Tiorfan - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Tiorfan

Indicações de Tiorfan
TIORFAN (racecadotril) é indicado para o tratamento de diarréia aguda.


Contra-Indicações de Tiorfan
TIORFAN (racecadotril) é contra-indicado PARa pacientes com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
TIORFAN (racecadotril) deve ser administrado juntamente com o tratamento de reidratação oral ou parenteral, em pacientes nos quais a desidratação tenha ocorrido ou seja suspeita. Adultos O tratamento deve ser iniciado com uma única cápsula de 100mg, administrada independentemente do horário. A continuação do tratamento é com a administração do produto em períodos aproximados de 8 em 8 horas até que a diarréia cesse. A dose diária não deve exceder 400 mg. Se os sintomas persistirem por mais de 7 dias, o paciente deve procurar orientação médica. Pacientes idosos Não é necessário ajuste da dosagem em pacientes idosos. Crianças (abaixo de 15 anos de idade) TIORFAN (racecadotril) cápsula não é recomendado para crianças.


Informação ao Paciente
TIORFAN (racecadotril) atua no trato digestivo, reduzindo a diarréia. Conservar o produto ao abrigo do calor (temperatura £ 30oC). O prazo de validade do produto é de 24 meses, a contar da data de sua fabricação. não use medicamentos com prazo de validade vencido. Caso ocorra gravidez durante ou logo após o tratamento com TIORFAN (racecadotril), suspenda a medicação e comunique imediatamente ao seu médico. O uso de TIORFAN (racecadotril) é contra-indicado para pacientes com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Informe ao médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como sonolência, náusea, vômito, constipação, vertigem e dor de cabeça. todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Informe ao seu médico se estiver fazendo uso de outros medicamentos. Não é recomendado o uso de TIORFAN (racecadotril) cápsula em crianças. não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. pode ser perigoso para A sua saúde.


Informações Técnicas
Propriedades farmacodinâmicas TIORFAN (racecadotril) é um inibidor de encefalinase, a enzima responsável pela decomposição das encefalinas. É um inibidor seletivo porém reversível, e protege as encefalinas endógenas que são fisiologicamente ativas no trato digestivo. TIORFAN (racecadotril) possui um agente antisecretor intestinal puro, que demonstrou não ter qualquer efeito sobre a motilidade gastrintestinal. Reduz a hipersecreção intestinal de água e eletrólitos causada pela toxina do cólera ou inflamação sem afetar a secreção basal. Portanto, não há qualquer efeito sobre o intestino normal. Quando administrado por via oral, a inibição da encefalinase é puramente periférica. TIORFAN (racecadotril) não afeta a atividade da encefalinase no sistema nervoso central, e não demonstrou produzir hábitos nem efeitos estimulantes ou sedativos no sistema nervoso central.


Interações Medicamentosas
Nenhum estudo específico em seres humanos foi realizado. Racecadotril não inibe nem induz o citocromo P450 em modelos animais.


Laboratório
Laboratórios Bagó do Brasil


Precauções
Gravidez Não estão disponíveis dados adequados, em seres humanos, para o uso durante a gravidez. No entanto, estudos com animais não identificaram qualquer risco para a gravidez ou desenvolvimento embrio-fetal. TIORFAN (racecadotril) não deve ser usado na gravidez, a menos que os benefícios potenciais compensem os riscos. Lactação Não estão disponíveis dados adequados, em seres humanos, para o uso durante a lactação. No entanto, estudos com animais não identificaram qualquer risco para a lactação ou prole sendo amamentada. Efeitos sobre a capacidade de dirigir e usar máquinas Nenhum efeito adverso sobre a capacidade de dirigir ou operar máquinas foi identificado.


Propriedades Farmacocinéticas
Racecadotril é rapidamente absorvido pela via oral. É rapidamente hidrolisado a (RS)-N-(1-oxo-2-(mercaptometil)-3-fenilpropil) glicina, seu metabólito ativo, que, por sua vez, é convertido a metabólitos inativos que são eliminados através dos rins, fezes e pulmões. A intensidade e duração da ação de racecadotril depende da dose administrada. A atividade contra a encefalinase plasmática é iniciada em 30 minutos, com a atividade máxima correspondendo a 75% de inibição para uma dose de 100mg, ocorrendo 1-3 horas após a administração. A meia-vida biológica de racecadotril é de 3 horas. Para uma dose de 100mg, a duração da atividade contra a encefalinase plasmática é de cerca de 8 horas. (RS)-N-(1-oxo-2-(mercaptometil)-3-fenilpropil) glicina, o metabólito ativo de racecadotril, mostra ligação de 90% com proteínas plasmáticas, principalmente albumina. A distribuição pelos tecidos afeta somente cerca de 1% da dose administrada. As propriedades farmacocinéticas de racecadotril não são alteradas pela administração repetida ou em indivíduos idosos. A biodisponibilidade de racecadotril não é afetada pelos alimentos, porém a atividade máxima é retardada em uma hora e meia.


Superdosagem
Doses individuais de 2g, isto é, 20 vezes a dose terapêutica para o tratamento de diarréia aguda, foram administradas nas pesquisas clínicas sem causar efeitos nocivos. nenhum incidente com superdosagem acidental foi relatado. nenhum antídoto específico foi identificado e o controle deve seguir os procedimentos reconhecidos para superdosagem. Atenção: Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Tiorfan
Alguns casos de sonolência foram relatados durante as pesquisas clínicas. Náusea e vômito, constipação, vertigem e cefaléia também foram raramente relatados. Os efeitos colaterais foram leves e de natureza, freqüência e intensidade equivalentes àqueles relatados com placebo. A pesquisa pós-comercialização indicou que os efeitos colaterais são extremamente raros no uso em geral.


Perguntas sobre Tiorfan

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Tiorfan

Dr. Marlone Cunha
Gastroenterologista, Hepatologista
Campinas
O efeito inicial é rápido. Deve ser prescrito exclusivamente por médicos após consulta/avaliação do paciente. Em diarreias agudas autolimitadas ou naquelas em que se instituiu tratamento específico,…

Dr. Afonso Teixeira Martins Junior
Gastroenterologista
Trindade
Como gastroenterologista, as reações adversas ao uso de Tiorfan (racecadotrila) podem variar dependendo da gravidade e do tipo de reação. Em geral, os efeitos colaterais leves, como desconforto…

Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.





Quais profissionais prescrevem Tiorfan?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.