Perguntas do paciente (15)
-
Depakote ER vi que não pode ser cortado ao meio. Mas e o o outro pode?
Depakote ER vi que não pode ser cortado ao meio. Mas e o outro pode?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O Depakote ER realmente não deve ser cortado, pois é de liberação prolongada. Já o outro pode ser partido ao meio SE for um comprimido simples/sulcado (“risquinho no meio”), pois ele é feito para permitir uma divisão mais adequada da dose.
-
Faço uso da lamotrigina, mas de forma toda irregular. Sei que estou errada, mas gostaria de saber do
Faço uso da lamotrigina, mas de forma toda irregular. Sei que estou errada, mas gostaria de saber dos riscos.
Só tomo o medicamento qdo estou em alguma crise depressiva. Entro direto com 200mg em dose única e continuo a tomar um ou dois comprimidos (100mg cada)/dia por uns 3 dias e paro.
Quais os riscos?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O principal risco de usar a lamotrigina dessa forma é aumentar bastante a chance de reações cutâneas graves, incluindo a síndrome de Stevens-Johnson, porque ela precisa ser iniciada de forma lenta e gradual. Entrar direto com 200mg após períodos sem uso não é considerado seguro.
Além disso, usar por poucos dias e interromper acaba não trazendo o efeito esperado da medicação, já que a lamotrigina costuma agir de forma preventiva e progressiva, não como remédio de efeito imediato para crise depressiva.
O ideal é conversar com seu médico para ajustar uma forma segura e eficaz de uso, evitando riscos e melhorando a resposta do tratamento.
-
Iniciei o tratamento com divalcon ER 250mg a noite. Há um ano tomo mirtazapina e aumentei bastante d
Iniciei o tratamento com divalcon ER 250mg a noite. Há um ano tomo mirtazapina e aumentei bastante de peso. Pode acontecer com o divalcon também? E a queda de cabelo pode ser evitada com algum suplemento?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim. O Divalcon ER (valproato/divalproato) pode causar ganho de peso, embora isso varie bastante entre os pacientes. Em média, o risco é considerado moderado e costuma ser maior nos primeiros meses de uso. Em algumas pessoas o aumento é discreto; em outras pode ser relevante.
Sobre queda de cabelo: também pode acontecer com valproato/divalproato, mas nem todo mundo terá isso. Quando ocorre, costuma ser: difusa (cabelo afinando no geral), reversível após reduzir dose ou suspender e mais comum após semanas a meses de uso.
Alguns suplementos às vezes são usados para tentar reduzir esse efeito, principalmente:
biotina, zinco, selênio...
O ideal é conversar com seu médico assistente para esclarecer suas dúvidas e ver o melhor caminho para seu tratamento!
Abraços.
-
Um ataque de panico pode ter o mesmo sintomas de um avc?
Um ataque de panico pode ter o mesmo sintomas de um avc?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim! Um ataque de pânico por "imitar" alguns sintomas de um AVC. Exemplos: tontura, formigamentos, sensação de fraqueza, dificuldade para falar por ansiedade intensa e mal-estar súbito. Porém, no AVC costumam ocorrer sinais neurológicos focais, como perda de força em um lado do corpo, boca torta ou fala enrolada. Em caso de dúvida, especialmente se os sintomas forem súbitos, é importante procurar avaliação médica imediata e conversar com seu médico de confiança!
-
Tenho problemas com bipolaridade, em um momento de estresse tomei 40 clonazepam de 2mg, que mal isso
Tenho problemas com bipolaridade, em um momento de estresse tomei 40 clonazepam de 2mg, que mal isso pode me fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O clonazepam faz parte dos benzodiazepínicos, medicamentos que deprimem o sistema nervoso central. A ingestão de 40 comprimidos de 2 mg representa uma dose potencialmente grave e pode causar sonolência intensa, confusão, dificuldade respiratória, rebaixamento do nível de consciência e até coma, especialmente se houver associação com álcool ou outros medicamentos. Mesmo que tenha ocorrido há algumas horas e a pessoa aparente estar bem, é fundamental procurar avaliação médica imediata. Após estabilização, também é importante acompanhamento psiquiátrico para compreender o contexto do ocorrido e reforçar o cuidado.
-
Tomo amplictil 50,mg por dia não estou conseguindo ter orgasmo é da medicação?
Tomo amplictil 50mg por dia, não estou conseguindo ter orgasmo,pode ser da medicação?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, é possível. O Amplictil (clorpromazina) pode causar efeitos sobre a função sexual, incluindo redução da libido, dificuldade para atingir o orgasmo e alterações na excitação sexual. Isso pode ocorrer por efeitos do medicamento em neurotransmissores e, em alguns casos, pelo aumento da prolactina. No entanto, outros fatores também podem contribuir, como ansiedade, humor deprimido ou outras medicações. É importante conversar com seu médico antes de qualquer mudança no tratamento, pois muitas vezes há formas de ajustar a conduta sem interromper o cuidado.
-
Tomo escitalopran 20mg e a 13 dias estou tomando também bupropiona 150mg, o médico receitou para dar
Tomo escitalopran 20mg e a 13 dias estou tomando também bupropiona 150mg, o médico receitou para dar disposição, energia.
Só que eu piorei, sinto muito sono, dor no corpo, moleza, tristeza, não tenho vontade de fazer nada, só de ficar deitada.
Quando isso tudo vai passar?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Os efeitos podem variar de pessoa para pessoa. A bupropiona costuma ser mais “ativadora”, mas em algumas pessoas, especialmente nas primeiras semanas, pode haver piora transitória do bem-estar, cansaço, mal-estar ou aumento da ansiedade/humor deprimido. Com 13 dias, ainda pode estar em fase de adaptação, mas uma piora importante e persistente merece reavaliação. Também é importante considerar se os sintomas fazem parte do quadro depressivo, interação com outras medicações ou necessidade de ajuste do tratamento. Recomendo entrar em contato com o médico que prescreveu para reavaliar, sobretudo se a tristeza, apatia ou piora funcional estiverem intensas.
-
Qual a diferença entre Boderline e Bipolaridade (TAB)?
Qual a diferença entre Boderline e Bipolaridade (TAB)?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá!
Embora ambos possam causar oscilações de humor, existem diferenças importantes. No Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), as mudanças de humor ocorrem em episódios de depressão, hipomania ou mania, que costumam durar dias ou semanas. Já no Transtorno de Personalidade Borderline, as oscilações emocionais tendem a ser mais rápidas, frequentemente desencadeadas por conflitos interpessoais, rejeição ou situações estressantes.
Além disso, o Borderline geralmente envolve medo intenso de abandono, relacionamentos instáveis, impulsividade e alterações na autoimagem. Em muitos casos, os dois transtornos podem coexistir, tornando fundamental uma avaliação psiquiátrica cuidadosa para um diagnóstico adequado.
-
Estou tomando sertralina meu pânico e ansiedade almentou e normal
Estou tomando sertralina meu pânico e ansiedade almentou e normal
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, isso pode acontecer. Nas primeiras semanas de tratamento com sertralina, algumas pessoas apresentam aumento temporário da ansiedade, nervosismo, inquietação ou até piora dos sintomas de pânico antes de ocorrer a melhora. Esse efeito costuma ser mais comum no início do tratamento ou após aumentos de dose e geralmente tende a diminuir ao longo de alguns dias ou semanas.
No entanto, é importante informar seu médico sobre essa piora, especialmente se os sintomas estiverem intensos ou difíceis de tolerar. Em alguns casos, ajustes na dose ou estratégias para controlar os sintomas iniciais podem ser necessários.
Não interrompa a medicação por conta própria sem orientação médica.
-
Boa noite! Estou iniciando minha quarta semana com sertralina de 50mg (1x ao dia), também tomo Rivot
Boa noite! Estou iniciando minha quarta semana com sertralina de 50mg (1x ao dia), também tomo Rivotril esporadicamente por causa de insônia, mas ainda sinto bastante medo de sair e ter uma crise de ansiedade, sinto dores no peito, enjoos e dores de cabeça. Já fiz mais de 5 eletrocardiogramas todos normais. Isso é normal? Esses sintomas passam após um período de tratamento?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá!
Sim, isso pode acontecer. Embora muitas pessoas comecem a perceber alguma melhora nas primeiras semanas, o efeito terapêutico completo da sertralina para transtorno de pânico e ansiedade costuma levar entre 6 e 12 semanas. Na quarta semana, ainda é relativamente comum que persistam sintomas como medo de sair, preocupação com novas crises, dores no peito, enjoo e outros sintomas físicos da ansiedade.
O fato de você já ter realizado diversos eletrocardiogramas com resultados normais é um dado tranquilizador, mas é importante continuar acompanhando seus sintomas com o médico responsável pelo tratamento. Com a melhora gradual da ansiedade, esses sintomas físicos também costumam diminuir.
Além da medicação, a psicoterapia tem um papel muito importante no tratamento. Ela ajuda a compreender os mecanismos da ansiedade, reduzir o medo das crises, modificar padrões de pensamento que mantêm os sintomas e recuperar gradualmente a confiança para voltar às atividades do dia a dia. Em muitos casos, a combinação de medicação e psicoterapia traz resultados superiores ao uso isolado de qualquer uma das abordagens.
Caso perceba piora importante dos sintomas ou tenha dúvidas sobre a dose ou evolução do tratamento, converse com seu psiquiatra para uma reavaliação individualizada.
-
Faço uso de 225mg de Venlafaxina e 150mg de Bupropiona e gostaria de saber se esses remédios causam
Faço uso de 225mg de Venlafaxina e 150mg de Bupropiona e gostaria de saber se esses remédios causam falta considerada de libido.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, é possível. A venlafaxina está entre os antidepressivos que podem causar efeitos colaterais sexuais, incluindo diminuição da libido, dificuldade para atingir o orgasmo e, em alguns casos, alterações na excitação sexual. Esse efeito pode ocorrer mesmo quando o tratamento está trazendo benefícios para o humor ou ansiedade.
Já a bupropiona costuma ter um perfil diferente e geralmente apresenta menor risco de disfunção sexual. Em alguns pacientes, ela pode inclusive ajudar a reduzir os efeitos sexuais causados por outros antidepressivos.
Entretanto, a redução da libido nem sempre está relacionada apenas à medicação. Depressão, ansiedade, estresse, problemas de relacionamento, alterações hormonais, qualidade do sono e outras condições clínicas também podem influenciar significativamente o desejo sexual.
Como você utiliza doses relativamente altas de venlafaxina, vale a pena conversar com seu psiquiatra para avaliar se os sintomas podem estar relacionados ao tratamento e discutir possíveis estratégias, caso estejam causando prejuízo à sua qualidade de vida.
-
Tenho 72 anos. Comecei tomar Carbolitium CR 450mg 1 comp à noite.Estou toda trêmula e tonta sem cons
Tenho 72 anos. Comecei tomar Carbolitium CR 450mg 1 comp à noite.Estou toda trêmula e tonta sem conseguir andar só e agravou meu problema de gastrite.Continuo? Obg.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Tremores, tontura, desequilíbrio e sintomas gastrointestinais podem ocorrer com o uso de lítio (Carbolitium), especialmente no início do tratamento. No entanto, aos 72 anos, sintomas como "estar toda trêmula", "tonta" e "sem conseguir andar sozinha" merecem atenção especial, pois podem indicar que a medicação não está sendo bem tolerada ou até níveis elevados de lítio no organismo.
Por esse motivo, recomendo que entre em contato com o médico que prescreveu a medicação o quanto antes para uma orientação individualizada. Caso os sintomas sejam intensos, estejam piorando ou impeçam você de caminhar com segurança, procure atendimento médico com urgência.
Enquanto isso, mantenha-se bem hidratada, salvo se houver alguma restrição médica para ingestão de líquidos, e não faça alterações na medicação sem orientação do profissional que acompanha seu caso.
-
Estou no tratamento de 6 messes com sertalina e lírio posso beber nos finais de semana ?
Estou no tratamento de 6 messes com sertalina e lítio, posso beber nos finais de semana ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Em geral, não é recomendado consumir álcool durante o tratamento com sertralina e lítio. O álcool pode aumentar efeitos como sonolência, tontura, dificuldade de concentração e prejudicar o equilíbrio emocional, além de potencialmente reduzir os benefícios do tratamento.
No caso do lítio, existe uma preocupação adicional: o álcool pode favorecer desidratação, o que pode alterar os níveis de lítio no organismo e aumentar o risco de efeitos adversos.
Isso não significa que todas as pessoas terão problemas ao consumir pequenas quantidades de álcool, mas a segurança depende de diversos fatores, como o diagnóstico, a estabilidade dos sintomas, as doses utilizadas, outras medicações em uso e condições clínicas individuais.
Por isso, o mais prudente é conversar com o psiquiatra que acompanha seu tratamento antes de consumir bebidas alcoólicas, para receber uma orientação adequada ao seu caso específico.
-
Bom dia, estava indicado pelo médico a toma diária de paroxetina e esqueci me de comprar a nova caix
Bom dia, estava indicado pelo médico a toma diária de paroxetina e esqueci de comprar a nova caixa, que entretanto acabou. Comecei a sentir sintomas horríveis de ansiedade e tive um ataque de ansiedade enorme de noite e não consegui dormir . Hoje, já voltei a tomar . A medicação volta a fazer efeito?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá!
Sim, na maioria dos casos a paroxetina volta a fazer efeito após a retomada do tratamento. O que você descreve é compatível com sintomas de interrupção abrupta da medicação, algo relativamente comum com a paroxetina devido à sua curta meia-vida.
Além da piora da ansiedade, podem surgir sintomas como tontura, sensação de choque elétrico na cabeça, irritabilidade, insônia, náuseas e mal-estar geral quando a medicação é interrompida repentinamente.
Como você já voltou a tomar a paroxetina, a tendência é que esses sintomas melhorem gradualmente nos próximos dias. No entanto, o tempo de recuperação pode variar de pessoa para pessoa.
Se os sintomas forem muito intensos, persistirem por vários dias ou surgirem outras preocupações, entre em contato com o médico que acompanha seu tratamento para uma orientação individualizada. Evite interromper a medicação novamente sem orientação médica.
-
Boa noite comecei a tomar o bupropiona para parar de fumar ,irei emagrecer com ele ???
Boa noite comecei a tomar o bupropiona para parar de fumar, irei emagrecer com ele???
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa noite! A bupropiona não é um medicamento para emagrecimento, mas algumas pessoas podem apresentar uma leve perda de peso durante o tratamento. Isso ocorre porque ela pode reduzir o apetite em parte dos pacientes.
No contexto da cessação do tabagismo, esse efeito pode ser interessante, já que muitas pessoas ganham peso após parar de fumar. No entanto, a resposta varia bastante: algumas pessoas emagrecem, outras mantêm o peso e algumas podem até ganhar peso, dependendo dos hábitos alimentares, atividade física e de outros fatores individuais.
O principal objetivo da bupropiona é auxiliar no controle da vontade de fumar e dos sintomas de abstinência da nicotina. Caso tenha dúvidas sobre seu caso específico ou perceba alterações importantes no peso, converse com o médico que prescreveu a medicação.
Autor
Perguntas frequentes
-
olá. ha exatos 3 meses tive uma crise de panico apos anos bem, contexto no qual minha psiq associou
A resposta à quetiapina não depende apenas da dose e não é possível afirmar…