Perguntas do paciente (52)

  • Quais exames são pedidos antes da cirurgia de Rinoplastia? E ao longos dos anos, terei que fazer retoque

    Quais exames são pedidos antes da cirurgia de Rinoplastia? E ao longos dos anos, terei que fazer retoque após a cirurgia ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Realizo de rotina a nasofibrolaringoscopia e, se possível, a TC de face, para minuciosa avaliação da anatomia nasal.

    Os exames de sangue variam, a depender da condição clínica de…


  • o que é rinoplastia hipertrofica?

    o que é rinoplastia hipertrofica?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Olá,

    Provavelmente está querendo dizer sobre a "Rinopatia hipertrofia", que se refere à hipertrofia/aumento dos cornetos nasais, popularmente chamado de carne esponjosa.…


  • Boa tarde, realizei uma rinoplastia juntamente com a septoplastia a 8 meses, e não estou sentindo

    Boa tarde,

    realizei uma rinoplastia juntamente com a septoplastia a 8 meses, e não estou sentindo cheiro normalmente e com dificuldades respiratórias, meu médico alega que ainda há muito inchaço, seria melhor procurar outro cirurgião? Pois estou achando que tem algum problema.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    O processo de recuperação pós rinoplastia pode demorar 1 a 2 anos, dependendo do caso. Dessa forma, é fundamental um acompanhamento periódico com seu médico para que ele te examine e identifique…


  • Dei uma infecção em uma das narinas após 1 mês de septoplastia. Ainda não consigo respirar dessa

    Dei uma infecção em uma das narinas após 1 mês de septoplastia. Ainda não consigo respirar dessa narina. Parece que o nariz incha e desincha durante todo o dia. Isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Após quadro de infecção, é comum haver certo edema/inchaço, que demora regredir por completo. Porém é fundamental que você retorne ao seu médico para que ele acompanhe a evolução do quadro e a…


  • Fiz uma rinoplastia ha 7 meses ,mas criei um calo ósseo e dá para ver uma linha branca exatamente onde

    Fiz uma rinoplastia ha 7 meses ,mas criei um calo ósseo e dá para ver uma linha branca exatamente onde ele começa. Ele some sozinho ou vou precisar de retoque?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Há casos em que faz-se necessário um retoque/rinoplastia secundária.

    Agende consulta com seu médico para que ele te avalie


  • Fiz septoplastia, turbinectomia e rinoplastia há 4 meses, quase 5 e estou com um mau cheiro horrível

    Fiz septoplastia, turbinectomia e rinoplastia há 4 meses, quase 5 e estou com um mau cheiro horrível no nariz e ainda formação de crostas. Estou preocupada, o que pode estar acontecendo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    É comum ocorrer acúmulo de crostas nasais no pós operatório, que podem levar a odor desagradável.

    É fundamental um acompanhamento pós operatório regular com seu médico, para manejo…


  • Existe tratamento para síndrome do nariz vazio?

    Existe tratamento para síndrome do nariz vazio?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Existem vários tipos de soluções que podem ser utilizadas. Como os colegas salientaram, o tratamento cirúrgico existe, mas é controverso e pouco difundido na prática. É fundamental também auxílio…


  • Fiz uma rinoplastia+septoplastia+turbinoctomia há 30 dias. Estou com muita passagem de ar e às vezes

    Fiz uma rinoplastia+septoplastia+turbinoctomia há 30 dias. Estou com muita passagem de ar e às vezes obstrução nasal quando irá normalizar? Está passagem de ar tende a aumentar mais com a cicatrização? Há procedimento para correção?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Olá,

    30 dias de cirurgia ainda é um período muito recente para a rinoplastia. É comum persistir ainda certa obstrução nasal. Porém é fundamental que você seja examinada pelo seu…


  • Tenho nariz negroide e gostaria de realizar a rinoplastia pois me incomoda o fato de, ao sorrir, pelas

    Tenho nariz negroide e gostaria de realizar a rinoplastia pois me incomoda o fato de, ao sorrir, pelas narinas serem abertas/horizontalizadas, estas ficarem ainda maiores e mais abertas nessas situações. Com a verticalização das narinas e outros procedimentos, é possível ao menos amenizar isso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    O nariz negroide tipicamente tem por características: pele mais espessa; dorso baixo; ponta pouco projetada; asas nasais alargadas. Com a rinoplastia é possível sim melhorar essas características.…


  • Faz 2 meses que fiz a septoplastia e a ponta do meu nariz continua inchada e um pouco sensível, é normal??

    Faz 2 meses que fiz a septoplastia e a ponta do meu nariz continua inchada e um pouco sensível, é normal?? Meu nariz sempre foi fino, corro risco de não voltar como era antes e ter que fazer plástica???

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    O aumento de sensibilidade e leve inchaço são comuns no pós operatório da septoplastia. Geralmente isso normaliza dentro de alguns meses, e seu nariz terá o aspecto habitual. Porém é fundamental…


  • Logo após a minha rinoseptoplastia criou-se um calo. O médico aplicou corticóide no local, isso ajuda

    Logo após a minha rinoseptoplastia criou-se um calo. O médico aplicou corticóide no local, isso ajuda depois de 11 dias?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    É uma conduta que pode, sim, ser utilizada em alguns casos, com grandes benefícios. Mantenha o acompanhamento regular com seu médico nessa fase


  • Por que não pode dirigir após o exame? E nasofibrolaringoscopia e a mesma coisa de laringoscopia d

    Por que não pode dirigir após o exame? E nasofibrolaringoscopia e a mesma coisa de laringoscopia direta?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    A nasofibrolaringoscopia é o exame endoscópico do nariz, faringe e laringe, através de um endoscópio introduzido pela fossas nasais. O exame é feito no consultório do otorrino, sem necessidade…


  • Fiz duas rinoplastias devido traumas, a última já tem mais de um ano, há riscos do meu nariz voltar

    Fiz duas rinoplastias devido traumas, a última já tem mais de um ano, há riscos do meu nariz voltar a ficar torto se realizar uma septoplastia? Não fizeram a correção do septo e nem a retirada do esporão nas duas cirurgias anteriores, hoje tenho dificuldade de respirar.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Pouco provável que a septoplastia modifique a forma do seu nariz. Porém, a depender da área abordada na septoplastia, pode ocorrer alguma alteração estética, apesar de não ser o mais comum.


  • Posso fazer a septoplastia e só depois fazer a rinoplastia?

    Posso fazer a septoplastia e só depois fazer a rinoplastia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Eu diria que: "pode mas não deveria"

    Se você tem o interesse em mexer na parte estética do nariz, o ideal é que isso seja abordado de uma só vez.

    Ou seja, realizar…


  • Fiz septoplastia há 2 meses e meu nariz ainda está inchado na ponta e ainda há sensibilidade. Isso

    Fiz septoplastia há 2 meses e meu nariz ainda está inchado na ponta e ainda há sensibilidade. Isso é normal?? Percebi inchaço na face também, meu nariz sempre foi fino e meu rosto também, devo fazer plástica???

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    É comum ocorrer aumento de sensibilidade e leve edema no pós operatório de septoplastia. Geralmente isso regride completamente dentro de alguns meses. Agende consulta com seu médico para acompanhamento


  • Fiz uma rinoplastia ha 6 anos. Depois, não tive nenhuma complicação na parte funcional. Agora estou

    Fiz uma rinoplastia ha 6 anos. Depois, não tive nenhuma complicação na parte funcional. Agora estou com dificuldades na respiraçao e olfato diminuído. Fiz a Naso e deu hipertrofia nos cornetos Superior , médio e inferior. Essa obstrução tem alguma relação com a cirurgia Ou não?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    A hipertrofia dos cornetos não tem relação com o fato de ter realizado a rinoplastia. Pode ter origem alérgica, não alérgica, infecciosa, dentre outras causas.

    Procure o seu médico…


  • Fiz uma rinoplastia para remover uma giba do dorso nasal. O cirurgião aproveitou pra corrigir uma

    Fiz uma rinoplastia para remover uma giba do dorso nasal.

    O cirurgião aproveitou pra corrigir uma insuficiencia das válvulas nasais com cartilagem do septo.
    Mas, após 1 mês de cirurgia, não estou respirando melhor (às vezes acho que até pior) e o nariz ficou mais largo!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    1 mês ainda é muito pouco tempo para que tenhamos uma idéia de como seu nariz irá ficar

    Tenha calma e agende consulta com seu médico para ele te acompanhar

    Porém,…


  • Fiz Rinoplastia, turbinectomia e septoplastia há 3 meses e sinto que não estou respirando muito bem

    Fiz Rinoplastia, turbinectomia e septoplastia há 3 meses e sinto que não estou respirando muito bem do lado direito ainda. É normal? Quanto tempo leva pra se dizer que o corneto direito está completamente cicatrizado e não vai mudar mais? Algum médico operaria novamente sendo minha vontade?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Olá,

    É fundamental que seu médico te examine para avaliar qual a causa da obstrução nasal.

    Digo que 3 meses ainda é recente para um pós operatório de rinoplastia, podendo…


  • Fiz rinoplastia faz 30 dias, quebrei o dorso pois tinha um calombo, mas não era muito grande, estou

    Fiz rinoplastia faz 30 dias, quebrei o dorso pois tinha um calombo, mas não era muito grande, estou com o dorso como se tivesse um calo ósseo, e dos lados também, estou preocupada não queria passar por outra cirurgia.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    1 mês ainda é pouco tempo para avaliação do resultado da rinoplastia. Você perceberá que ao longo do primeiro ano seu nariz mudará bastante com o processo de cicatrização. Fique calmo e marque…


  • Fiz septoplastia e retirada dos cornetos/sinusite a 50 dias. Por uma narina respiro muito bem, mas pela

    Fiz septoplastia e retirada dos cornetos/sinusite a 50 dias. Por uma narina respiro muito bem, mas pela outra sinto dificuldades. É normal uma ser bem melhor que a outra?? Estou decepcionado porque pensava que iria ficar ótima.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Barbalho Cardoso

    Nas primeiras semanas de pós operatório é comum permanecer certa obstrução nasal devido inchaço local, crostas e acúmulo de secreções. Porém há outras causas de obstrução, tais como sinéquias,…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.