Perguntas do paciente (52)

  • Realizei a rinoplastia apenas para alinhar o dorso,sem modificar o formato e septoplastia a 6 dias e

    Realizei a rinoplastia apenas para alinhar o dorso,sem modificar o formato e septoplastia a 6 dias e estou recuperando bem, entretanto estou com o olho direito com o piscar lento e lacrimejando sem parar. O que pode ser? O que devo fazer? Obrigada desde já .

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Há uma comunicação entre o nariz e os olhos, denominado ducto nasolacrimal. Dessa forma, é comum, pelo inchaço local, uma sensação de lacrimejamento excessivo. Porém você deve ser avaliada e examinada…


  • Eu gostaria de fazer uma rinoplastia, mas quando eu era criança e fiz uma cirurgia no braço deu queloide,

    Eu gostaria de fazer uma rinoplastia, mas quando eu era criança e fiz uma cirurgia no braço deu queloide, corre algum risco de ficar marca se eu fizer a rinoplastia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    O aparecimento de quelóide depende, dentre outros fatores, da localização do procedimento cirúrgico. O local onde é feita a incisão para rinoplastia aberta geralmente não costuma ser sede de queloides,…


  • Fui submetida a rinoplastia há um mês, na giba lateral direita formou uma calosidade dolorosa, meu

    Fui submetida a rinoplastia há um mês, na giba lateral direita formou uma calosidade dolorosa, meu cirurgião plástico fala em fibrose, estou usando corticóide tópico associado a antibiótico... Estou muito encomodada, gostaria de uma segunda opinião?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    1 mês de cirurgia realmente é muito pouco para avaliarmos como ficou o nariz de forma definitiva. É fundamental que você mantenha acompanhamento regular com seu médico para que ele te oriente e…


  • O que seria a rinoplastia reparadora não estética?

    O que seria a rinoplastia reparadora não estética?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Trata-se da rinoplastia com intuito funcional, pós trauma, ou após doenças, tumores, etc.


  • Olá, fiz cirurgia de septoplastia e turbinectomia há 2 semanas, já estou respirando muito bem, Mas

    Olá, fiz cirurgia de septoplastia e turbinectomia há 2 semanas, já estou respirando muito bem, Mas sinto a garganta seca e dor de cabeça.Isso é normal?
    Obs:faço lavagem com soro regularmente.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Durante o pós operatório recente é comum acúmulo de crostas, secreções e edema local, o que pode ser causa dos sintomas relatados por você. De qualquer forma, é fundamental que você passe em consulta…


  • Pode fazer cirurgia de septo + carne esponjosa + seios da face junto à rinoplastia?

    Pode fazer cirurgia de septo + carne esponjosa + seios da face junto à rinoplastia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Olá,

    É possível sim tratar essas questões funcionais num mesmo tempo cirúrgico.

    Caso tenha alguma queixa estética associada, continua sendo possível realizar tudo…


  • Fiz uma rinoplastia e desvio de septo em Fevereiro do ano passado, meu nariz tem aspecto de inchado desde

    Fiz uma rinoplastia e desvio de septo em Fevereiro do ano passado, meu nariz tem aspecto de inchado desde então e marca quando uso óculos. Eu não gostei do resultado mas tenho a impressão de que ainda está inchado. Até quando o nariz se mantém assim?
    É normal ficar tanto tempo inchado?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Esperamos em geral 1 a 2 anos para que o edema regrida. Isso varia bastante de paciente para paciente. Há casos em que esse tempo pode ser ainda maior.

    Há outros fatores que podem…


  • Fiz uma rinoplastia e desvio no sépto aos 16 anos e há alguns anos venho notando que o desvio voltou

    Fiz uma rinoplastia e desvio no sépto aos 16 anos e há alguns anos venho notando que o desvio voltou e estou com um afundamendo na cartilagem superior da direita. Estou com 25 anos, isso se deve a erro médico? É muito complexo corrigir?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Alterações cicatriciais/retrações podem ocorrem mesmo após anos da rinoplastia. A melhor conduta é agendar uma consulta médica para análise detalhada da forma e função do seu nariz, para que seja…


  • Em minha 1º rinoplastia fiquei quatro dias sem respirar pelo nariz em virtude do edema que se formou.

    Em minha 1º rinoplastia fiquei quatro dias sem respirar pelo nariz em virtude do edema que se formou. Existe alguma forma de minimar o inchaço? O splint nasal ajudaria na respiração? Vou realizar uma nova rinoplatia pois o resultado e deixou muito desejar em relação a projeção realizada pelo…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    O edema pós operatório é esperado, porém é bastante variável, a depender: da técnica utilizada, do sangramento no intra e no pós operatório, da saúde do paciente em geral, entre outras.


  • Fiz uma cirurgia de septoplastia hoje e já estou em casa, passando soro, pomada e tomando remédio,

    Fiz uma cirurgia de septoplastia hoje e já estou em casa, passando soro, pomada e tomando remédio, mas não consigo respirar literalmente nada com o nariz, é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Costumo orientar que nas primeiras semanas de pós operatório de cirurgia nasal, a nariz pode ficar até mais obstruído que antes, devido edema/inchaço, acúmulo de crostas e secreções. Após a resolução…


  • Já realizei duas rinoplastias no nariz devido a traumas, mas os cirurgiões plásticos não corrigiram

    Já realizei duas rinoplastias no nariz devido a traumas, mas os cirurgiões plásticos não corrigiram o septo e nem retiraram o esporão, gostaria de saber se fizer septoplastia, há riscos do nariz voltar a ficar torto?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Pouco provável que a forma do seu nariz seja modificada durante a septoplastia. Porém, dependendo da área do septo nasal que for abordada, e o que foi feito nas rinoplastia prévias, pode, sim,…


  • Fiz correção de desvio de septo nasal e rinoplastia mas, a sensação de nariz entupido persiste.


    Fiz correção de desvio de septo nasal e rinoplastia mas, a sensação de nariz entupido persiste. No último exame que fiz deu perfuração no septo nasal. Meu nariz vive constantemente entupido e resseca e da crostas, pra me livrar de vez desses sintomas devo fazer a correção da perfuração?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    A perfuração pode sim ser causa do aumento de crostas. Mas somente após adequada avaliação e exame durante consulta, que seu médico conseguirá avaliar o que pode ser feito para amenizar a questão


  • Fiz a rinoplastia secundaria para raspagem da giba dorsal , mas continuo sentindo ela com o dedo e nas

    Fiz a rinoplastia secundaria para raspagem da giba dorsal , mas continuo sentindo ela com o dedo e nas fotos ,no momento que o micropore caiu nao dava para sentir o carocinho , oq devo fazer agora? O resultado nao devia ser imediato? Faz 27 dias q fiz a secundaria.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Olá!
    Como os colegas acima explicitaram, ainda está num período muito recente para qualquer parecer sobre o resultado da rinoplastia que, em geral, requer cerca de 1 ano. Além disso, é muito…


  • A rinoplastia pode exercer influência negativa ou positiva sobre casos de rinite e sinusite?

    A rinoplastia pode exercer influência negativa ou positiva sobre casos de rinite e sinusite?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    A rinoplastia, mesmo em casos em que é realizada por motivos puramente estéticos, pode sim ter repercussão sobre a questão funcional do nariz. Já que a estrutura nasal é modificada, não há como…


  • Dei uma infecção na narina esquerda 3 semanas após septoplastia. Isso pode comprometer a cirurgia

    Dei uma infecção na narina esquerda 3 semanas após septoplastia. Isso pode comprometer a cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Qualquer infecção pós operatória deve ser comunicada imediatamente ao seu médico para que não leve a nenhuma prejuízo local. Agende consulta o quanto antes.


  • Fiz turbinectomia, septoplastia e rinoplastia há 23 dias. Na última semana comecei a sentir meu nariz

    Fiz turbinectomia, septoplastia e rinoplastia há 23 dias. Na última semana comecei a sentir meu nariz muito seco, qdo durmo acordo com olhos, nariz e boca secas e durante o dia tenho dor de cabeça. Meu corpo ainda está se ajustando ou já podem ser considerados sinais colaterais da turbinectomia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Eventualmente tais sintomas podem persistir no pós operatório de alguns pacientes, devido edema/inchaço local, alteração na mucosa, acúmulo de crostas e secreções. Daí a necessidade de acompanhamento…


  • Tenho 37 anos ,e uma tendencia hereditária de pálpebra caida, gostaria de saber se posso fazer a rinoplástia

    Tenho 37 anos ,e uma tendencia hereditária de pálpebra caida, gostaria de saber se posso fazer a rinoplástia e a blefaroplástia de uma só vez?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Em geral, pode-se associar a rinoplastia e a blefaroplastia num mesmo tempo cirúrgico, sem problemas.

    Porém isso deve ser avaliado e discutido com seu médico em consulta.


  • Vivo com a narina direita entupida devido a um desvio de septo, consultei hj e a otorrino disse que não

    Vivo com a narina direita entupida devido a um desvio de septo, consultei hj e a otorrino disse que não posso operar mais, pq fiz septoplastia, retirada de sinécquia, rinoplastia e turbenectomia e ainda possuo perfuração de septo. existe algum tratamento alternativo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Olá!

    Uma reoperação sempre requer um maior cuidado e maior dificuldade cirúrgica do que as cirurgias primárias. Cabe ao médico avaliar em consulta se vale o "custo benefício"…


  • Fiz rinoplastia há um ano e dez meses e meu nariz ainda está inchando quase todo o tempo. Um dos lados

    Fiz rinoplastia há um ano e dez meses e meu nariz ainda está inchando quase todo o tempo.
    Um dos lados está com uma elevação endurecida.Tenho sempre o nariz inchado e a ponta parece desviada para o lado oposto do que está com a elevação endurecida. Ainda é normal o edema ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    A rinoplastia que requer paciência. Realmente 1 ano e 10 meses é um tempo considerável, em que boa parte do edema já deve ter melhorado. Porém nós que trabalhamos com nariz, assim como as grandes…


  • Fiz cauterização dos cornetos inferiores, pois estava com hipertrofia dos cornetos e dores de cabeça,

    Fiz cauterização dos cornetos inferiores, pois estava com hipertrofia dos cornetos e dores de cabeça, agora 2 meses depois estou com dores de cabeça e dor no nariz. Pode ser complicação da cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Primeiramente deve ser feita investigação sobre qual a origem da sua dor de cabeça. Nem sempre está relacionada com problemas nasais. Agende consulta com seu otorrino


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.