Ursacol - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Ursacol

Indicações de Ursacol
Alterações qualitativas e quantitativas da biligênese. Colecistopatia calculosa em vesícula biliar funcionante. Calculose residual do colédoco ou recidivas após intervenção sobre as vias biliares. Síndromes dispéptico-dolorosas das colecistopatias com ou sem cálculos e pós-colecistectomia; discinesias das vias biliares e síndromes associadas. Alterações lipêmicas por aumento do colesterol e/ou triglicérides. Cirrose biliar primária. Terapia coadjuvante da litotripsia.


Contra-Indicações de Ursacol
Icterícias obstrutivas e hepatites agudas graves; é também contra-indicado durante os primeiros três meses de gestação.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
As apresentações disponíveis (50 e 150 mg) permitem atuar esquemas posológicos ideais nas diferentes situações clínicas onde o produto é indicado. Tratamento da litíase colesterólica e das alterações quantitativas da bile (bile litogênica): em média 10 mg/kg/dia por 4-6 e até 12 ou mais meses, em doses fracionadas (a dose maior ao deitar). Nas pessoas obesas a dose média é 12 mg/kg/dia. Síndromes dispéptico-dolorosas nas discinesias das vias biliares e terapia de manutenção, após tratamento litolítico ou de litotripsia: de 50 mg, 3 vezes ao dia a 150 mg, 2 vezes ao dia. Quadros lipêmicos: em média 150 mg, 3-4 vezes ao dia, ou 300 mg, 2 vezes ao dia (pela manhã e ao deitar). As doses podem ser modificadas a critério médico; a ótima tolerância do preparado permite adotar doses sensivelmente mais elevadas. Terapia litolítica associada: no tratamento associado com ácido quenodesoxicólico, as doses de ácido ursodesoxicólico devem ser ajustadas a critério médico considerando que a associação deve alcançar 10-15 mg/kg/dia. Terapia coadjuvante da litotripsia extracorpórea: 8 mg/kg/dia associado a ácido quenodesoxicólico 7 mg/kg/dia, 2-3 semanas antes até 1 mês após a intervenção. As administrações devem ser feitas, de preferência, após as refeições. - Superdosagem: tratando-se de um ácido biliar, fisiologicamente presente no organismo humano, embora em quantidades limitadas, na literatura não há assinalações de superdosagem do produto. Foram assinalados, em indivíduos particularmente sensíveis, alguns raros casos de diarréia, facilmente corrigida com a redução temporária da dose sem necessidade de recorrer à interrupção do tratamento.


Laboratório
Zambon Labs. Farms. Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Acrosin, Cynametion, Decholin, Epacrosil, Epocler
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Actigall


Precauções
Os cálculos radiotransparentes, que melhor respondem ao tratamento litolítico, são aqueles pequenos e múltiplos em vesícula biliar funcionante; um eventual controle da composição biliar, para verificar a dessaturação em colesterol, representa importante elemento de previsão para um êxito favorável do tratamento. Aconselha-se cautela no uso do fármaco em pacientes com alterada circulação entero-hepática dos ácidos biliares (ressecção e estoma do íleo, inflamação regional de íleo, etc.). - Interações medicamentosas: não foram descritas até o presente momento.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Ursacol
Raramente, no início do tratamento, pode ocorrer diarréia que desaparece rapidamente com oportuno ajuste posológico.


Perguntas sobre Ursacol

Nossos especialistas responderam a 107 perguntas sobre Ursacol

Sim, tanto o Trilostano, que é comumente usado no tratamento de doenças como a Síndrome de Cushing, quanto o Ursacol (ácido ursodesoxicólico), muitas vezes prescrito para condições do fígado…

Se está tomando esse medicamento por indicação correta, é necessário que reveja a forma como aborda os problemas de sua vida, o que pode estar lhe causando insônia.

Ola, boa tarde.
Depende para qual finalidade. O Ursacol é melhor útil para duas patologias. São elas, Colangite Biliar Primária e Colangite Esclerosante Primária. Outras indicações estariam…

Quais profissionais prescrevem Ursacol?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.