Perguntas do paciente (551)
-
Boa tarde , estou gravida 11 semanas e peguei meu exame de vdrl e deu reagente 1/8. Estou com sífilis
Boa tarde ,
estou gravida 11 semanas e peguei meu exame de vdrl e deu reagente 1/8. Estou com sífilis no caso?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Como já foi dito, é um resultado compatível com sífilis sim, e deve ser tratada o quanto antes para garantir a saúde e segurança do seu bebê, já que a sífilis é transmitida ao feto e provoca graves…
-
Gostaria de saber se posso confiar nas seguintes sorologias: ANTI-HCV (hepatite c), VDRL, ANTI-HIV 1
Gostaria de saber se posso confiar nas seguintes sorologias: ANTI-HCV (hepatite c), VDRL, ANTI-HIV 1 e 2 (não reagentes), com janela de 182 dias (06 meses), ou necessita de mais testes?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Com esse período de 6 meses pós-exposição você pode ficar tranquilo que estes testes com resultado NÃO REAGENTE indicam que NÃO HÁ INFECÇÃO, sem necessidade de novos testes.
-
Tive toxoplasmose quando criança e perdi a visão de um olho, é possivel afetar o outro olho também?
Tive toxoplasmose quando criança e perdi a visão de um olho, é possivel afetar o outro olho também? E sobre a vacina da febre amarela, quem tem toxoplasmose pode tomar a vacina?.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A toxoplasmose ocular pode sim ser reativada em fases mais tardias, após a infecção inicial, ainda que esta tenha sido congênita. Por isso, em caso de sintomas oculares (perda da visão, visão embaçada),…
-
depois da 3* vez de tratamento meu último exame VDRL deu 1,1 eu posso engravidar ?
depois da 3* vez de tratamento meu último exame VDRL deu 1,1 eu posso engravidar ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olha, o VDRL de 1:1 nesse caso é residual, ou seja, após um tratamento adequado indica apenas cicatriz sorológica. Significa que você ficou curada e pode engravidar. No entanto, precisa acompanhar…
-
Fiz teste deu reagente 2,6 na segunda amostra fiz imunoblot deu negativo fiz o pcr quantitativo também
Fiz teste deu reagente 2,6 na segunda amostra fiz imunoblot deu negativo fiz o pcr quantitativo também deu negativo e aí da fiz o teste rápido action que deu negativo também posso descartar a hipótese de hiv ? Estou com uma prótese de silicone encapsulada isso pode ter alterado a primeira amostra?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pelo seu relato não há como dizer que você pode descartar a infecção, até porque tem um primeiro resultado reagente.O fato de ter dado um Blot negativo pode significar infecção recente (falso negativo).…
-
A PrEP protege uma pessoa de exposições SUCESSIVAS ao vírus HIV?
A PrEP protege uma pessoa de exposições SUCESSIVAS ao vírus HIV?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Mas é importante lembrar que a PrEP não substitui o uso do preservativo. Ela é uma medida adjuvante, complementar.
-
Fiz o teste rápido e deu positivo para sífilis. Deu negativo para hiv mas estou com medo de ter contraído
Fiz o teste rápido e deu positivo para sífilis. Deu negativo para hiv mas estou com medo de ter contraído devido a janela imunológico, sabendo que o teste foi feito 30 dias pós minha ultima relação sexual. E agora? Devo estar infectado e não foi identificado ou posso me acalmar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Em relação ao HIV, se o teste que você fez foi o teste rápido, portanto de 3ª geração, a janela de soroconversão é de aproximadamente 30 dias. Então, como sua exposição foi 30 dias antes do…
-
Liguei para o Disk Dst/Aids , eles sempre afirma que os exames teste rapido ou quarta geração e definitivo
Liguei para o Disk Dst/Aids , eles sempre afirma que os exames teste rapido ou quarta geração e definitivo depois de 30 dias e não preciza fazer outro que não existe mais soroconversão tardia, eles tão certo?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Com os testes de quarta geração, geralmente se encerra o acompanhamento com 90 dias, pois são exames mais sensíveis e específicos para diagnóstico do HIV e que não necessitam aguardar mais tempo…
-
Depois de uma situação de risco, 3 exames quarta geração, uma carga viral um west blot, feitos mês
Depois de uma situação de risco, 3 exames quarta geração, uma carga viral um west blot, feitos mês a mês, mais 8 testes rápidos, o último feito hoje com janela de 302 dias, pode dar por encerrado, ou ainda preciso ficar me testando até um ano?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim!!! A infecção pelo HIV já está mais do que descartada! Desde que você não tenha sido exposto em novas relações de risco.
Att.
-
Gostaria de saber se há algum problema em tomar a Pep 15 minutos após o café da manhã? Obrigado.
Gostaria de saber se há algum problema em tomar a Pep 15 minutos após o café da manhã? Obrigado.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Problema nenhum! Muito pelo contrário, é até melhor que tome junto com alguma refeição devido ao tenofovir, que é melhor absorvido com alimentos.
Att.
-
Minha esposa tomou antitetânica na gravidez há cinco anos atrás ela está tendo contrações musculares
Minha esposa tomou antitetânica na gravidez há cinco anos atrás ela está tendo contrações musculares severas em todo corpo, pode ser tétano? Ela operou um meningioma na região occiptal há um ano e meio. Já fomos em vários Neurologistas, mas nenhum de um diagnóstico. Qual especialidade procurar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Tétano é uma doença grave, que evolui mal sem o tratamento específico adequado, que no caso é o soro anti-tetânico. Acho muito pouco provável que sua esposa tenha tétano, provavelmente trata-se…
-
Estou com esporotricose, tomando o itraconazol 200mg 2x/dia e o que mais tem me incomodado é a dor no
Estou com esporotricose, tomando o itraconazol 200mg 2x/dia e o que mais tem me incomodado é a dor no corpo todo: braços, pernas, ombros... ao me sentar, levantar, me virar a noite na cama a dor é insuportável! Qual especialista devo procurar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A artrite reacional é comum na esporotricose. Procure um infectologista com experiência em tratar essa doença para te acompanhar.
-
Existem casos de falha de profilaxia pós exposição (PEP HIV)? Mesmo se o tratamento foi feito cor
Existem casos de falha de profilaxia pós exposição (PEP HIV)? Mesmo se o tratamento foi feito corretamente?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Existe sim. A PEP não é 100% eficaz. Pode haver transmissão do HIV mesmo que a PEP seja feita corretamente, dependendo da quantidade vírus que entra em contato com o organismo (carga viral…
-
O que fazer quando descobri que estive em contato com uma pessoa com mrsa?
O que fazer quando descobri que estive em contato com uma pessoa com mrsa?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! O MRSA é uma bactéria que geralmente causa doença em pessoas hospitalizadas, com fatores de risco para infecções hospitalares e graves. Mas ocasionalmente pode causar infecções comunitárias,…
-
Tratei uma infecção por sifilis , após uns meses o vdrl ficou 1/2 , diz um novo exame e o vdrl deu
Tratei uma infecção por sifilis , após uns meses o vdrl ficou 1/2 , diz um novo exame e o vdrl deu 1/8. Estou com uma reinfecção ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Pode ser uma reinfecção sim, ou recidiva da infecção anterior se ela não tiver sido tratada adequadamente. Recomendo repetir o VDRL e procurar um especialista para ser avaliado, assim com…
-
Estou com todos os sintomas da sifilis manchas, caroços, verruguinha próximo a parte genital mas o
Estou com todos os sintomas da sifilis manchas, caroços, verruguinha próximo a parte genital mas o meu exame deu negativo o que fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Primeiramente é necessário entender que exame é este que está negativo. O testes laboratoriais para confirmar o diagnóstico de sífilis são o VDRL e o FTAabs IgM, que devem estar ambos reagentes.…
-
Tive uma exposição e fiz o teste rápido Imunocromatografia após um pouco mais de 100 dias e deu não
Tive uma exposição e fiz o teste rápido Imunocromatografia após um pouco mais de 100 dias e deu não reagente.
Mesmo assim não consigo confiar, noites sem dormir, suando demais ( mesmo durante o dia), perdendo peso, tive diarréia.
Será possível que com mais de 100 dias de janela o…RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Após três testes rápidos (3ª geração) negativos, com o último sendo 100 dias, portanto pouco mais de 3 meses, após a exposição de risco, você pode descartar a infecção por HIV, desde que não tenha…
-
Fiz o exame de vdrl deu 1/8 o de meu marido deu 1/253 quer dizer que ele se contaminou primeiro ?
Fiz o exame de vdrl deu 1/8 o de meu marido deu 1/253 quer dizer que ele se contaminou primeiro ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não necessariamente. O seu título mais baixo de VDRL até pode indicar infecção mais antiga e o título mais alto de seu marido, pode indicar infecção mais recente, porém, isto não é regra, de forma…
-
Boa tarde. Conheci uma pessoa que me revelou ser portador do vírus HIV (somente). Ele se trata. Tivemos
Boa tarde.
Conheci uma pessoa que me revelou ser portador do vírus HIV (somente). Ele se trata. Tivemos relação sexual homo, com uso do preservativo, sendo que no sexo oral não usamos, . Ele esta com carga viral indetectável, porém posso me contaminar pelo sexo oral ou não?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Bom dia! Se a carga viral no sangue de fato está indetectável e a relação com penetração foi protegida com preservativo, o risco de transmissão do vírus só pelo sexo oral é baixo. Se vc tiver um…
-
olá, a titulação do exame quantitativo da sífilis mais alta é de quem a pegou primeiro ? Ou quem
olá, a titulação do exame quantitativo da sífilis mais alta é de quem a pegou primeiro ? Ou quem tem imunidade mais baixa ela fica mais alta ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, boa tarde! Não há relação entre o título do VDRL estar mais alto e pessoa ter baixa imunidade. No entanto, nas fases mais recentes da infecção o VDRL costuma ficar mais elevado sim, tendendo…
Autor
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…