Perguntas do paciente (9)

  • Atrasei em 12h e 09 minutos a última pílula da cartela do meu AC de 24 dias (Molieri 20). Tive relaç

    Atrasei em 12h e 09 minutos a última pílula da cartela do meu AC de 24 dias (Molieri 20). Tive relação desprotegida no dia seguinte. Eu continuaria protegida pelo AC mesmo passando em minutos a última pílula? As outras pílulas eu tomei no mesmo horário de forma certa.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila  Guimarães de Oliveira

    Sim, o prazo de 12h após a última tomada você ainda está protegida.


  • Tenho 50 anos tomei desogestrel para adonemioce parei pq meus seios estavam doendo muito só que a me

    Tenho 50 anos tomei desogestrel para adonemioce parei pq meus seios estavam doendo muito só que a menstruação não veio mais já faz dois meses antes de tomar o anticoncepcional a minha menstruação já estava vindo atrasada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila  Guimarães de Oliveira

    Olá, querida! Pode ser que você tenha entrado na menopausa nesse período.
    Menopausa de fato é quando a mulher fica 1 ano sem menstruar, mas até que isso aconteça, a menstruação pode ficar irregular, vindo 2x no mês, ficar 6 meses sem vir, etc.
    O ideal é você procurar um médico ginecologista para avaliar necessidade de alguma dosagem hormonal :)


  • Olá, existe alguma chance de gravidez caso uma toalha/cobertor/tecido que tenha tido contato com pên

    Olá, existe alguma chance de gravidez caso uma toalha/cobertor/tecido que tenha tido contato com pênis passe na entrada da vagina?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila  Guimarães de Oliveira

    Olá! Não! Para que a gestação ocorra, é necessário que se mantenha contato sexual direto do pênis com a vagina. Somente o contato do tecido não seria capaz de engravidar.


  • fiz uma laparotomia com ooforectomia esquerda , posso beber cerveja apos 30 dias de cirurgia?

    fiz uma laparotomia com ooforectomia esquerda , posso beber cerveja apos 30 dias de cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila  Guimarães de Oliveira

    Olá, querida! Pode beber tranquila, não vai afetar sua recuperação cirúrgica.
    Só lembre-se de sempre beber com moderação :)


  • Faço o uso do anticoncepcional IUMI sem ser ES e ganhei de uma amiga que parou de fazer o uso 3 cart

    Faço o uso do anticoncepcional IUMI sem ser ES e ganhei de uma amiga que parou de fazer o uso 3 cartelas lacradas do IUMI ES, posso fazer o uso? No caso tomaria os 24 comprimidos e faria a pausa como de costume

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila  Guimarães de Oliveira

    Olá, querida.
    Pode fazer isso sim. Tome 24 comprimidos, realize pausa de 4 dias e inicie nova cartela no 5 dia.


  • tomei anticoncepcional 13 dias após a menstruação e não sigo a ordem da cartela posso engravidar?

    tomei anticoncepcional 13 dias após a menstruação e não sigo a ordem da cartela posso engravidar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila  Guimarães de Oliveira

    Olá, querida. Olha, pode sim.
    O anticoncepcional deve ser tomado por volta do mesmo horário todos os dias, sem esquecimentos, pois, se tomar da forma incorreta, pode ser que o nível hormonal no sangue baixe e você ovule e engravide.
    Se você tem dificuldade no uso da pílula devido esquecimento, talvez seja melhor avaliar com seu médico um método de longa duração, pois é mais seguro.


  • Olá, eu uso o mirena vai fazer dia 17 de setembro 5 anos, preciso trocar ? Uso pra contracepção, p

    Olá, eu uso o mirena vai fazer dia 17 de setembro 5 anos, preciso trocar ?
    Uso pra contracepção, porém ando com a barriga inchada , com ânsia , tenho hipotireoidismo, fiz dois testes de gravidez , negativo , pode mesmo assim estar grávida ? Pelo exame de toque o fio está posicionado , como a g.o sempre ensinou pra sentir ! Obrigado aguardo uma resposta

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila  Guimarães de Oliveira

    Olá, querida.
    O DIU Mirena foi aprovado recentemente para uso contraceptivo no Brasil por até 8 anos, mesmo os que já haviam sido inseridos anteriormente. Então pensando somente na questão da validade, você pode utilizá-lo por mais 3 anos.
    É importante avaliar se o DIU está normoposicionado, pode ser realizado ultrassonografia transvaginal para verificar esse aspecto.
    Quanto ao hipotireoidismo, também é importante verificar se está bem controlado e passar por avaliação médica para investigar os sintomas que você está apresentando.


  • Tive um descolamento de placenta, mas não descobri a causa, se eu engravidar novamente posso ter out

    Tive um descolamento de placenta, mas não descobri a causa, se eu engravidar novamente posso ter outro descolamento?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila  Guimarães de Oliveira

    Olá, querida.
    Cada gestação é única, não é porque aconteceu uma vez que vai acontecer novamente, porém existe uma chance aumentada em quem já possui história de descolamento de placenta prévio.
    Importante fazer um acompanhamento pré natal bem feito, desde o início da gestação, para usar medicações que ajudam a prevenir que isso aconteça e acompanhar sempre bem de perto os valores de pressão arterial.
    Procure seu médico e sempre conte sobre seu histórico, é importante quem te atende saber do que ocorreu.


  • Fiz uma biópsia no colo do útero hoje e estou no 33° dia do meu ciclo, era para menstruar hoje, como

    Fiz uma biópsia no colo do útero hoje e estou no 33° dia do meu ciclo, era para menstruar hoje, como diferenciar o sangramento pq se for mais intenso pode ser a menstruação como também pode ser uma intercorrência da biópsia ??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila  Guimarães de Oliveira

    Olá, querida. Uma intercorrência da biópsia não aconteceria tanto tempo após o procedimento. Caso você sangre, o mais provável é que seja sua menstruação mesmo.


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.