Perguntas do paciente (52)
-
Quais exames são pedidos antes da cirurgia de Rinoplastia? E ao longos dos anos, terei que fazer retoque
Quais exames são pedidos antes da cirurgia de Rinoplastia? E ao longos dos anos, terei que fazer retoque após a cirurgia ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Realizo de rotina a nasofibrolaringoscopia e, se possível, a TC de face, para minuciosa avaliação da anatomia nasal.
Os exames de sangue variam, a depender da condição clínica de…
-
o que é rinoplastia hipertrofica?
o que é rinoplastia hipertrofica?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá,
Provavelmente está querendo dizer sobre a "Rinopatia hipertrofia", que se refere à hipertrofia/aumento dos cornetos nasais, popularmente chamado de carne esponjosa.…
-
Boa tarde, realizei uma rinoplastia juntamente com a septoplastia a 8 meses, e não estou sentindo
Boa tarde,
realizei uma rinoplastia juntamente com a septoplastia a 8 meses, e não estou sentindo cheiro normalmente e com dificuldades respiratórias, meu médico alega que ainda há muito inchaço, seria melhor procurar outro cirurgião? Pois estou achando que tem algum problema.RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O processo de recuperação pós rinoplastia pode demorar 1 a 2 anos, dependendo do caso. Dessa forma, é fundamental um acompanhamento periódico com seu médico para que ele te examine e identifique…
-
Dei uma infecção em uma das narinas após 1 mês de septoplastia. Ainda não consigo respirar dessa
Dei uma infecção em uma das narinas após 1 mês de septoplastia. Ainda não consigo respirar dessa narina. Parece que o nariz incha e desincha durante todo o dia. Isso é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Após quadro de infecção, é comum haver certo edema/inchaço, que demora regredir por completo. Porém é fundamental que você retorne ao seu médico para que ele acompanhe a evolução do quadro e a…
-
Fiz uma rinoplastia ha 7 meses ,mas criei um calo ósseo e dá para ver uma linha branca exatamente onde
Fiz uma rinoplastia ha 7 meses ,mas criei um calo ósseo e dá para ver uma linha branca exatamente onde ele começa. Ele some sozinho ou vou precisar de retoque?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Há casos em que faz-se necessário um retoque/rinoplastia secundária.
Agende consulta com seu médico para que ele te avalie
-
Fiz septoplastia, turbinectomia e rinoplastia há 4 meses, quase 5 e estou com um mau cheiro horrível
Fiz septoplastia, turbinectomia e rinoplastia há 4 meses, quase 5 e estou com um mau cheiro horrível no nariz e ainda formação de crostas. Estou preocupada, o que pode estar acontecendo?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É comum ocorrer acúmulo de crostas nasais no pós operatório, que podem levar a odor desagradável.
É fundamental um acompanhamento pós operatório regular com seu médico, para manejo…
-
Existe tratamento para síndrome do nariz vazio?
Existe tratamento para síndrome do nariz vazio?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Existem vários tipos de soluções que podem ser utilizadas. Como os colegas salientaram, o tratamento cirúrgico existe, mas é controverso e pouco difundido na prática. É fundamental também auxílio…
-
Fiz uma rinoplastia+septoplastia+turbinoctomia há 30 dias. Estou com muita passagem de ar e às vezes
Fiz uma rinoplastia+septoplastia+turbinoctomia há 30 dias. Estou com muita passagem de ar e às vezes obstrução nasal quando irá normalizar? Está passagem de ar tende a aumentar mais com a cicatrização? Há procedimento para correção?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá,
30 dias de cirurgia ainda é um período muito recente para a rinoplastia. É comum persistir ainda certa obstrução nasal. Porém é fundamental que você seja examinada pelo seu…
-
Tenho nariz negroide e gostaria de realizar a rinoplastia pois me incomoda o fato de, ao sorrir, pelas
Tenho nariz negroide e gostaria de realizar a rinoplastia pois me incomoda o fato de, ao sorrir, pelas narinas serem abertas/horizontalizadas, estas ficarem ainda maiores e mais abertas nessas situações. Com a verticalização das narinas e outros procedimentos, é possível ao menos amenizar isso?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O nariz negroide tipicamente tem por características: pele mais espessa; dorso baixo; ponta pouco projetada; asas nasais alargadas. Com a rinoplastia é possível sim melhorar essas características.…
-
Faz 2 meses que fiz a septoplastia e a ponta do meu nariz continua inchada e um pouco sensível, é normal??
Faz 2 meses que fiz a septoplastia e a ponta do meu nariz continua inchada e um pouco sensível, é normal?? Meu nariz sempre foi fino, corro risco de não voltar como era antes e ter que fazer plástica???
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O aumento de sensibilidade e leve inchaço são comuns no pós operatório da septoplastia. Geralmente isso normaliza dentro de alguns meses, e seu nariz terá o aspecto habitual. Porém é fundamental…
-
Logo após a minha rinoseptoplastia criou-se um calo. O médico aplicou corticóide no local, isso ajuda
Logo após a minha rinoseptoplastia criou-se um calo. O médico aplicou corticóide no local, isso ajuda depois de 11 dias?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É uma conduta que pode, sim, ser utilizada em alguns casos, com grandes benefícios. Mantenha o acompanhamento regular com seu médico nessa fase
-
Por que não pode dirigir após o exame? E nasofibrolaringoscopia e a mesma coisa de laringoscopia d
Por que não pode dirigir após o exame? E nasofibrolaringoscopia e a mesma coisa de laringoscopia direta?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A nasofibrolaringoscopia é o exame endoscópico do nariz, faringe e laringe, através de um endoscópio introduzido pela fossas nasais. O exame é feito no consultório do otorrino, sem necessidade…
-
Fiz duas rinoplastias devido traumas, a última já tem mais de um ano, há riscos do meu nariz voltar
Fiz duas rinoplastias devido traumas, a última já tem mais de um ano, há riscos do meu nariz voltar a ficar torto se realizar uma septoplastia? Não fizeram a correção do septo e nem a retirada do esporão nas duas cirurgias anteriores, hoje tenho dificuldade de respirar.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pouco provável que a septoplastia modifique a forma do seu nariz. Porém, a depender da área abordada na septoplastia, pode ocorrer alguma alteração estética, apesar de não ser o mais comum.
-
Posso fazer a septoplastia e só depois fazer a rinoplastia?
Posso fazer a septoplastia e só depois fazer a rinoplastia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Eu diria que: "pode mas não deveria"
Se você tem o interesse em mexer na parte estética do nariz, o ideal é que isso seja abordado de uma só vez.
Ou seja, realizar…
-
Fiz septoplastia há 2 meses e meu nariz ainda está inchado na ponta e ainda há sensibilidade. Isso
Fiz septoplastia há 2 meses e meu nariz ainda está inchado na ponta e ainda há sensibilidade. Isso é normal?? Percebi inchaço na face também, meu nariz sempre foi fino e meu rosto também, devo fazer plástica???
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É comum ocorrer aumento de sensibilidade e leve edema no pós operatório de septoplastia. Geralmente isso regride completamente dentro de alguns meses. Agende consulta com seu médico para acompanhamento
-
Fiz uma rinoplastia ha 6 anos. Depois, não tive nenhuma complicação na parte funcional. Agora estou
Fiz uma rinoplastia ha 6 anos. Depois, não tive nenhuma complicação na parte funcional. Agora estou com dificuldades na respiraçao e olfato diminuído. Fiz a Naso e deu hipertrofia nos cornetos Superior , médio e inferior. Essa obstrução tem alguma relação com a cirurgia Ou não?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A hipertrofia dos cornetos não tem relação com o fato de ter realizado a rinoplastia. Pode ter origem alérgica, não alérgica, infecciosa, dentre outras causas.
Procure o seu médico…
-
Fiz uma rinoplastia para remover uma giba do dorso nasal. O cirurgião aproveitou pra corrigir uma
Fiz uma rinoplastia para remover uma giba do dorso nasal.
O cirurgião aproveitou pra corrigir uma insuficiencia das válvulas nasais com cartilagem do septo.
Mas, após 1 mês de cirurgia, não estou respirando melhor (às vezes acho que até pior) e o nariz ficou mais largo!
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
1 mês ainda é muito pouco tempo para que tenhamos uma idéia de como seu nariz irá ficar
Tenha calma e agende consulta com seu médico para ele te acompanhar
Porém,…
-
Fiz Rinoplastia, turbinectomia e septoplastia há 3 meses e sinto que não estou respirando muito bem
Fiz Rinoplastia, turbinectomia e septoplastia há 3 meses e sinto que não estou respirando muito bem do lado direito ainda. É normal? Quanto tempo leva pra se dizer que o corneto direito está completamente cicatrizado e não vai mudar mais? Algum médico operaria novamente sendo minha vontade?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá,
É fundamental que seu médico te examine para avaliar qual a causa da obstrução nasal.
Digo que 3 meses ainda é recente para um pós operatório de rinoplastia, podendo…
-
Fiz rinoplastia faz 30 dias, quebrei o dorso pois tinha um calombo, mas não era muito grande, estou
Fiz rinoplastia faz 30 dias, quebrei o dorso pois tinha um calombo, mas não era muito grande, estou com o dorso como se tivesse um calo ósseo, e dos lados também, estou preocupada não queria passar por outra cirurgia.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
1 mês ainda é pouco tempo para avaliação do resultado da rinoplastia. Você perceberá que ao longo do primeiro ano seu nariz mudará bastante com o processo de cicatrização. Fique calmo e marque…
-
Fiz septoplastia e retirada dos cornetos/sinusite a 50 dias. Por uma narina respiro muito bem, mas pela
Fiz septoplastia e retirada dos cornetos/sinusite a 50 dias. Por uma narina respiro muito bem, mas pela outra sinto dificuldades. É normal uma ser bem melhor que a outra?? Estou decepcionado porque pensava que iria ficar ótima.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Nas primeiras semanas de pós operatório é comum permanecer certa obstrução nasal devido inchaço local, crostas e acúmulo de secreções. Porém há outras causas de obstrução, tais como sinéquias,…
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…