Perguntas do paciente (189)

  • Eu sinto dores nos olhos depois de um mês da cirurgia e está doendo, isso pode ser contaminação do a

    Eu sinto dores nos olhos depois de um mês da cirurgia e está doendo, isso pode ser contaminação do ar ou sujeira das mãos ou porque tomei sol?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Dependendo da cirurgia, é normal sentir, nos primeiros dias, alguma dor. É importante informar sinais inflamatórios ao seu médico, como vermelhidão acentuada, aumento da dor, endurecimento do globo…


  • Olá boa noite. Fiz tratamento com Tobrex Colírio uma semana para blefarite. Mas os sintomas passado

    Olá boa noite. Fiz tratamento com Tobrex Colírio uma semana para blefarite. Mas os sintomas passado uns dias voltaram. Posso usar de novo? E quanto tempo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    Acho que deveria retornar a uma consulta. Dependendo do caso, pode ser necessário trocar a medicação, usar pomada, ou acrescentar limpeza das pálpebras.
    Espero ter ajudado.


  • Tenho Síndrome de Sjogren e tomo Reuquinol ha 2 anos, o uso prolongado deste medicamento pode afetar

    Tenho Síndrome de Sjogren e tomo Reuquinol ha 2 anos, o uso prolongado deste medicamento pode afetar a visão?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Boa tarde.
    Concordo com tudo acima, mencionado pelos colegas médicos.
    Teste de cores também pode ser realizado no rastreio.
    O campo visual é do tipo computadorizado, avaliando…


  • Ola. Meu menino de 1 ano e 9 meses esta con Estrabismo divergente intermitente. E notamos q desde q

    Ola. Meu menino de 1 ano e 9 meses esta con Estrabismo divergente intermitente. E notamos q desde q ele começou com o desvio , ele tbm começou com uma mania de andar e olhar de lado. As vezes(mais raro) ele ta sentado brincando e olha de lado tbm. Pode haver relação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Boa noite.
    Sim. Pode estar relacionado a uma postura compensatória pelo estrabismo.
    Deve ser avaliado.
    Se puder, tire foto do momento que ocorre, para levar à consulta.


  • Minha receita antiga e a nova permaneceram com o mesmo grau de astigmatismo (2.00), porém o eixo mud

    Minha receita antiga e a nova permaneceram com o mesmo grau de astigmatismo (2.00), porém o eixo mudou de 180° para 5°. É normal essa mudança?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    Sim, é “normal” acontecer pequenas mudanças de eixo de uma refração para a outra.
    Lembrando que o eixo de 180 pode também ser chamado de 0, e que nesse caso, o eixo zero do astigmatismo…


  • Boa tarde! As bolsas abaixo dos olhos me incomodam muito. Qual o procedimento a ser realizado par

    Boa tarde!

    As bolsas abaixo dos olhos me incomodam muito. Qual o procedimento a ser realizado para reparo dessas bolsas?

    grata,

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá. Você deve procurar um cirurgião plástico ocular e ver se há indicação do procedimento blefaroplastia. Boa sorte.


  • Fui no oculista e receitou uma pomada Tobramicina. Eu queria colocar o colirio em vez da pomada. Eu

    Fui no oculista e receitou uma pomada Tobramicina. Eu queria colocar o colirio em vez da pomada. Eu poderia?Já estou usando o colirio Systane .Muito obrigada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Bom dia.
    A pomada tem a vantagem de permanecer mais tempo no olho e ser mais adequada para as lesões de pálpebras. Não sei exatamente a sua patologia para poder responder se essa troca…


  • Estou usando o Maxidex posso consumir bebidas alcoólicas?

    Estou usando o Maxidex posso consumir bebidas alcoólicas?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Bom dia.
    Maxidex é uma pomada com corticoide, e nada tem a ver com bebida alcoólica.
    Deve ter acompanhamento médico em seu uso.
    Espero ter ajudado.
    Bom final de semana.…


  • Cha de hibisco ou dente de leao pra emagrecer. Quem tem suspeita de glaucoma pode tomar?

    Cha de hibisco ou dente de leao pra emagrecer. Quem tem suspeita de glaucoma pode tomar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Boa tarde. Não há relação entre esses chás e o glaucoma.
    Deve-se prestar alguma atenção em chás que contém cafeina.
    Espero ter ajudado.


  • Minha mãe tem 93 anos e tem mácula degenerativa seca, tenho 63 anos e gostaria de saber se posso doa

    Minha mãe tem 93 anos e tem mácula degenerativa seca, tenho 63 anos e gostaria de saber se posso doar para ela um globo ocular, assim ela poderia voltar a enxergar e com um olho consigo sobreviver sem problemas.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Achamos maravilhosa a sua intenção, e sugiro que demonstre a sua mãe todo esse amor e dedicação.
    Mas a nossa ciência ainda não acompanha esse seu ato de amor. Não há transplante para esse…


  • Usar óculos e soluçao fisiológica,ajuda a evitar a evolução da carne crescida nos olhos?

    Usar óculos e soluçao fisiológica,ajuda a evitar a evolução da carne crescida nos olhos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Boa tarde.
    Somente complementando, o filtro UV pode ser colocado tanto no óculos escuro quanto no claro.
    Atenciosamente.


  • Tenho um colirio Tobrex vencido em junho posso uzar hoje por exemplo?

    Tenho um colirio Tobrex vencido em junho posso uzar hoje por exemplo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Boa tarde. Assim como outras medicações, não é recomendável usar colírio vencido. Para evitar medicações contaminadas, ou sem efeito. O ideal é descartar o colírio após 30 dias de abertura.


  • Olá,boa noite! Tenho 9 graus de miopia nos dois olhos e gostaria de saber se é possível reduzir os g

    Olá,boa noite! Tenho 9 graus de miopia nos dois olhos e gostaria de saber se é possível reduzir os graus ao menos um pouco (por exemplo, pra 8 ou 7 graus) por meio de exercícios oculares? Nem falo em zerar o grau, porque sendo meu grau tão alto, não acredito ser possível.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Boa tarde.
    Não há, até o momento, nada que comprove eficácia em trabalhos médicos, de diminuição de grau alto de miopia por exercícios.
    Sugiro uma consulta médica para verificar outras…


  • Vou operar da Catarata e moro em uma fazenda de café, Apos a cirurgia tenho que tomar cuidado com po

    Vou operar da Catarata e moro em uma fazenda de café, Apos a cirurgia tenho que tomar cuidado com poeira ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Ah sim, claro. Deve tomar cuidado com poeira, mão suja, pegar peso... Ficará afastado do trabalho por um tempo. No ato da cirurgia, provavelmente já te darão todos os cuidados por escrito, para…


  • Ola , minha filha tem 2 anos e o mapeamento da retina deu uma alteração na escavacao de 0,07×0,07 ,

    Ola , minha filha tem 2 anos e o mapeamento da retina deu uma alteração na escavacao de 0,07×0,07 , será q e glaucoma ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    A escavacao aumentada da papila óptica deve ser acompanhada pelo médico oftalmologista, assim como a pressão ocular. Nem sempre significa glaucoma. Principalmente as simétricas. Mas deve ser…


  • O colírio Hylo gel aumenta pressão ocular?

    O colírio Hylo gel aumenta pressão ocular?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Boa tarde.
    Não.
    O hylo gel é apenas um lubrificante.
    Os colirios que podem contribuir para aumento da pressão ocular são os que têm corticoide.
    Espero ter ajudado. Até…


  • Fiz cirurgia de miopia há 30 anos com ponta de diamante, estou com suspeita de glaucoma, essa cirurg

    Fiz cirurgia de miopia há 30 anos com ponta de diamante, estou com suspeita de glaucoma, essa cirurgia pode ter causado o glaucoma ? Que relação essa cirurgia tem com o glaucoma ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Boa tarde. Não há relação de causa entre a ceratotomia radial e o glaucoma.
    Espero ter ajudado.


  • O olho seco pode causar quemose? E se sim, ela pode desaparecer e reaparecer no dia seguinte no mesm

    O olho seco pode causar quemose? E se sim, ela pode desaparecer e reaparecer no dia seguinte no mesmo lugar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Sim. O olho seco pode causar quemose (edema da conjuntiva), especialmente quando há inflamação da superfície ocular associada, alergia ou atrito excessivo. A quemose pode ser intermitente, desaparecendo…


  • A ansiedade e o estresse pode causar sintomas na visão como sensação de buraco no chão, sensação de

    A ansiedade e o estresse pode causar sintomas na visão como sensação de buraco no chão, sensação de que o óculos está com grau a mais?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Sim. Ansiedade e estresse podem causar sintomas visuais como sensação de desequilíbrio, estranheza na visão, percepção de grau alterado e dificuldade de adaptação aos óculos. Se os exames oftalmológicos…


  • Eu tenho fenômeno e tópico do Céu Azul enxergo isso o dia todo em diferentes lugares tem cura para i

    Eu tenho fenômeno e tópico do Céu Azul enxergo isso o dia todo em diferentes lugares tem cura para isso porque me incomoda muito e aparece mais quando eu estou em lugares Claros

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    É um fenômeno normal relacionado à visualização do fluxo sanguíneo na retina, mais perceptível em ambientes claros. Não há tratamento específico, mas não costuma representar doença.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.