precauções
Uma vez que ha passagem de rovamicina para o leite materno, recomenda-se nao utiliza-la durante o aleitamento ou, se ela for necessaria, a suspensao do aleitamento deve ser considerada. a ausencia de eliminacao renal da molecula ativa faz com que nao haja necessidade de se modificar a posologia em caso de insuficiencia renal. interacoes medicamentosas: ate o presente momento nao foram descritas interacoes da rovamicina com outros medicamentos.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Rovamicina
Rovamicina e, em geral, muito bem tolerada pelo organismo. podem ocorrer, embora infrequentemente, manifestacoes digestivas, como nauseas, vomitos e diarreia, ou manifestacoes alergicas cutaneas.


Perguntas sobre Rovamicina

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Rovamicina

Dra. Melissa Lacerda
Pediatra
Belo Horizonte
A sua médica orientou a parar. Se está insegura, oriento que procure uma outra obstetra para te avaliar, olhar seus exames ver se realmente pode parar com o tratamento ou não.

Dra. Helena Hertha Weibel
Cardiologista, Especialista em clínica médica
Rio de Janeiro
Bom dia. Ingerindo pro bioticos.

Quais profissionais prescrevem Rovamicina?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.