Perguntas do paciente (207)
-
Fui submetida a uma laparotomia (aberta) devido a uma gravidez ectópica há 23 dias. Tenho uma viagem
Fui submetida a uma laparotomia (aberta) devido a uma gravidez ectópica há 23 dias. Tenho uma viagem marcada para daqui 17 dias. Tem algum risco, visto que será viagem de avião? Estarei com 40 dias de operada.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O ideal é sempre conversar como o seu médico, para uma viagem de avião seria interessante uso de meias elasticas de média compressão para reduçao de risco de trombose de membros inferiores. não…
-
Depois de uma cirurgia de enterectomia, quanto tempo leva para o intestino funciona normalmente?
Depois de uma cirurgia de enterectomia, quanto tempo leva para o intestino funciona normalmente?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A enterectomia é ressecção do intestino delgado, normalmente com costura primária do segmento de intestino. Habitualmente em 3 dias com a realimentação o intestino volta a funcionar, mas isso depende…
-
Fiz uma hemorroidectomia a 60 dias, sinto somente um incômodo ao evacuar, no entanto, percebo que fica
Fiz uma hemorroidectomia a 60 dias, sinto somente um incômodo ao evacuar, no entanto, percebo que fica inchaço como se eu ainda tivesse hemorroidas. Quanto tempo leva pra esse inchaço sarar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Os sintomas dependem da técnica utilizada, por exemplo o tenesmo, sensaçao de evacuaçao incompleta é mais comum no THD (tecnica com doppler) do que nas tecnicas abertas/ fechadas. Mas no geral…
-
Fiz uma Colonoscopia,foi verificado uma ferida no cólon,o gastro me receitou PREDNISONA.O procedimento
Fiz uma Colonoscopia,foi verificado uma ferida no cólon,o gastro me receitou PREDNISONA.O procedimento está certo,ou tenho de procurar outro especialista?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Precisaríamos de mais dados dessa “ ferida”, assim como tamanho, localização no Colon e da presença ou não de sintomas como diarréia, sangramento para definir da necessidade ou não de tratamento.…
-
Boa noite, hje faz 8 dias que fiz cirurgia de remoção de hemorroidas, dá pra ver que alguns dos pontos
Boa noite, hje faz 8 dias que fiz cirurgia de remoção de hemorroidas, dá pra ver que alguns dos pontos estouraram e a área da cirurgia se encontra muito inflamada e doendo, o que devo fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Alguns pontos podem abrir mesmo, é uma região com grande tensão, anti-inflamatórios e banho de assento com água morna por 15 minutos 3 vezes ao dia, costumam ajudar na dor, mas o mais aconselhável…
-
Olá. Gostaria de tirar uma dúvida. Íleo Terminal com boa expansividade e elasticidade e mucosa íntegra
Olá. Gostaria de tirar uma dúvida. Íleo Terminal com boa expansividade e elasticidade e mucosa íntegra significa que está tudo bem?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim. Provavelmente você viu isso no laudo de uma colonoscopia, significa que está tudo bem.
-
Olá! Eu realizei uma cirurgia do refluxo gastroesofágico há 5 meses. Eu sinto que não consigo ainda
Olá! Eu realizei uma cirurgia do refluxo gastroesofágico há 5 meses. Eu sinto que não consigo ainda comer da mesma forma que comia antes de fazer a cirurgia. Eu ainda sinto um pouco de falta de ar as vezes e sinto uma leve demora para a comida ''descer''.Vocês acham que com…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
No geral, não é esperada dificuldade de deglutição após 5 meses. Agende uma consulta com seu cirurgião para avaliação da intensidade/ frequência dos sintomas e da necessidade de realização de endoscopia…
-
Qual exame é feito para diagnosticar doença no intestino delgado?
Qual exame é feito para diagnosticar doença no intestino delgado?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
As opções são enteroscopia (endoscopia com aparelho maior) e capsulas endoscópicas (que o paciente deglute e evacua as capsulas, e as imagens são gravadas.
-
Olá,no meu exame de endoscopia com biopsia deu mucosa duodenal sem atipias.Áreas focais de atrofia
Olá,no meu exame de endoscopia com biopsia deu mucosa duodenal sem atipias.Áreas focais de atrofia infiltrado inflamatório crônico linfoplasmocitário e neutrofílico com raros focos de infiltrado eosinofílico.
Áreas focais de atividade é grave? Eu tbm tenho duodenite crônica sinto mta dorRESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O importante é descartar atipias, lesões pré- malignas, pelo que você descreve parece haver apenas inflamação. Leve seu exame até o especialista, é importante não só o laudo como também as imagens.
-
Paniculite mesentérica. O que deve ser feito/ Tenho que sofrer cirurgia? Obrigado
Paniculite mesentérica. O que deve ser feito/ Tenho que sofrer cirurgia? Obrigado
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É uma inflamação da gordura que irriga o intestino, causado por infecções virais entre outras causas, o tratamento é com anti-inflamatórios e analgésicos. Na maioria dos casos não é necessário…
-
A um ano e um mês que fiz a retirada de vesícula e de refluxo ( as duas foram feitas juntas ) não
A um ano e um mês que fiz a retirada de vesícula e de refluxo ( as duas foram feitas juntas ) não foi por corte , só que agora de 3 semanas pra cá estou sentindo uma dorzinha debaixo da costela onde ficava a vesícula. Por que será? Estou com medo de ser algo mais grave.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
As causas são várias, o fato de ter só dor pode ser muscular ou gases, sem febre ou vômitos ou alteração do hábito intestinal é menos provável uma causa intra-abdominal. Agende consulta com um…
-
Estou com 3 meses que retirei a sonda gastrica , meu especialista tirou sem precisar de pontos, mais
Estou com 3 meses que retirei a sonda gastrica , meu especialista tirou sem precisar de pontos, mais depois de 3 meses ainda continua o processo da cicatrização e agora deu pra sair secreção, eu queria saber se é normal sair ?
Obs : tem uma pele que era pra ter entrado,e não entrou ainda.RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Geralmente não se dá ponto mesmo após retirada de sonda de gastrostomia. A cicatrização é por segunda intenção de drentro pra fora. Até fechar completamente pode vazar um pouco de secreção, mas…
-
Olá fiz cirurgia do refluxo há 1 ano nunca mais senti azia nem tomei remédio. Mas continuo raspando
Olá fiz cirurgia do refluxo há 1 ano nunca mais senti azia nem tomei remédio.
Mas continuo raspando a garganta o que fazer em relação a isso? Incomoda muito.RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Seria importante uma nova Endoscopia Digestiva Alta e avaliação de um otorrino para avaliação de faringite/ vias aereas superiores.
-
Como é rastreado/diagnosticado câncer no pâncreas? Ele é visto em US e Ressonância ou somente por
Como é rastreado/diagnosticado câncer no pâncreas? Ele é visto em US e Ressonância ou somente por algum marcador em exame de sangue?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Para câncer de pâncreas não tem indicação de rastreamento para toda população como o câncer de intestino que fazemos colonoscopia após os 50 anos e sangue oculto nas fezes ou mais precoce a depender…
-
Tenho hemorróidas. Estou tomando Daflon ( genérico) e proctyl já faz 03 dias e ainda não melhorou.
Tenho hemorróidas. Estou tomando Daflon ( genérico) e proctyl já faz 03 dias e ainda não melhorou. Esse prazo é normal ? Costuma demorar para normalizar ? Se eu for no médico ele pedirá exames ou basta a observação visual das hemorróidas para indicar tratamento ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
As principais queixas de hemorróidas são sangramento, prolapso ( volume q se exterioriza pelo canal anal), coceira, ardência, pressão ou sensação de peso. A presença de dor pressupõe a existência…
-
Faz 4 dias que o meu tio operou de uma hérnia umbilical. A hernia não apresenta secreção e nem sangramento,
Faz 4 dias que o meu tio operou de uma hérnia umbilical. A hernia não apresenta secreção e nem sangramento, mas a área em volta da cirurgia está roxa (a área abaixo da cirurgia está mais roxa) e há duas pequenas bolhas de sangue dentro do umbigo. Os pontos estão normais. Devo me preocupar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A área roxa pode ser um hematoma pela manipulação do tecidos durante a cirurgia, no entanto é fundamental um exame físico para melhor avaliação, entre em contato com seu médico.
-
Fiz cirurgia de hérnia umbilical mas bem no fundo do umbigo tá parecendo que não fechou , vejo um
Fiz cirurgia de hérnia umbilical mas bem no fundo do umbigo tá parecendo que não fechou , vejo um buraco isso é normal, ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode ter ocorrido um deiscência ( ter soltado o ponto da pele superficial ), nesse caso a cicatrização vai ocorrer por segunda intenção de dentro para fora. Porém agende um a consulta com seu…
-
Gostaria de saber o preço de uma cirurgia de video de hernia inguinal indireta na virilha, particular?
Gostaria de saber o preço de uma cirurgia de video de hernia inguinal indireta na virilha, particular? Obrigado
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Tem o valor do hospital que corresponde a sala/ material cirúrgico, diária de internação que podem variar em média de 4 a 8 mil reais, Além do valor do anestesista e da equipe cirúrgica ( formada…
-
Com até quantos centímetros de reto é seguro fazer a cirurgia de reconstrução do trânsito inte
Com até quantos centímetros de reto é seguro fazer a cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
No geral um coto retal de 10 cm ou mais é mais seguro para reconstrução intestinal. No entanto, outros fatores também são importantes como ausência de radioterapia, bom status nutricional. espero…
-
Faz 3 dias que fiz a hemorroidectomia, não paro de sentir dor desde o o momento que a anestesia passou!
Faz 3 dias que fiz a hemorroidectomia, não paro de sentir dor desde o o momento que a anestesia passou! Quando evacuo doi muito mais! Sem contar que fico sentindo como se fosse pontadas! Dor continua. Que posso fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Além dos analgésicos, anti-inflamatórios que seu médico deve ter prescrito é importante uso de Fibras (Muvinlax/ Metamucil) ou laxativos para ter evacuações pastosas e não forçar a área operada…
Autor
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…